Pular para o conteúdo principal

LOJISTAS DO BRÁS IMPEDEM PLANTIO DE ÁRVORES


LOJISTAS DO BRÁS IMPEDEM PLANTIO DE ÁRVORES

Bairro é o único da cidade sem área verde. E o Verão está chegando

Eduardo Cedeño Martellotta
Waldemar Carlos Kremer, da Subprefeitura Mooca, que faz um trabalho ambiental na região do Brás, disse na última reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Subprefeitura Mooca – CADES, ocorrida dia 27 de agosto último, que falta conscientização e colaboração de alguns lojistas no plantio de mudas de árvores que está sendo executado pela Sub Mooca.
“O agravante é que essas pessoas autorizaram a Prefeitura a fazer o plantio, mas na hora de fazermos a abertura na calçada, proíbem”, explicou.
Waldemar citou como exemplo a rua Joli, no bairro do Brás, onde inicialmente 120 árvores seriam plantadas ali. Esse número, informou, caiu para 54, e em seguida, ficou apenas em 30. “Vinte e quatro pessoas proibiram”, lamentou ele.
Outra rua que receberá mudas de árvores é a Cachoeira, acrescentou Waldemar, mas isso só será possível com a compreensão dos moradores e comerciantes do local.
Image
Com o tempo seco ultimamente, informou, as folhas tem secado e são perdidas as mudas, disse Waldemar, que classificou o Brás como um “sertão dentro do Centro de São Paulo”, devido à ausência de áreas verdes. Ele informou que estão sendo plantadas uma média de 70 a 80 árvores por mês “Ainda é muito pouco, temos muito a fazer”.
Em relação a outros lugares, na Comgás, informou ele, foram perdidas 11 árvores devido a problemas na tubulação. Na avenida Rangel Pestana será feito mais plantio de árvores, a maioria ipês, até a Estação Brás da CPTM. Outra novidade é que o SESC Belenzinho vai trabalhar em parceria com a Sub Mooca nos plantios.

Vandalismo e destruição de árvores
Pela primeira vez na reunião do CADES, Péricles Formigoni, presidente do Instituto Pró-Diversidade e membro do Conselho Gestor do Parque Benemérito José Brás, reclamou que caminhões destruíram árvores plantadas no entorno do parque. Outro problema é que os pedestres “atropelam” as árvores nas calçadas.
Segundo Waldemar, de cada 100 árvores plantadas, são perdidas 30. O custo de uma árvore está em torno de R$ 1.000,00. Açaí, pau-ferro e ipês estão entre as espécies plantadas. As mudas medem de 3 a 4 metros de altura.

Ciclofaixa no Brás e no Pari
Outro assunto discutido na reunião do CADES é se a região Brás/Pari terá uma Ciclofaixa de Lazer.
Em contato com a nossa redação, o Departamento de Imprensa da CET informou que até o momento não existem projetos de continuação da Ciclorrota da Mooca para o Brás, ou de implantação de Ciclofaixas no bairro do Pari.
As reuniões do CADES acontecem toda última segunda-feira de cada mês, às 18h30, na Sub Mooca – rua Taquari, 549.

Image


Waldemar lamentou a falta de colaboração dos lojistas da Joli








Image


Wanda Herrero, presidente do Conseg Brás/Mooca está sempre nas reuniões do CADES







Image


Adriana e Zenaide são do Mooca Verde








Image

Silvio Mendes, conselheiro titular do CADES Mooca, falou sobre Impacto Ambiental de Vizinhança para grandes obras. A contrapartida, segundo ele, não está sendo justa. “A construção alta gera sombra e vento”. Para ele, o Projeto de Lei 414/2011, do Executivo, que define critérios para a apresentação de Estudo de Impacto de Vizinhança e de Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV/RIVI), não está claro




Image

Fernando Santos Hora, conselheiro titular do CADES Mooca, contou que todos os conselheiros do CADES estão fazendo um Curso de Capacitação. Sobre o Impacto Ambiental, disse: “Vamos levantar posse dos documentos dos empreendimentos para trazermos embasamentos para a sociedade"







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[New post] Escola de Samba Colorado do Brás

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Escola de Samba Colorado do Brás by consegpari encontro de Presidentes : Leandro e Tania 19/11/2011 em uma noite super animada a nossa Escola de Samba comemorou 36 anos de história. E foi homenageada por várias outras Escolas de Samba entre elas: a vice-campeã do Rio de Janei

Fwd: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás

---------- Mensagem encaminhada ---------- De: "Histórias do Pari" < donotreply@wordpress.com > Data: 29 de novembro de 2011 23:45 Assunto: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás Para: falecom@bairrodopari.com New post on Histórias do Pari Pari em destaque no Jornal do Brás by historiasdopari PARI COMPLETA 431 ANOS Eduardo Cedeño Martellotta O Pari, conhecido como o bairro doce de São Paulo, completou 431 anos no último dia 9 de novembro. Infelizmente, poucas pessoas no bairro lembram dessa data. Responsável por abrigar numerosas fábricas e depósitos de doces no passa

[New post] Reunião do Conseg

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Reunião do Conseg by consegpari Amanhã dia 24/11/2011 acontecerá nossa reunião mensal. Local- Faculdade Cantareira End- Rua Marcos Arruda,729 Horário- às 20:00 horas Venha para a nossa reunião pois se não mudarmos o que fazemos hoje,todos os amanhãs serão iguais a ontém. E só