Pular para o conteúdo principal

MAIS ÁREAS VERDES, A PROMESSA DO NOVO SUB MOOCA



O engenheiro Francisco Carlos Ricardo é o novo subprefeito da Mooca, nomeado dia 2 de janeiro último pelo prefeito Fernando Haddad. A grande novidade na Sub Mooca é a descentralização dos serviços e do atendimento.
Profundo conhecedor da região Brás, o engenheiro Francisco está há 21 anos na Subprefeitura Mooca – ele ingressou  em 1991 na gestão da então prefeita Luiza Erundina, como engenheiro concursado. Na época era engenheiro eletricista.
ImageFotos: Gil Cabral
Com o tempo, assumiu outras funções na antiga Administração Regional da Mooca – hoje Subprefeitura. Foi supervisor técnico de manutenção, onde cuidava do asfalto e da construção de praças, e depois supervisor técnico de limpeza pública – responsável aqui pelas áreas verdes e o lixo – foi quando começou a se interessar pelo meio ambiente. Francisco atuou intensamente nas reformas do Largo da Concórdia e Praça Agente Cícero.
Em entrevista ao Jornal do Brás, em seu gabinete, dia 21 de janeiro último, Francisco elencou as prioridades do momento para a região Brás/Pari. São elas a contenção das enchentes, com a limpeza das bocas de lobo nas ruas Miller, Oriente, Visconde de Parnaíba e viaduto Bresser, além do lixo, cuja coleta poderá mudar para o horário das 7h às 9h, não sendo mais no início da noite, nos moldes do Bom Retiro. Garantiu ainda que serão colocadas grades nas bocas de lobo e feita limpeza constante.
Novos Ecopontos estão sendo implantados, no Belém (embaixo do viaduto Guadalajara) e Água Rasa, informou ele.
Image
Comissão do Lixo
Francisco disse também que está sendo criada uma Comissão para estudar o problema do lixo. Ele, que é pós-graduado em Gestão Ambiental e cuja monografia foi sobre a falta de áreas verdes no Brás, lembra que em 1999 o Brás tinha 0% de cobertura vegetal (área verde).
A par disso, Francisco quer aumentar o plantio de áreas verdes na região – uma de suas prioridades, em continuidade ao trabalho já executado pelo ex-subprefeito da Mooca, o coronel Sérgio Carlos Filho. Com isso, será intensificado o trabalho do CADES Mooca – Conselho Regional do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz.

Plano Diretor
Outra preocupação é com a habitação e acessibilidade, por conta da Operação Urbana Lapa-Brás, em andamento. Desde 2002 não é finalizado o Plano Diretor, lembrou Francisco, e o zoneamento precisa ser revisto – hoje o Brás pertence às ZEIS – Zonas Especiais de Interesse Social, que impedem a construção de empreendimentos.
A feira de bolivianos da rua Coimbra esquina com a Bresser será estudada e a fiscalização intensificada, explicou. Segundo ele, os ambulantes terão que seguir normas de disciplinamento, para não atrapalhar o trânsito e a passagem de pedestres. “Eles não podem fazer comércio sem Termo de Permissão de Uso – TPU”.
Sobre templos evangélicos, alguns imensos, como o Templo de Salomão, que geram grande impacto ambiental, Francisco disse: “Temos que verificar as condições de infraestrutura para melhorar as condições na região e o polo gerador de tráfego”.
Hoje a Subprefeitura Mooca concentra 60% dos moradores de rua da Capital, informou Francisco, que já faz um trabalho junto à Secretaria de Assistência Social, por meio de abordagens com os desocupados.
Ele entende que o seu papel será o de ouvir as necessidades da população. “Esse contato já se intensificou”, disse, acrescentando que já conversou no gabinete com lojistas e associações do Brás e do Pari, entre elas as de bolivianos. “Eles ficaram muito felizes em saber que vai ter alguém que vai realmente ouvir eles”, promete Francisco, finalizando: “O Brás é um grande desafio. Eu vou trabalhar em parceria com a população”.
Francisco Carlos Ricardo tem 51 anos, é casado e tem duas filhas, Bruna e Natália, ambas de 18 e 16 anos, respectivamente. É bacharel em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela Faculdade de Engenharia de Barretos, com MBA em Gestão Ambiental pelo Instituto Mauá de Tecnologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Noite Luso-Brasileira

24/4/2010 - 20h00   O Departamento Social da Lusa realiza, no dia 24 de abril de 2010 uma noite Luso Brasileiro a partir das 20h00, no Salão Nobre da Portuguesa. Serão servidos diversos pratos da culinária portuguesa, saborosos vinhos. Traga a família para prestigiar este evento. Animação: Sem fronteiras (alem das musicas portuguesa, terá outros ritmos). Convites à venda na secretaria do clube Valor do convite R$ 10,00 (comidas e bebida a parte) Crianças até 12 anos não pagam Realização: Depto. Social e Cultura Informações: 2125-9426 Fonte : http://www.portuguesa.com.br/agenda_m.asp?id_agenda=175

Samuel - Menino de Rua

Os caminhos da vida nos levam a destinos que muitas vezes não esperamos. As esquinas são cruéis. As noites e dias tornam-se cada vez mais difíceis de suportar. A explicação é única. Solidão. As ruas que dormimos nelas nos passam dores que ficam alojadas no corpo para toda a vida. Sou um menino de rua. Tornei-me um deles. Num dia desses, num passeio pelo centro de uma capital me perdi dos meus pais. Fique na multidão. Gritei. Chorei. Não adiantou. Fiquei só no mundo. Mesmo assim, não perdi, em momento algum, a vontade de vencer. Samuel se perde dos pais e vira menino de rua... É bem verdade, que mesmo só pelas ruas Direita, São Bento, XV de Novembro, e tantas outras, prédios antigos e modernos, não me fizeram perder meus sonhos. Captei a mensagem de que para vencer, basta lutar. Alguém me disse que aquilo que plantamos, colhemos. Dizem que é uma lei da natureza. Nua e crua. Então resolvi, que seria muito legal para mim, trabalhar. Juntar forças para conseguir alguma coisa melhor

[Circo do Parito] Fwd: JOSINO 12444

---------- Mensagem encaminhada ---------- De: JBM < josinob7@gmail.com > Data: 4 de setembro de 2014 00:24 Assunto: JOSINO 12444 Para: josy monteiro < monteiro2984@yahoo.com.br >, a < thiego_riker@hotmail.com >, adolfo silva < arsvidio@hotmail.com >, Alberto Bittencourt < abitt9@gmail.com >, " albino.peixe@terra.com.br " < albino.peixe@terra.com.br >, amanda oliveira < amanda.c3@hotmail.com >, " anborges06@terra.com.br " < anborges06@terra.com.br >, Britto < britto@znnalinha.com.br >, CARLOS GUAITA GARNICA < advck@yahoo.com.br >, " ccc-juridica@uol.com.br " < ccc-juridica@uol.com.br >, Celize Florian < celizeflorian@yahoo.com.br >, " cesarcsb@terra.com.br " < cesarcsb@terra.com.br >, Daisy de Almeida Ribeiro < daisealmeida@uol.com.br >, " daisy@fernandolucio.com.br " < daisy@fernandolucio.com.br >, " dante@odraude.com.br " < dante@