Pular para o conteúdo principal

MAIS ÁREAS VERDES, A PROMESSA DO NOVO SUB MOOCA



O engenheiro Francisco Carlos Ricardo é o novo subprefeito da Mooca, nomeado dia 2 de janeiro último pelo prefeito Fernando Haddad. A grande novidade na Sub Mooca é a descentralização dos serviços e do atendimento.
Profundo conhecedor da região Brás, o engenheiro Francisco está há 21 anos na Subprefeitura Mooca – ele ingressou  em 1991 na gestão da então prefeita Luiza Erundina, como engenheiro concursado. Na época era engenheiro eletricista.
ImageFotos: Gil Cabral
Com o tempo, assumiu outras funções na antiga Administração Regional da Mooca – hoje Subprefeitura. Foi supervisor técnico de manutenção, onde cuidava do asfalto e da construção de praças, e depois supervisor técnico de limpeza pública – responsável aqui pelas áreas verdes e o lixo – foi quando começou a se interessar pelo meio ambiente. Francisco atuou intensamente nas reformas do Largo da Concórdia e Praça Agente Cícero.
Em entrevista ao Jornal do Brás, em seu gabinete, dia 21 de janeiro último, Francisco elencou as prioridades do momento para a região Brás/Pari. São elas a contenção das enchentes, com a limpeza das bocas de lobo nas ruas Miller, Oriente, Visconde de Parnaíba e viaduto Bresser, além do lixo, cuja coleta poderá mudar para o horário das 7h às 9h, não sendo mais no início da noite, nos moldes do Bom Retiro. Garantiu ainda que serão colocadas grades nas bocas de lobo e feita limpeza constante.
Novos Ecopontos estão sendo implantados, no Belém (embaixo do viaduto Guadalajara) e Água Rasa, informou ele.
Image
Comissão do Lixo
Francisco disse também que está sendo criada uma Comissão para estudar o problema do lixo. Ele, que é pós-graduado em Gestão Ambiental e cuja monografia foi sobre a falta de áreas verdes no Brás, lembra que em 1999 o Brás tinha 0% de cobertura vegetal (área verde).
A par disso, Francisco quer aumentar o plantio de áreas verdes na região – uma de suas prioridades, em continuidade ao trabalho já executado pelo ex-subprefeito da Mooca, o coronel Sérgio Carlos Filho. Com isso, será intensificado o trabalho do CADES Mooca – Conselho Regional do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz.

Plano Diretor
Outra preocupação é com a habitação e acessibilidade, por conta da Operação Urbana Lapa-Brás, em andamento. Desde 2002 não é finalizado o Plano Diretor, lembrou Francisco, e o zoneamento precisa ser revisto – hoje o Brás pertence às ZEIS – Zonas Especiais de Interesse Social, que impedem a construção de empreendimentos.
A feira de bolivianos da rua Coimbra esquina com a Bresser será estudada e a fiscalização intensificada, explicou. Segundo ele, os ambulantes terão que seguir normas de disciplinamento, para não atrapalhar o trânsito e a passagem de pedestres. “Eles não podem fazer comércio sem Termo de Permissão de Uso – TPU”.
Sobre templos evangélicos, alguns imensos, como o Templo de Salomão, que geram grande impacto ambiental, Francisco disse: “Temos que verificar as condições de infraestrutura para melhorar as condições na região e o polo gerador de tráfego”.
Hoje a Subprefeitura Mooca concentra 60% dos moradores de rua da Capital, informou Francisco, que já faz um trabalho junto à Secretaria de Assistência Social, por meio de abordagens com os desocupados.
Ele entende que o seu papel será o de ouvir as necessidades da população. “Esse contato já se intensificou”, disse, acrescentando que já conversou no gabinete com lojistas e associações do Brás e do Pari, entre elas as de bolivianos. “Eles ficaram muito felizes em saber que vai ter alguém que vai realmente ouvir eles”, promete Francisco, finalizando: “O Brás é um grande desafio. Eu vou trabalhar em parceria com a população”.
Francisco Carlos Ricardo tem 51 anos, é casado e tem duas filhas, Bruna e Natália, ambas de 18 e 16 anos, respectivamente. É bacharel em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela Faculdade de Engenharia de Barretos, com MBA em Gestão Ambiental pelo Instituto Mauá de Tecnologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aloha, Rotary!

Aloha, Rotary!
Conheça o verdadeiro espírito do aloha e do Rotary ao lado de familiares, amigos e outros rotarianos na cidade de Honolulu. Será o ambiente ideal para celebrarmos, colaborarmos e estreitarmos nossos laços de amizade, desfrutando do calor e da hospitalidade havaianos. A Convenção é uma das únicas oportunidades de reunirmos pessoas em ação do mundo inteiro para comemorar as conquistas do Rotary. Nossos oradores o motivarão ainda mais a se dedicar aos serviços humanitários e abordarão novas perspectivas relacionadas ao nosso trabalho global. Aproveite para rever velhos amigos, fazer novos contatos e explorar tudo o que o evento tem a oferecer. Você voltará para casa energizado e inspirado a continuar trabalhando pelo bem do próximo. Não perca a chance de compartilhar o seu aloha com toda a família rotária na nossa Convenção em Honolulu, de 6 a 10 de junho de 2020. Inscreva-se agora e economize Faça sua inscrição até 15 de dezembro pelo site riconvention.org para aproveitar o p…

Após ação da Lusa na Justiça, leilão do Canindé termina sem lances

Clube se baseia no pedido de tombamento que está em análise no Conselho de Preservação do Patrimônio

Gonçalo Junior e Marcius Azevedo, O Estado de S.Paulo 09 de maio de 2019 | 15h41

Após a Portuguesa entrar com uma petição na 14ª Vara Cível da Capital de São Paulo para suspender o leilão de parte do terreno do Canindé, marcado para esta quinta-feira, não surgiram interessados. Para acionar a Justiça, o clube se baseou no pedido de tombamento enviado para Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (Compresp) no dia 12 de abril. No entendimento do clube, o leilão só pode ser concluído após a decisão definitiva sobre o tombamento do complexo Oswaldo Teixeira Duarte, formado pelo estádio do Canindé e o clube social.

Pizzaria & Esfiharia Pari

Faça sua escolha!!Esfihas a partir de R$ 5,00.Não perca tempo, aproveite, temos promoções válidas para todos os dias!!Atendimento salão e delivery
Terça a domingo das 17h às 23h45Tel.: 2339-4657 e 94599-9308
Avenida Carlos de Campos, 248 PariPEDIDOS E CARDÁPIO COMPLETO app baixado no Google play PIZZARIA E ESFIHARIA PARI ou site WWW.PIZZARIAEESFIHARIAPARI.COM.BR