Pular para o conteúdo principal

FW: DOAÇÃO DE SANGUE


 

SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE.
SEGUE TAMBÉM ALGUNS LINKS, CONTENDO ENDEREÇO PARA MAIORES INFORMAÇÕES.
Quem puder fazer a doação nos Hospital das Clinicas, procure o setor de Ortopedia efaça a doação em nome de José Izidorio Filho.
Desde já agradeço sua atenção e sua colaboração.
 
www.clubesanguebom.com.br     
www.prosangue.sp.gov.br/
www.hcnet.usp.br/ -  (HOSPITAL DAS CLINICAS)
portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude
 
PARA QUEM DOAR
 
Existem inúmeras situações que demandam sangue. Todas as pessoas que estão passando por tratamentos como quimioterapia, cirurgias e transplantes precisam de sangue, além de acidentados e portadores de algumas doenças do sangue.
O doador espontâneo não sabe quem será o receptor do seu sangue, mas sabe que sua atitude é fundamental para salvar vidas. Sabe inclusive que um dia pode necessitar de sangue de outros. Por isso precisamos criar a consciência da necessidade de doar sangue entre as pessoas. Em outros países ela já é bem desenvolvida, e as pessoas, conscientes de sua responsabilidade social, desenvolvem o hábito de doar sangue.
 
 
PORQUE DOAR
 
O sangue é um elemento indispensável à vida. Sem o nosso sangue, seríamos incapazes de oxigenar e nutrir nosso corpo, e morreríamos. Não há nada que substitua esse nosso tecido líquido.
O sangue das pessoas saudáveis é constantemente renovado, conforme a necessidade do organismo. A perda de sangue que ocorre na doação é reposta em pouco tempo. Elas são plenamente capazes de doar, e sua atitude generosa pode salvar não apenas uma, mas três vidas. Isso porque o sangue colhido do doador é fracionado em três componentes: as plaquetas, as hemácias e o plasma, cada um com um destinatário diverso.
São muitos os casos em que é preciso recorrer ao banco de sangue: transplantes, grandes cirurgias e vítimas de acidentes precisam de transfusão. Portadores de doenças graves cujo organismo não é capaz de produzir as células sanguíneas necessárias, seja por deficiência natural, seja por tratamento que bloqueia sua produção, como a quimioterapia, também precisam de transfusões sanguíneas para sobreviver. Nesta categoria se enquadram algumas doenças do sangue, portadores de câncer diversos e de leucemia.
São tantas pessoas que precisam de sangue, que não raro algumas delas são nossas conhecidas, amigas ou parentes. Mas o banco de sangue também existe para ajudar aquelas pessoas anônimas, que não têm ninguém à sua volta que possa ajudar, ou simplesmente quando não há tempo de convocar familiares para doar sangue, o que é comum em acidentes graves, como os automobilísticos, quando a perda é muito grande.
Os doadores podem não saber o destino de seu sangue na hora da doação, na maioria das vezes, mas de uma coisa têm certeza: o que fazem é indispensável à vida.
 
 
QUEM PODE DOAR
 
Doadores de sangue são pessoas especiais, movidas pelo desejo de ajudar pessoas que muitas vezes não conhecem. Ao dedicar parte do seu tempo (45 minutos) para doar um pouco de seu sangue, o doador ajuda a salvar a vida de até três pacientes diferentes.
Os homens pode doar seu sangue até 4 vezes ao ano, com um intervalo de 60 dias entre cada doação, e as mulheres 3 vezes, com intervalo de 90 dias. Já no caso da doação de plaquetas por aférese, tanto homens como mulheres podem doar até 4 vezes por mês e 24 vezes por ano, com um descanso mínimo de 72h entre cada doação.
Aqui seguem alguns pré-requisitos para a doação de sangue:
  • Estar em boas condições de saúde e descanso
  • Ter entre 18 e 65 anos
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar alimentado, evitando ingerir alimentos gordurosos
  • Apresentar documento oficial de identidade com foto.
 
 
IMPEDIMENTOS
 
Existem também alguns impedimentos temporários, que cessam logo que deixam de existir:
  • Estar com gripe ou febre
  • Estar grávida ou amamentando
  • Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação
  • Ter feito tatuagem ou piercing sem condições de avaliação de higiene há menos de um ano.
  • Comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis
  • O doador de plaquetas não pode ter ingerido AAS, aspirina ou anti-inflamatório há pelo menos uma semana.
Pessoas impedidas definitivamente de doar sangue são aquelas:
  • Com doença de Chagas e malária
  • Que tiveram hepatite após os 10 anos de idade
  • Com histórico de doenças transmissíveis pelo sangue, como sífilis, doenças associadas ao HTLV I/II e AIDS.
Obs: Qualquer dúvida a respeito de impedimentos, converse com os nossos médicos e enfermeiros nos telefones de cada posto em horário de doação.
 


Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é grátis!

Share your memories online with anyone you want anyone you want.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[New post] Reunião do Conseg

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Reunião do Conseg by consegpari Amanhã dia 24/11/2011 acontecerá nossa reunião mensal. Local- Faculdade Cantareira End- Rua Marcos Arruda,729 Horário- às 20:00 horas Venha para a nossa reunião pois se não mudarmos o que fazemos hoje,todos os amanhãs serão iguais a ontém. E só

ENTREVISTA COM JORNALISTA MILTON GEORGE THAME - 27/02/09

Assista à entrevista com o saudoso jornalista Milton George Thame, concedida ao Padre Enivaldo Santos do Vale na TV Bem Brasil, programa "Para o Mundo Ficar Belo", em 27 de fevereiro de 2009. Fonte : WebTV E5

Restauração 2023

       Os ovos de Páscoa já foram abertos. Agora aqueles anunciantes abrirão os olhos para o nosso blog para poder anunciar para as 110.393 visualizações. Aqui seus imóveis e seus produtos serão inseridos no mercado. Colaboradores  Wagner Wilson MTB  73.924SP Luiz Fernando Elaur Zanes MTB 00608796SP   Desenhos de    Wagner Wilson . Nosso  mapa  em constante crescimento...      Visualizar  O Mapinha do Pari  em um mapa maior Produzido por Wilson Gestão Empresarial Fonte :  O Mapinha Veja também o Mapa do Pari no   Google Earth Saiba mais em  Valor Econõmico Diariamente, a Subprefeitura disponibiliza em seus canais na internet informações sobre  sua atuação: Site:  https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/mooca/ ou nas redes sociais: Instagram:  https://www.instagram.com/subprefeituramooca/ Facebook:  https://pt-br.facebook.com/subprefeituramooca ***********************************************************   Visite  Histórias do Pari  por Jayme Ramos Prestigíe e