Pular para o conteúdo principal

Semana do Serviço Social lança campanha pela reciclagem no Campus Pari - USF

Por Rosângela Pezoti, especial para o site

São Paulo (SP)
- Com o tema "Capitalismo, Criminalização dos Movimentos Sociais e Meio Ambiente" aconteceu, nos dias 19 a 21/05, a Semana do Serviço Social na Universidade São Francisco, campus Pari. O evento foi organizado em comemoração ao Dia do Assistente Social.

A mesa de abertura abordou o tema da criminalização dos movimentos sociais e contou com a presença de Joaquim Pinheiro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Anderson Lopes Miranda do Movimento Nacional da População em Situação de Rua e, Rony Alibert Hergert, professor do Curso de Direito. De forma objetiva, os palestrantes trouxeram dados e fatos da criminalização da pobreza no Brasil que vem levando a um extermínio da população pobre.

Na segunda noite, além da exibição do documentário "Rompendo o Silêncio – As mulheres da Via Campesina", a professora Márcia Guerra do Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC/SP, abordou o tema dos direitos sócio-ambientais e a necessidade de ações públicas que atendam a população em áreas de risco ambiental e social.

Na última noite, houve o lançamento da Campanha "Reciclando a Consciência – Pela Coleta Seletiva no Campus Pari", iniciativa dos alunos do Curso de Serviço Social em parceria com o Serviço Franciscano de Solidariedade – Sefras e o Justiça, Paz e Integridade da Criação.

Tanto a coordenadora do Curso de Serviço Social, profª Kátia Inês de C. Fedrigo, quanto o diretor acadêmico, prof. Carlos Ferrara Júnior, destacaram a importância do tema na atualidade e a importância da adesão da campanha por todos os alunos e professores da universidade.

Na sequência, Frei José Francisco Cássia dos Santos contextualizou a relação fraterna de São Francisco com todas as criaturas, destacando que "os elementos da natureza estão a serviço, não estão para o uso, por isso, a relação deve ser de profundo respeito". Refletiu sobre os valores da solidariedade, da justiça e da paz, lembrando que não é possível ter paz, sem justiça!

Além dos momentos de debate e reflexão, a Semana do Serviço Social contou com uma exposição sobre as vilas operárias e o cotidiano dos operários em São Paulo no início do século XX, trabalho desenvolvido pelos alunos do 7º semestre da Disciplina de Movimentos Sociais. Também foi organizada uma feira com produtos de organizações que trabalham com a geração de renda na perspectiva da Economia Solidária.

Campanha "Reciclando a Consiência"

A Campanha "Reciclando a Consciência – Pela Coleta Seletiva no Campus Pari – USF" é uma iniciativa dos discentes e docentes do Curso de Serviço Social em parceria com a Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) e o Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC). Tem o propósito de iniciar o debate sobre os direitos sócio-ambientais com a construção de uma primeira ação em defesa da vida: a reciclagem.
O tema, hoje em ampla discussão na sociedade, traz para reflexão o consumo excessivo que tem produzido materiais que poderiam ser reaproveitados. Este não reaproveitamento impõe à natureza um alto custo com a extração de matérias primas em vias de esgotamento. Para se ter uma idéia da quantidade de lixo produzido:
• Pesquisas indicam que cada ser humano produz, em média, um pouco mais de 1 quilo de lixo por dia. Atualmente, a produção anual de lixo em todo o planeta é de aproximadamente 400 milhões de toneladas.
• A cidade de São Paulo produz mais de 12.000 toneladas de lixo por dia, com este lixo, em uma semana dá para encher um estádio para 80.000 pessoas.
• No Brasil, a cada ano são desperdiçados R$ 4,6 bilhões porque não se recicla tudo o que poderia.
Portanto, a Campanha que inicia com a discussão da reciclagem, pretende debater a necessidade da mudança de hábitos em casa, no trabalho e na comunidade:
• Reduzindo o consumo, ou seja, consumindo sem desperdício.
• Reutilizando os produtos, evitando a aquisição de novos.
• Reciclando todos os materiais com a separação de orgânicos dos secos. O resíduo seco (papel, metal, plástico, vidro, madeira) pode se transformar em novos produtos.
Na primeira etapa da Campanha, nos meses de maio e junho, serão desenvolvidas as seguintes atividades:
• Semana de 24 a 28/05, no hall de entrada do campus Pari, haverá a exibição de painéis e clipes / vídeos sobre o tema do meio ambiente e da reciclagem, além da realização de um levantamento sobre o conhecimento e a prática da reciclagem.
• Dia 12/06, no horário das 9h00 às 12h00, haverá um Seminário sobre o Consumo Consciente e o Meio Ambiente aberto à toda comunidade acadêmica e do Pari.
• Oficinas temáticas, às quartas-feiras, no horário das 18h00 às 19h00: dia 09/06 - Exibição de documentário "Ilha das Flores" e debate; dia 16/06 – "Porque reciclar"; e, dia 23/06 - "Como reciclar".
• Divulgação das atividades da Semana do Meio Ambiente do Serviço Franciscano de Reciclagem – RECIFRAN.
• Implantação da coleta seletiva no campus com o recolhimento dos materiais recicláveis pelo Recifran.
No segundo semestre, após a avaliação das ações realizadas nos meses de maio e junho, haverá a retomada da campanha com o planejamento de ações extensivas à comunidade do Pari e outros locais que tenham interesse

Fonte : http://www.franciscanos.org.br/v3/sefras/especiais/2010/semanaservicosocial/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[New post] Escola de Samba Colorado do Brás

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Escola de Samba Colorado do Brás by consegpari encontro de Presidentes : Leandro e Tania 19/11/2011 em uma noite super animada a nossa Escola de Samba comemorou 36 anos de história. E foi homenageada por várias outras Escolas de Samba entre elas: a vice-campeã do Rio de Janei

Fwd: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás

---------- Mensagem encaminhada ---------- De: "Histórias do Pari" < donotreply@wordpress.com > Data: 29 de novembro de 2011 23:45 Assunto: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás Para: falecom@bairrodopari.com New post on Histórias do Pari Pari em destaque no Jornal do Brás by historiasdopari PARI COMPLETA 431 ANOS Eduardo Cedeño Martellotta O Pari, conhecido como o bairro doce de São Paulo, completou 431 anos no último dia 9 de novembro. Infelizmente, poucas pessoas no bairro lembram dessa data. Responsável por abrigar numerosas fábricas e depósitos de doces no passa

[New post] Reunião do Conseg

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Reunião do Conseg by consegpari Amanhã dia 24/11/2011 acontecerá nossa reunião mensal. Local- Faculdade Cantareira End- Rua Marcos Arruda,729 Horário- às 20:00 horas Venha para a nossa reunião pois se não mudarmos o que fazemos hoje,todos os amanhãs serão iguais a ontém. E só