Pular para o conteúdo principal

Palestra do historiador Ben Abraham



Reuniao do RC SP Bom REtiro, onde foram recebidos inumeros convidados, companheiros do RC SP Brás e o casal palestrante :Ben Abraham e esposa.

Mais uma reuniao do Rotary Club São Paulo Bom Retiro.

A casa estava mais que cheia, público de reuniao festiva.

Companheiros do RC SP Bras e convidados, foram brindados com uma excelente palestra do casal Ben Abraham e esposa sobre o Holocausto e como ele sobreviveu e sua trajetória para que nunca se esqueça tal barbárie.

Fotos e video da reuniao, no menu ao lado, Galeria de fotos e Video
.


Sobre Ben Abraham


Ben Abraham (Lodz, Polônia, 1924) é escritor e jornalista brasileiro.

Polonês de Lodz, Abraham sobreviveu ao gueto de sua cidade natal e aos campos de concentração durante a ocupação alemã sobre seu país.

Depois de passar pelos campos de Brauschweig, Watenstadt e Ravensbruck entre 1943 e 1945, acabou confinado em Auschwitz, onde sua família foi dizimada. Dentre 200 parentes seus apenas ele e um primo sobreviveram. Na noite de para 2 de maio de 1945 foi libertado pesando 28 quilos, com tuberculose nos dois pulmões, escorbuto e disenteria com sangue.

Após a queda do nazismo, o jornalista prometeu a si mesmo como objetivo de vida contar à humanidade o "capítulo de perseguições, atrocidades e matanças" instituído por Adolf Hitler.

Ben Abraham passou dois anos de sua vida sendo transferido em hospitais americanos pela Alemanha e conseguiu se recuperar miraculosamente. Segundo ele "foi milagre; naquela época nem existia cura para tuberculose". Após a recuperação, o jornalista presenciou outro conflito pelo qual se tornou vitorioso: a guerra de Independência do Estado de Israel, em 1947.

Em 21 de Janeiro de 1955, Abraham se estabeleceu no Brasil e se naturalizou em 1957. No país casou-se e constituiu família.

Diante de seu trabalho e quinze livros relacionados ao Holocausto, o jornalista recebeu inúmeras homenagens das quais se destacam a Chave de Ouro do Memorial Yad Vashem de Jerusalém e a Medalha de Honra ao Mérito da Universidade de São Paulo

Fonte : http://www.portaldobomretiro.net/?pg=noticia&id=716

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[New post] Escola de Samba Colorado do Brás

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Escola de Samba Colorado do Brás by consegpari encontro de Presidentes : Leandro e Tania 19/11/2011 em uma noite super animada a nossa Escola de Samba comemorou 36 anos de história. E foi homenageada por várias outras Escolas de Samba entre elas: a vice-campeã do Rio de Janei

[New post] Reunião do Conseg

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Reunião do Conseg by consegpari Amanhã dia 24/11/2011 acontecerá nossa reunião mensal. Local- Faculdade Cantareira End- Rua Marcos Arruda,729 Horário- às 20:00 horas Venha para a nossa reunião pois se não mudarmos o que fazemos hoje,todos os amanhãs serão iguais a ontém. E só

Fwd: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás

---------- Mensagem encaminhada ---------- De: "Histórias do Pari" < donotreply@wordpress.com > Data: 29 de novembro de 2011 23:45 Assunto: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás Para: falecom@bairrodopari.com New post on Histórias do Pari Pari em destaque no Jornal do Brás by historiasdopari PARI COMPLETA 431 ANOS Eduardo Cedeño Martellotta O Pari, conhecido como o bairro doce de São Paulo, completou 431 anos no último dia 9 de novembro. Infelizmente, poucas pessoas no bairro lembram dessa data. Responsável por abrigar numerosas fábricas e depósitos de doces no passa