Pular para o conteúdo principal

Fw: Inauguração do Projeto Cultura ao Meio-Dia

 

Arte na rua é atração na hora do almoço, no Canindé

 

A Biblioteca Municipal Adelpha Figueiredo e a Associação Reciclázaro, através do Ponto de Cultura ArteVida Reciclada, lançam nesta quarta-feira, dia 4 de maio, o projeto Cultura ao Meio-Dia – o novo espaço dedicado à arte de rua e aos artistas dos bairros do Brás, Belém, Pari e Canindé, na zona leste de São Paulo.

Os realizadores querem promover o acesso gratuito da população aos bens culturais. A ideia é democratizá-los, assim como o uso do espaço público pelos cidadãos, difundindo a arte que dá identidade a estes bairros, nas manifestações de dança, grafite, teatro e música, entre outros gêneros que passarão toda semana pelo local.

O "Cultura ao Meio-Dia" acontecerá às quartas-feiras, no horário de almoço, com o apelo para que trabalhadores e estudantes parem um momento para se "alimentar" de cultura e lazer na cidade de São Paulo.

O hip-hop abrirá o projeto com a apresentação de Dança de Rua do grupo Radio-Trom, em frente à Biblioteca Adelpha Figueiredo, a partir das 12 horas.

 

SERVIÇO:

Projeto Cultura ao Meio-Dia.

Onde: Praça Ilo Ottani, 146, no Canindé.

Quando: quarta-feira, dia 4 de maio.

Informações: Manoel Rodrigues, via e-mail: manoel@reciclazaro.org.br



Em 27 de abril de 2011 15:31, Biblioteca Adelpha Figueiredo <bmadelphafigueiredo@yahoo.com.br> escreveu:
Boa tarde a todos
 
Infelizmente, por conta de vários motivos, entre eles uma mudança, não poderemos fazer a reunião cultural deste mês. Peço desculpas a todos e assim que possivel, marco a reunião do mês que vem com antecedência.
 
Abaixo segue a programação de maio para a ciência, e havendo a possibilidade, divulgação de vocês.
 
Grata
 
Camila
 
A HORA E A VEZ DO VESTIBULAR

Ciclo de palestras destinadas a vestibulandos, em que são debatidos e compreendidos os livros exigidos nas provas das principais universidades públicas. O projeto, que acontece desde 2008, tem início agora em abril e se estende até o final do ano.
Com entrada gratuita, a única exigência é que se faça uma inscrição prévia, pessoalmente ou por telefone, para que não se exceda a lotação do local. Cada biblioteca tem um dia da semana especialmente dedicado ao projeto.
Além das Bibliotecas, o projeto também acontece nos Centro Cultural São Paulo e Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso.

Encontros
Com Professora
Fernanda Ferreira

Auto da Barca do Inferno - Gil Vicente
Dia 9 de abril às 14h

Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida
Dia 16 de abril às 14h

Iracema - José de Alencar
Dia 30 de abril às 14h
Maio
Sábado às 14h
Dia 7 - Dom Casmurro - Machado de Assis
Dia 14 - O Cortiço - Aluísio Azevedo
Dia 21 - A Cidade e as Serras - Eça de Queirós
Dia 28 - Vidas Secas - Graciliano Ramos


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Por que no céu tem tanta estrela?
Com Grupo Tá na boca do Conto
Reunião de lendas indígenas que explicam como surgiu a noite e suas estrelas e a relação do ser humano com o animal e outros seres.
De 4 a 10 anos.
Dia 30 de abril às 10h

CULTURA AO MEIO DIA

As 4ª feiras serão movimentadas das 12h às 13h no Pari. Começa em maio o Projeto Cultura ao Meio Dia, uma parceria da Biblioteca Adelpha Figueiredo com a CEFOPÉA – Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental.
Serão apresentações todas as 4ª feiras, no horário de almoço, em frente à biblioteca. Com uma programação diversificada, o projeto pretende atender a diversos públicos e fazer com que as pessoas que trabalham ao redor tenham um almoço agradável.
As apresentações e oficinas são apresentadas por moradores do bairro e visam demonstrar seus talentos, apresentar a biblioteca para quem não a conhece e divulgar os diversos eventos gratuitos que ocorrem no bairro no mês de maio.
Todos os eventos acontecerão em frente á Biblioteca, na Praça Ilo Ottani, 146 – Pari.

Dia 4 de maio – Dança de rua – Grupo Radio Trom
Dia 11 de maio – Intervenções Urbanas - Coletivo ∏
Dia 18 de maio – Música ao vivo: voz e violão - artistas populares do Belém
Dia 25 de maio – Apresentação de grafite dos artistas Manulo e Erick Wilson
Das 12h às 13h


OFICINA

Ikebana com a monja Ana
Ikebana é uma arte floral que se originou na Índia, onde os arranjos eram destinados a Buda, e foi personalizada na cultura nipônica, pela qual é mais conhecida. Em contraste com a forma decorativa de arranjos florais que prevalece nos países ocidentais, o arranjo floral japonês cria uma harmonia de construção linear, rítmica e colorida.
Livre. Carga horária de 90 minutos.
20 vagas. Inscrições até 4 de maio, diretamente na Biblioteca, pelo telefone 11 2292-3439 ou pelo e-mail bmadelphafigueiredo@yahoo.com.br
Dia 6 de maio às 14h e às 15h30

TEATRO
 
Guarda-chuva Poético
Núcleo Absurda Confraria
Quatro palhaços munidos de seus lindos guarda-chuvas levam poesia para o público.
Livre. 90 minutos.
Dia 12 de maio às 14h


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
 
Dois Manduca de Fiuzá
Com Zé Bocca
Causos e modas do caipira paulista, para público de todas as idades. O espetáculo sobre o universo caipira envolve causos, histórias e personagens até a apresentação de músicas tradicionais do cancioneiro paulista.
Dia 28 de maio às 14h


HISTÓRIAS EM QUADRINHO – FANZINES NAS ZONAS DE SAMPA

O projeto está no sexto ano de existência e busca levar ao público uma linguagem que desenvolva e estimule a criatividade para o desenho, para a escrita e para a leitura (personagem, história e roteiro). As aulas acontecem em 20 unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas e tem diferenciação entre iniciantes e avançados (para quem já tem experiência com a linguagem dos quadrinhos). Blog com produções dos alunos: Além das Bibliotecas, o projeto FanZines também acontecem no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso.
Carga horária: 16 aulas
Inscrições de 1 a 20 de abril nas bibliotecas

Aulas para Alunos Iniciantes
Com Edson Pelicer
Para iniciantes, basta se inscrever na biblioteca
Livre
A partir de 30 de abril, sábados, das 14h às 17h


BP ADELPHA FIGUEIREDO
Praça Ilo Ottani, 146
Canindé - São Paulo
03028-003
Fone/Fax: (11) 2292-3439



--
José Manoel Rodrigues
Coordenador Pedagógico
CEFOPEA Reciclázaro
Fone: 2081-3673
manoel@reciclazaro.org.br

Associação Reciclázaro
"Preservando o Meio Ambiente, Reciclando Vidas, Reduzindo a Violência"
Site: www.reciclazaro.org.br / Twitter: www.twitter.com/reciclazaro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[New post] Escola de Samba Colorado do Brás

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Escola de Samba Colorado do Brás by consegpari encontro de Presidentes : Leandro e Tania 19/11/2011 em uma noite super animada a nossa Escola de Samba comemorou 36 anos de história. E foi homenageada por várias outras Escolas de Samba entre elas: a vice-campeã do Rio de Janei

Fwd: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás

---------- Mensagem encaminhada ---------- De: "Histórias do Pari" < donotreply@wordpress.com > Data: 29 de novembro de 2011 23:45 Assunto: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás Para: falecom@bairrodopari.com New post on Histórias do Pari Pari em destaque no Jornal do Brás by historiasdopari PARI COMPLETA 431 ANOS Eduardo Cedeño Martellotta O Pari, conhecido como o bairro doce de São Paulo, completou 431 anos no último dia 9 de novembro. Infelizmente, poucas pessoas no bairro lembram dessa data. Responsável por abrigar numerosas fábricas e depósitos de doces no passa

[New post] Reunião do Conseg

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Reunião do Conseg by consegpari Amanhã dia 24/11/2011 acontecerá nossa reunião mensal. Local- Faculdade Cantareira End- Rua Marcos Arruda,729 Horário- às 20:00 horas Venha para a nossa reunião pois se não mudarmos o que fazemos hoje,todos os amanhãs serão iguais a ontém. E só