As ruas do bairro/Parienses famosos

Jayme Antonio Ramos

Hoje a nossa homenagem vai ao mesmo tempo a uma rua do nosso bairro que foi batizada em honra de um pariense famoso o sr. Paschoal Malatesta.

Paschoal Malatesta nasceu em 1843 em Boiano , Itália e em 1873 mudou-se para o Canindé e aqui trabalhou na atividade de oleiro.

Empreendedor, prosperou e adquiriu várias terras, sendo homenageado por moradores e autoridades, após seu falecimento com o nome de uma bela rua , cuja foto de um trecho vemos acima.

Um documento da Câmara Municipal através de um vereador importante o dr. Nicolau Tuma, pede melhorias para aquele logradouro e vemos uma cópia desse documento  . Nicolau Tuma foi um dos primeiros locutores esportivos do rádio paulistano e foi apelidado de locutor metralhadora, dada à sua rapidez na irradiação , aliás criando um estilo , posteriormente muito imitado.

CÂMARA MUNICIPAL DE S. Paulo
0650
INDICAÇÃO n.° de 19 -49-
Indico ao Sr, Prefeito Municipal se digne tomar
providencias no sentido de ser oficializada a rua conhecida como
"Pascoal Malatesta", no subdistrito do Pari, logo que a Prefeitura
se imitir na posse - do respetivo leito, a fim de que possa a mencionada via publica receber os serviços  melhoramentos a que faz jus,
por ser totalmente construída e densamente povoada,
Sala das SessOes, 1 de Abril de 1949.
Nicolau Tuma

AFFONSO MANDIA
Diretor Adminietref
Publicado no DIARIO OFICIAL

Em 1953, algum "gênio" tentou mudar o nome da rua para um general de Honduras  e até conseguiu e a rua passou a chamar-se General Francisco Morazan.

Graças à pressão popular a rua voltou a chamar-se Pascoal Malatesta, aliás prevaleceu o bom senso.

Portanto , hoje temos duas sessões do blog numa só e um abraço aos moradores de ontem, de hoje e de sempre da Pascoal, aliás já citei anteriormente moradores famosos da mesma.