Fado no Brasil: Artistas & Memórias

 

Obra homenageia fadistas e artistas da canção portuguesa em terras brasileiras

 

O livro Fado no Brasil: Artistas & Memórias, da jornalista e pesquisadora musical Thais Matarazzo, vem suprir uma lacuna sobre o tema. Em geral, os artistas luso-brasileiros, que dedicaram suas carreiras à música portuguesa em nosso país, nem sempre merecem destaque na mídia e nas páginas da história.

A Prof.ª Dr.ª Sônia Maria de Freitas, que assina o prefácio do livro, destaca: "Thais traz uma importante contribuição registrando e perpetuando a memória de artistas que, com sua arte, enriqueceram o panorama musical luso-brasileiro. A leitura é convidativa, sua linguagem é jornalística, simples, direta, clara, sem jamais perder a elegância. Além do dom da escrita, a autora possui um poder de síntese invejável, as biografias são densas e ela consegue extrair acontecimentos marcantes dos biografados".

Neste primeiro volume, a autora resgata 23 perfis biográficos de artistas veteranos e contemporâneos. Do primeiro time, pertencentes a geração da "Era de Ouro do Rádio", são apresentados, Arminda Falcão, Cidália Meireles, Dina Teresa, Ester de Abreu, Francisco José, Gilda Valença, Irmãs Meireles, Joaquim Pimentel, Lucas Junot, Manoel Monteiro, Olivinha Carvalho, Quincas Gonçalves, Rosária Meireles e Salúquia Rentini. Da geração intermediária, décadas de 1960/70, temos, Adélia Pedrosa, Conceição de Freitas, Glória de Lourdes, Maria Alcina, Maria de Lourdes e Terezinha Alves. Das fadistas contemporâneas, encontramos as biografias de Ciça Marinho e Marly Gonçalves.

O livro conta com o apoio cultural da Ordem dos Músicos do Brasil / CRESP, e com a colaboração do radialista Gerdal dos Santos, da jornalista Eulália Moreno, do historiador português Rui Lopes e do pesquisador musical Luiz Amorim.

Sobre a autora

Thais Matarazzo. Jornalista, pesquisadora musical e escritora. E-mail: thmatarazzo@gmail.com. Telefone (11) 99351-6689. Autora dos livros: Irene Coelho, uma brasileira de coração português (2011); A Dinastia do Rádio Paulista (2013), parceria com Valdir Comegno; e A Música Popular no Rádio Paulista, 1928-1960 (2013). Produtora do podcast www.cardapiocultural.podbean.com e do blog radiomemoria.blogspot.com 

 

Evento: Lançamento do livro Fado no Brasil: Artistas & Memórias

Data: 18 de outubro de 2013

Horário: das 15h às 18h

Local: Auditório da Ordem dos Músicos do Brasil/SP, Avenida Ipiranga, 318, 6º andar, bloco A

 Recebemos da Jornalista e Pesquisadora Thais Matarazzo um convite para o lançamento de mais um livro , que vislumbro 

de muito boa qualidade, como as suas outras obras.

Este livro que trata do fado no Brasil, digo que trata de um ritmo muito querido por inúmeros parienses , dada à grande colônia portuguesa que trouxe e traz o progresso ao nosso bairro doce de São Paulo. Eu mesmo, Jayme Antonio Ramos, cidadão que te-

nho a dupla cidadania luso - brasileira, esta por mercê de Deus, a outra por livre e espontânea vontade , adoro as músicas da san-

ta terrinha. Segundo relato de meus pais, nos seus  tempos de criança, as festa familiares quase sempre eram animadas por gui -

tarradas.

O nosso bairro teve como um dos expoentes do fado no Brasil um cantor, declamador e apresentador de um programa de músicas portuguesas que durante mais de sessenta anos matava as saudades dos patrícios que foi o saudoso Júlio Pereira.

Para reforçar as nossas raízes luso -brasileiras do Pari, aqui nós tivemos um grande clube de várzea o Luzitano F. C., um grande Campeão , que infelizmente encerrou suas atividades. Porém temos em nosso bairro a gloriosa equipe da Primeira Divisão do Brasileiro a nossa querida Portuguesa.

Parabéns Thaís , por mais este rica obra !

convite fado no brasil