Pular para o conteúdo principal

Gigantes do Pari em Portugal

Mural Gigante das “Ondas Grandes” da Praia do Norte na Ladeira do Sítio

A Nazaré é a primeira vila fora do Brasil a receber um mural do “Gigantes do Mar”, projeto que o artista plástico Erick Wilson iniciou há 2 anos, e que tem por finalidade chamar a atenção da comunidade para os oceanos, a vida marinha, a sua preservação e conservação.
25-10-2016 | JL
Surfista e mergulhador, conhecido como Artista do Oceano, Erick Wilson demonstrou a sua paixão pelo mar desde pequeno, realizando pinturas com temas marinhos em telas e murais.

A fama de uma onda gigante, que colocou a Nazaré debaixo do olhar mundial, e as ligações familiares de Erick a Portugal, levaram à apresentação de uma proposta para a pintura da onda da Praia do Norte num sítio que desse visibilidade ao projeto e ao local escolhido.

A pintura Onda e o Forte de S Miguel Arcanjo, já visíveis no muro (junto do Ascensor), tem, também, um significado pessoal para Erick. O autor deixa, na Nazaré, uma homenagem à mãe, falecida a novembro de 2015, a quem prometeu trazer a sua visão e arte para fora do seu país, envolvendo todos na construção do belo e na apreciação da arte de conservação do planeta azul.

“Vou dedicar este mural à minha mãe e aos meus avós. Esta pintura tem um significado muito especial, para mim. Não só estou dando um presente à Nazaré, local mundialmente conhecido pelas suas ondas, como estou a dar continuidade ao que faço - retratar ondas gigantes e animais marinhos, e a honrar um compromisso assumido com a minha família”.

Com mais de 300 metros quadrados de dimensão, a pintura tem, como todos os murais, o objetivo de alertar para a necessidade de preservação da natureza.

Quem tem contato com a obra de Erick Wilson compreende que não se trata apenas de contemplar as paisagens marítimas, os tons azuis e a transparência das águas, mas sim escutar o silêncio das profundezas dessas águas, da vida que pulsa em sua obra, calma, tranquila e serena.

“A preocupação é passar não só a beleza, mas também fazer sentir o que queremos passar. Precisamos agir rapidamente para salvar o planeta e acredito que a arte é um poderoso instrumento de mudança”.

Com oito murais assinados em cidades brasileiras, o artista plástico sente que o seu trabalho tem despertado nas pessoas a vontade de querer saber mais sobre as espécies retratadas e de contribuir para a sua preservação.
Na Nazaré, com o ângulo colocado numa onda que detém o recorde mundial do Guiness como a maior alguma vez surfada mundo (Garrett McNamara, 2011), o mural mostra beleza e a força da natureza. “Como pode ter uma onda assim tão grande? A natureza é fantástica. As pessoas podem sentir isso. Sentirem-se próximas à onda, nesta minha pintura”.

O mural #9 "Onda Gigante da Nazaré" é um projeto promovido pelo Município da Nazaré com os patrocínios Bricomarche de Alcobaça e Taberna Afficion.


Erick Wilson
Artista plástico, surfista e mergulhador Erick Wilson conhecido como Artista do Oceano é embaixador do mar da Ong Internacional SEA SHEPHERD, membro da OCEAN ARTISTS SOCIETY e fundador do projeto social “AMIGOS DO OCEANO”, onde realiza um trabalho de educação ambiental através da arte, passando uma mensagem de preservação dos oceanos e descobrindo novos talentos.
O seu primeiro mural surgiu em 2004, e desde então não parou. É autor de vários, espalhados pelo Brasil: Bahia, Fernando de Noronha, Recife, Espírito Santo, São Paulo, Natal, Rio de Janeiro e Paraná.
O projeto “Gigantes do Mar” começou a ganhar forma em 2014 e tem como objetivo pintar 80 murais no Brasil, retratando animais marinhos gigantes em tamanho real (baleias, raias manta, tubarões e outros).

Comentários

sueli de luca disse…
Parabéns pela obra e pela linda homenagem a seus avós e sua mãe, pessoas muito conhecidas e queridas no bairro do Pari!
Mr. W disse…
Muito obrigado, Sueli de Luca

Postagens mais visitadas deste blog

Fwd: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás

---------- Mensagem encaminhada ---------- De: "Histórias do Pari" < donotreply@wordpress.com > Data: 29 de novembro de 2011 23:45 Assunto: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás Para: falecom@bairrodopari.com New post on Histórias do Pari Pari em destaque no Jornal do Brás by historiasdopari PARI COMPLETA 431 ANOS Eduardo Cedeño Martellotta O Pari, conhecido como o bairro doce de São Paulo, completou 431 anos no último dia 9 de novembro. Infelizmente, poucas pessoas no bairro lembram dessa data. Responsável por abrigar numerosas fábricas e depósitos de doces no passa

[New post] Reunião do Conseg

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Reunião do Conseg by consegpari Amanhã dia 24/11/2011 acontecerá nossa reunião mensal. Local- Faculdade Cantareira End- Rua Marcos Arruda,729 Horário- às 20:00 horas Venha para a nossa reunião pois se não mudarmos o que fazemos hoje,todos os amanhãs serão iguais a ontém. E só

[New post] Escola de Samba Colorado do Brás

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Escola de Samba Colorado do Brás by consegpari encontro de Presidentes : Leandro e Tania 19/11/2011 em uma noite super animada a nossa Escola de Samba comemorou 36 anos de história. E foi homenageada por várias outras Escolas de Samba entre elas: a vice-campeã do Rio de Janei