Pular para o conteúdo principal

Pari/Juventude - notícias da semana 15/01/2023 a 20/01/2023

Editorial 

Aniversário de São Paulo 




    Salve a cidade locomotiva. Aquela pequenina que cresceu e virou acolhedora do mundo e do Brasil

    Agora São Paulo, o que resta a ti é que de "amor e esperança" a terra cresce.


========================


   Colaboradores 

Wagner Wilson

MTB 73.924SP

Luiz Fernando Elaur Zanes

MTB 00608796SP 



Noticías da Subprefeitura Mooca


- Subprefeitura Mooca constrói 8 mil metros de guias e sarjetas e retira 25 toneladas de detritos de córregos; Confira balanço de atividades de 2022

- De janeiro a dezembro de 2022, as equipes de manutenção da Subprefeitura Mooca construíram mais de 8 mil metros de guias, sarjetas e sarjetões, equipamentos que auxiliam na pavimentação das vias, igualando-as ao nível das calçadas, e que colaboram com a drenagem das águas das chuvas. A Sub Mooca cobre 35,2 km2 de São Paulo e engloba os bairros de Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé, na Zona Leste da capital. A regional abrange uma população de quase 350 mil habitantes, segundo dados do Censo de 2010 do IBGE.

- Uma das responsabilidades das Subprefeituras é cuidar da zeladoria, ajudando a manter a cidade limpa e organizada com apoio dos munícipes. Os serviços ocorrem de forma ininterrupta, 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive em domingos e feriados.

- Em 2022, foram reformadas mais de 1.300 grelhas e bocas de lobo, inclusive com a troca de tampas – as antigas são substituídas por novas, que se adaptam aos acabamentos e permitem melhor escoamento da água.

- Dentro delas estavam quase 600 mil quilos de lixo, que foram retirados. O material obstruía bueiros e facilitava a propagação de alagamentos

- Já no acesso à rede de serviços subterrâneos foi realizada a limpeza de mais de 36 mil metros de galerias e ramais, grande parte com o Hidrojato, equipamento de alta pressão de água que desobstrui as tubulações

- Houve ainda a higienização manual de 7 mil bocas de lobo e poços de visita, popularmente chamados de “bueiros”: em cada um deles, as equipes removem o lixo armazenado indevidamente, impedindo que haja acúmulo de detritos nas redes coletoras.

Flora e fauna local

- Já o setor de Áreas Verdes, que atua no contato com a flora e a fauna local, acompanha os serviços de remoções e de replantio. Em 2022, na área da Mooca, foram podadas 5.965 árvores – foram mais de 16 unidades por dia!

- Outras 721 novas árvores foram plantadas

- Isso porque, toda vez que há uma remoção, é necessário fazer a substituição. As espécies utilizadas são diversificadas – vão desde Caroba, Ipê Roxo, Alecrim e até frutíferas, como Pitangueira e Cereja, que são colocadas em praças.

- A limpeza das praças e parques também é fundamental. A Subprefeitura Mooca realizou o corte de mais de 5,2 milhões de m2 de grama e de vegetação em sua área de atuação nos 12 meses de 2022 e recolheu mais de 51,4 mil toneladas de lixo jogadas irregularmente nas vias.

- Obras 

- A Coordenadoria de Obras executou, em 2022, alguns projetos de grande vulto, tanto com recursos próprios como com verba oriunda de outras fontes, vejamos algumas delas: 
* Revitalização da Praça Vicente Matheus, na Mooca, com recursos procedentes de emenda parlamentar.

* Instalação de gradis metálicos de proteção no viaduto do Gasômetro, no Brás, com recursos próprios.

* Instalação de iluminação no campo de futebol do centro desportivo municipal do Pari, com verba de emenda parlamentar

* Revitalização de uma passagem de pedestres na Avenida Alcântara Machado - área que servia até então como depósito de lixo e passou a ser utilizada com maior segurança e infraestrutura após as melhorias, com verba procedente do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb).

* Pintura e revitalização da quadra poliesportiva na Praça Barão do Tietê, localizada entre as estações Bresser-Mooca e Belém da Linha Vermelha do Metrô. A obra foi feita pela Secretaria Municipal de Subprefeituras em homenagem aos países que participaram da Copa do Mundo do Catar.

FISCALIZAÇÃO 

Outra tarefa das Subprefeituras é fiscalizar o cumprimento da legislação municipal, verificando, por exemplo, se estabelecimentos, obras e serviços respeitam as regras e posturas urbanísticas.

Diariamente, os fiscais e agentes vistores saem às ruas fazendo rondas e operações, que contam com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Polícia Militar (PM) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Ações para coibir ferros-velhos e depósitos de materiais recicláveis clandestinos recebem também a presença de profissionais da Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (Selimp).

Foram realizadas, em 2022, ao menos 37 ações de vistoria em bares e festas clandestinas.

Outras 16 operações verificaram a presença de food trucks ilegais, já que o serviço é regulamentado e é necessária autorização prévia para estacionamento nas vias.

Mais de 2.260 multas foram aplicadas no período e 1.100 pedidos e denúncias de munícipes atendidos, com andamento e instauração de processos para apuração

No Brás, a atuação para coibir o comércio ilegal ambulante é ininterrupta e diuturna.

Em todo o decorrer de 2022 houve mais de 14 mil apreensões e 22 operações programadas, com apoio de órgãos estaduais e municipais, para impedir a realização ilegal da Feirinha da Madrugada.

A Subprefeitura Mooca também esteve ao lado da Receita Federal apoiando a operação “Krampus”, a maior ação já realizada pelo órgão no combate à venda de produtos introduzidos sem autorização no país.

Foram apreendidos mais de R$ 1,2 bilhão em cerca de 2 mil toneladas de produtos contrabandeados que eram vendidos em shoppings populares no Centro de São Paulo. Mais de 2 mil estabelecimentos foram fiscalizados e vistoriados na ação conjunta.

Inverno Devido ao inverno rigoroso, a Prefeitura realizou, com atuação intersetorial, dentre junho a setembro, a “Operação Baixas Temperaturas”. No âmbito da Subprefeitura Mooca foram distribuídos mais de 500 cobertores às pessoas em situação de rua nos dias de frio mais intenso – quando os termômetros marcam uma temperatura igual ou inferior a 13ºC. 

A Subprefeitura também apoiou a organização e a montagem de uma tenda da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) na rua Jaibarás, na Mooca, que forneceu alimentação às pessoas carentes, incluindo sopas, chocolate quente, chá e água. Um abrigo temporário também vigorou em um ginásio esportivo.

Participação social 

A Subprefeitura é aberta às demandas dos moradores e participa ativamente de conselhos comunitários, ferramentas de construção democrática das políticas públicas da cidade que permitem uma parceria na resolução de assuntos de interesse local.

A região engloba 8 Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg), que realizam reuniões mensais. Nestas, a população apresenta questões relacionadas à segurança pública. Os encontros servem ainda para a construção de laços de cooperação e a construção conjunta de soluções aos problemas. Em 2022, a Subprefeitura Mooca foi condecorada pela Associação dos Moradores e Amigos da Mooca e pelo Conseg Alto da Mooca pelo apoio em prol de melhorias no quotidiano da população.

Já os temas de interesse ambiental são tratados por meio do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades), órgão consultivo e deliberativo de aprimoramento de assuntos relacionados à preservação da fauna e da flora, defesa e recuperação do ambiente natural

Há, também, o Conselho Participativo Municipal, instância de representação da população em que são indicadas as prioridades dos bairros no planejamento dos gastos públicos, permitindo, ainda, ações coordenadas nas áreas de cultura, lazer, esportes, e no fortalecimento de iniciativas da sociedade civil.

Maiores informações

Maiores informações

Os serviços são realizados pela Subprefeitura Mooca ininterruptamente em toda a região 

administrativa. Os munícipes podem fazer solicitações pelo canal 156, pela internet, 

aplicativo ou telefone.

Diariamente, a Subprefeitura disponibiliza em seus canais na internet informações sobre 

sua atuação:

Site: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/mooca/

ou nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/subprefeituramooca/

Facebook: https://pt-br.facebook.com/subprefeituramooca

***********************************************************

 Visite Histórias do Pari por Jayme Ramos


Prestigíe e faça parte de NOSSA HISTÓRIA

Notícias do Serra Morena

- https://jornalempoderado.com.br/unidos-do-caninde-um-projeto-de-futuro-pelo-esporte/

 - https://sites.google.com/view/projetounidosdocaninde/p%C3%A1gina-inicial

- Facebook projeto Unidos do Caninde

- Instagram @projetounidosdocaninde




*************************************

@bolossCici_ba.ma

Whatsapp : 11 99642-6519 Barbara

                    11 99720-6802 Cida 

 ---------------------------------------------------

Lanchonete Belissima do Pari

Rua Hannemann, 469, São Paulo, Brasil, 03031-040

Paulistinha 

Rua Mendes Junior, 775

Whatsapp : 11 99026-1432





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fwd: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás

---------- Mensagem encaminhada ---------- De: "Histórias do Pari" < donotreply@wordpress.com > Data: 29 de novembro de 2011 23:45 Assunto: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás Para: falecom@bairrodopari.com New post on Histórias do Pari Pari em destaque no Jornal do Brás by historiasdopari PARI COMPLETA 431 ANOS Eduardo Cedeño Martellotta O Pari, conhecido como o bairro doce de São Paulo, completou 431 anos no último dia 9 de novembro. Infelizmente, poucas pessoas no bairro lembram dessa data. Responsável por abrigar numerosas fábricas e depósitos de doces no passa

[New post] Reunião do Conseg

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Reunião do Conseg by consegpari Amanhã dia 24/11/2011 acontecerá nossa reunião mensal. Local- Faculdade Cantareira End- Rua Marcos Arruda,729 Horário- às 20:00 horas Venha para a nossa reunião pois se não mudarmos o que fazemos hoje,todos os amanhãs serão iguais a ontém. E só

[New post] Escola de Samba Colorado do Brás

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Escola de Samba Colorado do Brás by consegpari encontro de Presidentes : Leandro e Tania 19/11/2011 em uma noite super animada a nossa Escola de Samba comemorou 36 anos de história. E foi homenageada por várias outras Escolas de Samba entre elas: a vice-campeã do Rio de Janei