Pular para o conteúdo principal

A despedida a Frei Agostinho

DSC_0672

A manhã foi atípica na Paróquia de Santo Antônio do Pari. A notícia da morte súbita de Frei Agostinho Salvador Piccolo, de 84 anos, pegou a todos de surpresa. Ele faleceu na noite de ontem, dia 28 de novembro, quando estava na rodoviária, regressando para Bragança Paulista, depois de visitar amigos e familiares no Pari. Ele teve um mal súbito, foi atendido pelo SAMU e levado à Santa Casa de Misericórdia, mas não resistiu.

O corpo foi velado na igreja, que durante toda a manhã recebeu a visita de centenas de pessoas, dando seu último adeus ao frade. Frei Agostinho nasceu no bairro, e era vocação da Paróquia. Trabalhou durante muitos anos no antigo Colégio Santo Antônio do Pari, que mais tarde se tornou Bom Jesus, e também na paróquia.
Atualmente Frei Agostinho residia em Bragança Paulista, onde ajudava em diversos serviços, entre eles a visita aos doentes nos hospitais. No ano de 2014, em que a paróquia Santo Antônio do Pari celebrou seu 100° aniversário, Frei Agostinho foi presença marcante nas celebrações. Foi ele quem conduziu o tríduo do centenário, nos dias 30 e 31 de janeiro e 1° de fevereiro. Esteve presente também nas celebrações do dia 2 de fevereiro, na trezena de Santo Antônio e no dia do padroeiro. Sempre que podia o frade estava presente em sua paróquia. Na tarde do dia 28, antes de seu falecimento, Frei Agostinho esteve no bairro, visitando familiares e amigos.
A última celebração
DSC_0676Às 14 horas teve início a celebração de corpo presente. A missa foi presidida pelo ministro provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, e concelebrada pelos frades das paróquias de São Paulo, Santo Antônio do Pari, Convento São Francisco, São Francisco da Vila Clementino, e por frades de Bragança Paulista.
No início da celebração, Frei Fidêncio destacou a festa celebrada hoje, Todos os Santos da Ordem Franciscana, e exaltou os 84 anos de vida partilhada de Frei Agostinho. A igreja estava repleta de familiares, amigos e paroquianos. Todos muito emocionados, deixavam ali seu último adeus ao confrade. Muitos dos presentes foram companheiros dos tempos de Cruzada e Movimento Mariano, nos seus anos de coroinha na paróquia, outros eram antigos funcionários, pais e alunos do Colégio.
Em sua homilia, Frei Fidêncio falou brevemente sobre a vida e trabalhos de Frei Agostinho. Destacou seu imenso trabalho com a educação, nos colégios e seminário. Frei Fidêncio recordou que Frei Agostinho era o diretor do Seminário de Agudos em seu tempo de formação, e que o frade animava os jovens a buscar sua vocação franciscana. O ministro provincial agradeceu a Deus pela vida de Frei Agostinho, e à família do frade, por ter dado a todos uma pessoa tão especial. A delicadeza e o modo de ser e tratar as pessoas foi recordado como uma grande característica.
Outros frades também falaram algumas palavras sobre Frei Agostinho. Frei Adriano Freixo, o pároco, destacou a presença de Frei Agostinho ao longo deste ano de centenário da Paróquia do Pari. “Parece que Deus esperou os 100 anos da paróquia para chamar o Frei Agostinho de volta para Ele. Justamente no ano em que nós celebramos os 100 anos de nossa paróquia, Frei Agostinho vai celebrar o Natal do Senhor face a face com Deus”, acrescentou Frei Adriano. O frade destacou ainda a presença de Frei Agostinho como pregador dos festejos do centenário, e disse que o frade falecido estava feliz, caminhando com a paróquia mesmo estando distante.
O pároco disse ainda que leva com ele a imagem da cordialidade do frade. “O Frei Agostinho transparecia a bondade em suas relações, ele era uma pessoa boa com todos, um homem gentil, de bom trato”, afirmou. E agradeceu novamente à família do frade, por compartilhar este momento de despedida com a fraternidade e toda a comunidade.
DSC_0682
Frei Carlos, guardião da Fraternidade de Bragança Paulista, partilhou com os presentes o sentimento que estava entre os frades e funcionários em Bragança. Disse que hoje de manhã, ao sair de lá para o velório, todos se perguntavam: e agora, quem vai fazer tudo aquilo que o Frei Agostinho fazia, quem vai substituir o Frei Agostinho? E a conclusão que chegaram foi a de que não tem outro igual ao Frei Agostinho. “Era impressionante, ele cuidava de tudo, sacristia, refeitório, visitava os doentes, os frades acamados, levava comunhão, conversava todo dia com os frades doentes”, afirmou Frei Carlos. O frade partilhou com os presentes ainda a reação de um frade de 92 anos, que exclamou que ele poderia ter morrido, e não o Frei Agostinho, que estava tão ativo, aos 84 anos. “Vamos procurar servir como ele serviu, nos dedicar àqueles idosos como ele se dedicou, e viver com fidelidade a vida franciscana e a vida sacerdotal”, concluiu.
No momento de ação de graças, a palavra foi aberta para familiares e amigos de Frei Agostinho, para que prestassem ali sua última homenagem. Amigos de infância, do colégio e familiares partilharam com os presentes alguns momentos vividos com Frei Agostinho.
Ao final da missa, os frades fizeram a encomendação do corpo. Uma fila de familiares e paroquianos se formou próximo ao caixão, todos querendo se despedir do tão querido frade.
O corpo seguiu de carro até o cemitério Santíssimo Sacramento, onde Frei Adriano conduziu as últimas homenagens. Frei Agostinho foi enterrado no subsolo da capela da Ordem dos Frades Menores.
A missa de 7° dia acontecerá no próximo sábado, dia 6 de dezembro, às 16 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIVAL DO ALLIANZ

RIVAL DO ALLIANZ  A empresa Revee anunciou a construção da Arena Portuguesa, no lugar do Canindé. • 30 mil lugares (jogos) • 50 mil pessoas (shows) • Campo sintético • Investimento de R$ 1 bilhão Além do estádio, será construído um hotel do lado para aumentar a busca por shows. Allianz Parque que se cuide. Fonte : Facebook

Arena Portuguesa

O time da Portuguesa tem grande apelo junto à comunidade de imigrantes portugueses.  Localizado em área de grande oferta de infraestrutura na região central da cidade de São Paulo e que terá como principal fonte de receita os eventos ligados ao entretenimento e a negócios, o estádio de 30.000 assentos que será construído inicialmente para 25.000.  Toda a área premium, como camarotes e assentos business, foi concentrada apenas no setor oeste, o qual possui interligação com o futuro hotel e centro de eventos.  Desta forma, os lounges e espaços considerados “vips” do estádio, serão compartilhados com eventos dos demais empreendimentos, potencializando seu uso e também as receitas. Fonte : Fernandes Arquitetos Associados  Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Ricardo Nunes (@prefeitoricardonunes)  Saiba mais  Gazeta do Pari  Google

Belissima do Pari

Caríssimos,  Estamos estreitando um patrocinador em nova fase do blog/revista. Trata-se da Lanchonete Belissima do Pari. Tradicional no bairro do Pari , Canindé e Brás, capitaneada pelo Sr. José, com funcionários atenciosos e uma variedade de lanches e refeições em um ambiente familiar onde proporciona um local de pós-trabalho sensacional. Conheça a simpatia, e o conhecimento do profissionalismo do Sr. José.   Colaboradores  Wagner Wilson MTB  73.924SP Luiz Fernando Elaur Zanes MTB 00608796SP v Lanchonete Belissima do Pari Rua Hannemann, 469, São Paulo, Brasil, 03031-040 Fotos que se Tornaram Personagens da Turma da Mônica - Você já imaginou se tornar um personagem da Turma da Mônica? : Agora é possível, com essas fotos incríveis que transformam pessoas em personagens da turma! - Deixa a criatividade fluir: Essas fotos são uma ótima maneira de se divertir e criar memórias inesquecíveis. Foto da Festa de Santo Antonio 2015 em frente a Belissima do Pari Entre em...