Ocorreu no último fim de semana, nos dias 20 e 21 de agosto, o "Seminário Imigração Latina no Brasil: o caso dos bolivianos" no campus São Paulo. O evento foi organizado pelo Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM, em parceira com a Província Nossa Senhora Aparecida - PNSA, Centro de Estudos Migratórios de São Paulo - CEM e Universidade São Francisco.
O evento promoveu uma análise da situação dos imigrantes latinos no país sob diferentes enfoques, procurando estender as discussões para os vários setores da sociedade que se fizeram presentes no Seminário. Membros da comunidade boliviana, que possui grande concentração na região do Pari, bairro onde está localizado o campus de São Paulo, e redondezas, somaram-se a alunos, professores, representantes de entidades que lidam com as questões relativas aos imigrantes e interessados no tema do Seminário.
Na programação, duas mesas redondas oportunizaram a socialização de informações relevantes sobre os mais recentes estudos de docentes da USF e pesquisadores das entidades parceiras. A participação do público com perguntas possibilitou grandes debates e colocou à tona temas polêmicos e desafiadores para os gestores de políticas públicas voltadas à população de imigrantes.
Algumas autoridades ilustres estiveram presentes na abertura e nos trabalhos das mesas redondas, como: Cardeal Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo; Dom Tarcísio Scaramussa, Bispo Auxiliar da Arquidiocese; Irmã Neusa de Fátima Mariano, Provincial da PNSA; Padre Sidney Dornelas, Diretor do CEM; Paulo Sérgio de Almeida, membro do Conselho Nacional de Imigração CNIg, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego - MTE; Frei José Antônio Cruz Duarte, Presidente da Casa Nossa Senhora da Paz Ação Social Franciscana, mantenedora da USF
Fonte:http://professorferrara.blogspot.com/2010/08/usf-campus-sao-paulo-realiza-seminario.html
Comentários