Já imaginou ter um material simples e prático para poder acessar, em qualquer hora, os programas e projetos que existem e vêm sendo desenvolvidos para a juventude paulista? Pois é, esta ideia foi colocada em prática e está à sua disposição. É o Guia de Políticas Públicas de Juventude.
Desenvolvido pela Coordenadoria Estadual de Juventude, o material foi lançado em dezembro de 2009 e contou com a parceria das diversas secretarias estaduais no levantamento de programas, eventos culturais, conferências, notícias e outras atividades de interesse do jovem paulista. Trata-se de um guia de bolso que foi organizado a partir das mesmas sessões do nosso site, para facilitar a leitura e a localização das ações de acordo com o fim a que se destinam.
Para Mariana Montoro, Coordenadora Estadual de Juventude, o guia é uma maneira de o jovem se atualizar sobre as ações de 12 secretarias, sem ter que percorrer 12 endereços eletrônicos diferentes: "Agora, a juventude paulista já sabe que pode procurar todas as informações no guia e no portal".
Dentro dos temas "Estude", "Trabalhe", "Divirta-se", "Viva com Saúde" e "Faça Política", você encontrará uma série de programas. Por exemplo, na seção "Trabalhe" há a explicação completa e informações de como participar do Programa Jovem Cidadão Meu Primeiro Emprego, que tem o objetivo de oferecer ao estudante do ensino médio a oportunidade de entrar no mercado de trabalho por meio de um estágio remunerado. Está afim de estudar? Então mude de seção e veja informações de cursos técnicos, de idiomas e profissionalizantes gratuitos.
A estudante Marylene Ribeiro, estagiária do Acessa Escola, lembra que a novidade também pode servir como canal de informação para as pessoas que não possuem acesso à Internet: "Achei legal a ideia do guia porque muitas vezes não sabemos onde encontrar essas informações, agora temos em um só lugar. Além disso, quem não tem acesso à web poderá consultar o guia de bolso."
Se você ainda não tem o seu, a boa notícia é que ele está disponível aqui no Portal da Juventude, em uma versão PDF.
Fonte : Governo do Estado de São Paulo
Comentários