Pular para o conteúdo principal

Fwd: [New post] Pari e suas histórias – Parte XCIX



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: "Histórias do Pari" <donotreply@wordpress.com>
Data: 11 de dezembro de 2011 01:33
Assunto: [New post] Pari e suas histórias – Parte XCIX
Para: falecom@bairrodopari.com


New post on Histórias do Pari

Pari e suas histórias – Parte XCIX

by historiasdopari

Lendas urbanas - a cidade e seus personagens

Matéria de Jorge Zodbi

O hamiri e a pizza

No bairro do Pari, na esquina da rua Mendes Gonçalves com a rua Silva Telles, em um grande terreno, nos idos de 1920, ficava a loja de tecidos e armarinhos de meu avô, um imigrante fenah (Fenicio), libanês.

Um dos clientes da loja era um italiano, Sr. Giordano, que possuía uma venda e confeitária na Rua Direita, no centro de São Paulo.

Como Napolitano, tentou nos idos de 1916 a 1918, melhorar suas vendas fazendo pedaços de Pizza, como ele conhecia na sua terra, onde se diz que a pizza é o pão dos pobres.

O negócio não durou muito, e não deu certo. Tinha problemas com a farinha de trigo, fabricada pelos Matarazzo, diferente da farinha Italiana, feita do grano duro. Além disso, o fermento de padaria existente na época produzia uma massa pesada, em nada parecida com a que ele conhecia na "Napole mia".

Não se sabe ao certo como tudo ocorreu, mas em uma de suas visitas à loja de tecidos, Rafael Giordano foi servido ou ficou sabendo de como as mulheres da casa faziam Quimeche, um pão de leite árabe leve e delicioso. Como elas conseguiam aquele resultado, com aquela farinha maledeta? ele perguntou ao meu avô.

Ele foi levado à ampla cosinha da casa, onde minha tia Carmem lhe mostrou como elas trabalhavam a massa de pão. Giordano viu como usavam não fermento químico, mas orgânico, com "Hamire Xair ", a levedura da cevada, que era hidratada colocando-se um pouco de "Mahssal", o soro de leite, que sobrava quando faziam "Laben", a qualhada e o iogurte.

Rafael nunca usou comercialmente sua descoberta, mas ensinou-a a seu ex-funcionário, o espanhol Valentim Ruiz e outros amigos conterrâneos.

A era de ouro da Pizza Paulistana, entre 1930 e 1950, foi gerada por esses senhores.

Valentim se tornou Pizzaiolo no Brás, da Pizzaria Santa Cruz, na Celso Garcia, esquina com a rua Bresser. O sucesso foi imediato, a fila para entrar na Santa Cruz dobrava o quarteirão. A qualidade deliciosa das pizzas atraiu fregueses famosos que assinavam o livro de visita da casa. O cantor Orlando Silva, o então deputado Jucelino Kubistchek, Ademar de Barros e outros.

A ex-deputada Ivete Vargas, além de registrar dedicátorias extremadas para Valentim, fazia questão de ficar na cozinha ao seu lado, enquanto ele preparava a massa.

Outro mestre pizzaiolo foi Etore Siniscalchi, que fundou em 1929 a Pizzaria e Ristorante Castelões, na Rua Jairo Gois, esquina com a Rua do Gasômetro. A pizza redonda e macia de massa grossa e bordas altas atraía fregueses fanáticos: - Tinha um senador que mandava embrulhar umas três para viagem, tomava o avião para o Rio e só ia comer no dia seguinte. Outros percorriam o Brás inteiro até descobrir onde fica a pizzaria.

Outro "amichi" de Rafael foi Babbo Giovani Tuzzato, fundador da casa que levava seu nome. Ele, como os outros, salientava a técnica aprendida. - É preciso carinho ao cuidar da massa, sentir e dar vida ao mexer com ela. Mais importante ainda: é preciso deixá-la descansar. Senão, ela fica enervada e não cresce direito.

Quando esteve no Brasil, o ex-campeão de Boxe Primo Carnera fez questão de experimentar e faturou duas gigantes. Como ele, Tito Schipa, Beniamino Gigli e Lausone Lage, mundialmente famosos cantores de ópera, ao acabarem as apresentações, saíam do Teatro Municipal e iam em busca do Brás e suas pizzas.


historiasdopari | Dezembro 11, 2011 at 12:33 am | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/pIYGg-1jK

Comentário    See all comments


Trouble clicking? Copy and paste this URL into your browser:
http://historiasdopari.wordpress.com/2011/12/11/pari-e-suas-historias-parte-xcix/

Obrigado por voar com WordPress.com




--
Bairro do Pari
http://www.bairrodopari.com
Tel.: 7335-9500

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fwd: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás

---------- Mensagem encaminhada ---------- De: "Histórias do Pari" < donotreply@wordpress.com > Data: 29 de novembro de 2011 23:45 Assunto: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás Para: falecom@bairrodopari.com New post on Histórias do Pari Pari em destaque no Jornal do Brás by historiasdopari PARI COMPLETA 431 ANOS Eduardo Cedeño Martellotta O Pari, conhecido como o bairro doce de São Paulo, completou 431 anos no último dia 9 de novembro. Infelizmente, poucas pessoas no bairro lembram dessa data. Responsável por abrigar numerosas fábricas e depósitos de doces no passa

[New post] Escola de Samba Colorado do Brás

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Escola de Samba Colorado do Brás by consegpari encontro de Presidentes : Leandro e Tania 19/11/2011 em uma noite super animada a nossa Escola de Samba comemorou 36 anos de história. E foi homenageada por várias outras Escolas de Samba entre elas: a vice-campeã do Rio de Janei

[New post] Reunião do Conseg

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Reunião do Conseg by consegpari Amanhã dia 24/11/2011 acontecerá nossa reunião mensal. Local- Faculdade Cantareira End- Rua Marcos Arruda,729 Horário- às 20:00 horas Venha para a nossa reunião pois se não mudarmos o que fazemos hoje,todos os amanhãs serão iguais a ontém. E só