Pular para o conteúdo principal

Fwd: O vão é livre ou não?

Assunto: O vão é livre ou não?
Para: wagnerwilson@gmail.com


Change.org
Wagner - Um novo abaixo-assinado foi criado na Change.org e achamos que você pode se interessar em assiná-lo:

Contra o cercamento do vão livre do MASP

Por maria luiza andrade
sao paulo

No dia 21 de outubro o jornal O Estado de S. Paulo publicou um editorial intitulado "É preciso preservar o MASP" no qual defendia a construção de grades para cercar o museu e assim evitar o mal uso, que ao ser ver, o vão livre possui por manifestantes e usuários de drogas. O curador Teixeira Coelho endossa esta alternativa e acusa o Iphan de atraso pois " São Paulo não é mais a mesma de quando o MASP foi inaugurado".

O gestor parece ignorar que o Iphan, o Condephaat e o Conpresp (órgãos nos quais o museu é tombado) existem exatamente para que despautérios como ester perpretados por vontades particulares não destruam o Patrimonio Histórico do país.

No projeto original de Lina Bo Bardi o vão livre seria uma praça de uso pela população, não foi levado a cabo, entretanto é um notório espaço histórico para reivindicações políticas e espaço de sociabilização entre os moradores da cidade. 

Para além da destruição de um projeto arquitetonico reconhecido mundialmente, existe um problema mais grave: a higienização do espaço público. O vão livre do  MASP é um dos poucos locais que os paulistanos utilizam ao ar livre para as mais diversas finalidades, agora a administração do museu quer deixar este espaço apenas para seus frequentadores, aqueles provavelmente que pagam ingressos. Ao invés de repensar políticas públicas em setores diversos, a saída mais fácil, estéril e individualista : o gradeamento.

Este abaixo-assinado é para frear este projeto por parte do MASP que destruirá um patrimônio de importância inestimável não só para o país, mas para a arquitetura como um todo, e destruirá, principalmente, a proposta inicial de ocupação e uso do espaço livre pelos moradores da cidade, fundindo o espaço fechado, privado, com as pessoas, com a cidade.

A pessoa (ou organização) que iniciou este abaixo-assinado não é afiliada à Change.org. A Change.org não criou esta campanha e não é responsável pelo conteúdo do abaixo-assinado.

Inicie um abaixo-assinado na Change.org

Endereço para correspondência: Change.org · 216 W 104th St., #130 · New York, NY 10025


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fwd: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás

---------- Mensagem encaminhada ---------- De: "Histórias do Pari" < donotreply@wordpress.com > Data: 29 de novembro de 2011 23:45 Assunto: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás Para: falecom@bairrodopari.com New post on Histórias do Pari Pari em destaque no Jornal do Brás by historiasdopari PARI COMPLETA 431 ANOS Eduardo Cedeño Martellotta O Pari, conhecido como o bairro doce de São Paulo, completou 431 anos no último dia 9 de novembro. Infelizmente, poucas pessoas no bairro lembram dessa data. Responsável por abrigar numerosas fábricas e depósitos de doces no passa

[New post] Reunião do Conseg

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Reunião do Conseg by consegpari Amanhã dia 24/11/2011 acontecerá nossa reunião mensal. Local- Faculdade Cantareira End- Rua Marcos Arruda,729 Horário- às 20:00 horas Venha para a nossa reunião pois se não mudarmos o que fazemos hoje,todos os amanhãs serão iguais a ontém. E só

[New post] Escola de Samba Colorado do Brás

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Escola de Samba Colorado do Brás by consegpari encontro de Presidentes : Leandro e Tania 19/11/2011 em uma noite super animada a nossa Escola de Samba comemorou 36 anos de história. E foi homenageada por várias outras Escolas de Samba entre elas: a vice-campeã do Rio de Janei