Publicidade

Ultimas noticias

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Fwd: O vão é livre ou não?

Assunto: O vão é livre ou não?
Para: wagnerwilson@gmail.com


Change.org
Wagner - Um novo abaixo-assinado foi criado na Change.org e achamos que você pode se interessar em assiná-lo:

Contra o cercamento do vão livre do MASP

Por maria luiza andrade
sao paulo

No dia 21 de outubro o jornal O Estado de S. Paulo publicou um editorial intitulado "É preciso preservar o MASP" no qual defendia a construção de grades para cercar o museu e assim evitar o mal uso, que ao ser ver, o vão livre possui por manifestantes e usuários de drogas. O curador Teixeira Coelho endossa esta alternativa e acusa o Iphan de atraso pois " São Paulo não é mais a mesma de quando o MASP foi inaugurado".

O gestor parece ignorar que o Iphan, o Condephaat e o Conpresp (órgãos nos quais o museu é tombado) existem exatamente para que despautérios como ester perpretados por vontades particulares não destruam o Patrimonio Histórico do país.

No projeto original de Lina Bo Bardi o vão livre seria uma praça de uso pela população, não foi levado a cabo, entretanto é um notório espaço histórico para reivindicações políticas e espaço de sociabilização entre os moradores da cidade. 

Para além da destruição de um projeto arquitetonico reconhecido mundialmente, existe um problema mais grave: a higienização do espaço público. O vão livre do  MASP é um dos poucos locais que os paulistanos utilizam ao ar livre para as mais diversas finalidades, agora a administração do museu quer deixar este espaço apenas para seus frequentadores, aqueles provavelmente que pagam ingressos. Ao invés de repensar políticas públicas em setores diversos, a saída mais fácil, estéril e individualista : o gradeamento.

Este abaixo-assinado é para frear este projeto por parte do MASP que destruirá um patrimônio de importância inestimável não só para o país, mas para a arquitetura como um todo, e destruirá, principalmente, a proposta inicial de ocupação e uso do espaço livre pelos moradores da cidade, fundindo o espaço fechado, privado, com as pessoas, com a cidade.

A pessoa (ou organização) que iniciou este abaixo-assinado não é afiliada à Change.org. A Change.org não criou esta campanha e não é responsável pelo conteúdo do abaixo-assinado.

Inicie um abaixo-assinado na Change.org

Endereço para correspondência: Change.org · 216 W 104th St., #130 · New York, NY 10025


Nenhum comentário: