Pular para o conteúdo principal

Fwd: O vão é livre ou não?

Assunto: O vão é livre ou não?
Para: wagnerwilson@gmail.com


Change.org
Wagner - Um novo abaixo-assinado foi criado na Change.org e achamos que você pode se interessar em assiná-lo:

Contra o cercamento do vão livre do MASP

Por maria luiza andrade
sao paulo

No dia 21 de outubro o jornal O Estado de S. Paulo publicou um editorial intitulado "É preciso preservar o MASP" no qual defendia a construção de grades para cercar o museu e assim evitar o mal uso, que ao ser ver, o vão livre possui por manifestantes e usuários de drogas. O curador Teixeira Coelho endossa esta alternativa e acusa o Iphan de atraso pois " São Paulo não é mais a mesma de quando o MASP foi inaugurado".

O gestor parece ignorar que o Iphan, o Condephaat e o Conpresp (órgãos nos quais o museu é tombado) existem exatamente para que despautérios como ester perpretados por vontades particulares não destruam o Patrimonio Histórico do país.

No projeto original de Lina Bo Bardi o vão livre seria uma praça de uso pela população, não foi levado a cabo, entretanto é um notório espaço histórico para reivindicações políticas e espaço de sociabilização entre os moradores da cidade. 

Para além da destruição de um projeto arquitetonico reconhecido mundialmente, existe um problema mais grave: a higienização do espaço público. O vão livre do  MASP é um dos poucos locais que os paulistanos utilizam ao ar livre para as mais diversas finalidades, agora a administração do museu quer deixar este espaço apenas para seus frequentadores, aqueles provavelmente que pagam ingressos. Ao invés de repensar políticas públicas em setores diversos, a saída mais fácil, estéril e individualista : o gradeamento.

Este abaixo-assinado é para frear este projeto por parte do MASP que destruirá um patrimônio de importância inestimável não só para o país, mas para a arquitetura como um todo, e destruirá, principalmente, a proposta inicial de ocupação e uso do espaço livre pelos moradores da cidade, fundindo o espaço fechado, privado, com as pessoas, com a cidade.

A pessoa (ou organização) que iniciou este abaixo-assinado não é afiliada à Change.org. A Change.org não criou esta campanha e não é responsável pelo conteúdo do abaixo-assinado.

Inicie um abaixo-assinado na Change.org

Endereço para correspondência: Change.org · 216 W 104th St., #130 · New York, NY 10025


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Noite Luso-Brasileira

24/4/2010 - 20h00   O Departamento Social da Lusa realiza, no dia 24 de abril de 2010 uma noite Luso Brasileiro a partir das 20h00, no Salão Nobre da Portuguesa. Serão servidos diversos pratos da culinária portuguesa, saborosos vinhos. Traga a família para prestigiar este evento. Animação: Sem fronteiras (alem das musicas portuguesa, terá outros ritmos). Convites à venda na secretaria do clube Valor do convite R$ 10,00 (comidas e bebida a parte) Crianças até 12 anos não pagam Realização: Depto. Social e Cultura Informações: 2125-9426 Fonte : http://www.portuguesa.com.br/agenda_m.asp?id_agenda=175

Samuel - Menino de Rua

Os caminhos da vida nos levam a destinos que muitas vezes não esperamos. As esquinas são cruéis. As noites e dias tornam-se cada vez mais difíceis de suportar. A explicação é única. Solidão. As ruas que dormimos nelas nos passam dores que ficam alojadas no corpo para toda a vida. Sou um menino de rua. Tornei-me um deles. Num dia desses, num passeio pelo centro de uma capital me perdi dos meus pais. Fique na multidão. Gritei. Chorei. Não adiantou. Fiquei só no mundo. Mesmo assim, não perdi, em momento algum, a vontade de vencer. Samuel se perde dos pais e vira menino de rua... É bem verdade, que mesmo só pelas ruas Direita, São Bento, XV de Novembro, e tantas outras, prédios antigos e modernos, não me fizeram perder meus sonhos. Captei a mensagem de que para vencer, basta lutar. Alguém me disse que aquilo que plantamos, colhemos. Dizem que é uma lei da natureza. Nua e crua. Então resolvi, que seria muito legal para mim, trabalhar. Juntar forças para conseguir alguma coisa melhor

Pizzaria & Esfiharia Pari

Faça sua escolha!! Esfihas a partir de R$ 5,00. Não perca tempo, aproveite, temos promoções válidas para todos os dias!! Atendimento salão e delivery Terça a domingo das 17h às 23h45 Tel.: 2339-4657 e 94599-9308 Avenida Carlos de Campos, 248 Pari PEDIDOS E CARDÁPIO COMPLETO app baixado no Google play PIZZARIA E ESFIHARIA PARI ou site WWW.PIZZARIAEESFIHARIAPARI.COM.BR