Educação... Será?

Quando dizemos que educação vem de berço, acertamos, pois queremos dizer que você saiu do conforto que era dentro da barriga de sua mãe e veio para a vida, para o mundo. A obrigação dos pais é dar-lhe, praticamente, todo o conforto que você tinha anteriormente. Você vai crescendo com o amor infinito de seus pais que, com o sacrifício que é peculiar, procurarão fazer com que nada lhe falte. Parece que o tempo voa e você logo estará na escola, onde, novamente, seus pais procurarão a melhor para você. Claro que se sente um reizinho, mas a vida vai fazendo uma mudança enorme. 

A melhor escola que seus pais o colocaram, não vai resolver sozinha, o problema de você aprender. Eles ensinarão e você terá que fazer o possível (e talvez o impossível) para aprender. Você já faz parte do mundo e logo não terá mais seus pais e terá que encarar a vida sozinho. Por isso aproveite bem a escola que seus pais ofereceram. Sabe o que vai depender de você, apenas? Estudar, procurar sempre saber mais, ler muito, entender e compreender com carinho e com sensibilidade tudo o que pensar e ler, ver, ouvir e falar. 

Saiba que o resto de sua vida dependerá de sua capacidade de organizar os estímulos que receber – suscetibilidade física e moral. É difícil? Sim, é difícil, mas tendo a cabeça, o cérebro, a mente, desde cedo abastecida com os conhecimentos e ensinamentos que vem normalmente e mais aquilo que você procurará saber, não direi que estará pronto para a vida, pois em tudo existem imprevistos, mas certamente, saberá conduzi-la de acordo com o que sua mente e cérebro opinarem. 

Apenas que para tudo isso, a EDUCAÇÃO (com letras maiúsculas) terá que vir desde cedo. Ela vai ajudá-lo, mas procure ajudá-la também, podendo, estar sempre à sua frente, quase como se fosse: "Ah" isso eu já sabia!" A vida é boa, mas não é fácil. Ela não é uma sequencia, tem muitos imprevistos, muitas surpresas, boas e más. Ao mesmo tempo, dependendo de cada caso, temos que ser rápidos em responder, resolver, ou então, temos que pensar muito antes de dar uma resposta. A vida é assim... assim é a vida...

Com a necessária Educação tudo poderá tornar-se mais ameno, não mais fácil, mais calmo, não menos estrepitoso. Estude, leia, aprenda, compreenda, ensine, eduque, crie e ame... 

c.cursini@terra.com.br