Pular para o conteúdo principal

[Rotary Club de São Paulo - Bela Vista - Bixiga] Vai-Vai é eleita campeã do Carnaval 2015 em São Paulo


Vai-Vai101 fotos

43 / 101
15.fev.2015 - A cantora Maria Rita, filha de Elis Regina, desfila na Vai-Vai, que faz homenagem a sua mãe Leia mais Lucas Lima/UOL
Com o enredo "Simplesmente Elis – A fábula de uma voz na transversal do tempo", em homenagem à cantora Elis Regina, a escola de samba Vai-Vai foi eleita campeã do Carnaval 2015 em São Paulo. O resultado foi revelado durante apuração das notas dos desfiles, realizada nesta terça-feira (17), no sambódromo do Anhembi, na capital paulista. 
Vai-Vai e Mocidade Alegre estavam empatadas até a leitura das notas do último quesito, evolução. A campeã terminou com 269,9 pontos, três décimos à frente da Mocidade – campeã dos últimos três anos, que ficou com 269,6. "Eu quero agradecer imensamente à minha comunidade. E em primeiro lugar eu sempre agradeço a meu pai Ogum, meu pai guerreiro. Ele virou o jogo!", disse emocionado o presidente da escola, Darly Silva, o Neguitão. 
"É uma vitória da Vai-Vai e uma vitória da música brasileira", disse o maestro João Carlos Martins, que acompanhou a apuração no sambódromo.
 
As escolas Tom Maior e Mancha Verde foram rebaixadas por terminarem nas duas últimas colocações. Acadêmicos do Tatuapé, que começou a apuração com desconto de 1,1 ponto por punição em função de atraso, conseguiu permanecer no Grupo Especial.
Poderia ser só mais um desfile. Poderia ser só mais um enredo biográfico. Poderia ser um show de velhos sucessos da MPB... mas foi uma catarse coletiva. O desfile da Vai-Vai em homenagem à cantora Elis Regina, morta em 1982, certamente entra para a história do Sambódromo do Anhembi como um dos momentos mais emocionantes do Carnaval paulistano.
Raras vezes se viu cenário igual, com sambistas chorando durante boa parte do desfile – entre eles, a cantora Maria Rita, que conduziu o espetáculo como mestre de cerimônia da comissão de frente. Seus irmãos, Pedro Mariano e João Marcelo Bôscoli, também estavam lá, ao lado de outros artistas que foram importantes na vida de Elis. A participação do público contribuiu para conferir um caráter de celebração ao desfile da Saracura. Muito pela força do samba, um dos mais belos do ano, construído à base de uma costura de títulos, frases e citações de célebres sucessos da Pimentinha. O refrão, que resgata o canto de escravos presente na canção "Maria, Maria", de Milton Nascimento e Fernando Brandt, se encarregou de levar o Anhembi ao delírio, do começo ao fim do desfile.
 
Na apoteose podiam-se ouvir gritos, justificados, de "é campeão, é campeão". Com 85 anos de vida, a Vai-Vai tem 14 títulos. Curiosamente, o último campeonato foi conquistado em 2011, com o enredo "A música venceu", em homenagem ao maestro João Carlos Martins. Mas o fato é que a escola entrou na avenida este ano sob o estigma do decepcionante desfile do ano passado, quando terminou em nono lugar e ameaçada pelo rebaixamento. Por conta desse fantasma, causou aflição o problema no eixo do carro abre-alas de 90 metros de comprimento, que quase pôs a perder um desfile histórico. Um desfile que era para ser "Simplesmente Elis", mas foi "Simplesmente Vai-Vai".
Apuração
No total, as agremiações foram avaliadas em nove quesitos, cada um avaliado por quatro jurados. A menor nota, que vai de oito a dez pontos, é sempre descartada. A ordem dos critérios de desempate neste ano foi evolução harmonia, enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, fantasia, bateria, samba-enredo e alegoria – o critério de desempate foi definido por sorteio feito pela Liga das Escolas de Samba de São Paulo e vale para os Grupos Especial e Acesso.
Como nos últimos anos, a apuração da escola campeã do Carnaval de São Paulo foi fechada para apenas dez representantes de cada agremiação, que acompanharam a leitura das notas no Anhembi. Dentre as favoritas ao título, estavam Gaviões da Fiel, Vai-Vai, Mocidade Alegre e Rosas de Ouro. 
O desfile das campeãs, que reúne as cinco primeiras colocadas do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, acontece nesta sexta-feira.

Ampliar

Apuração do desfile das escolas de samba de São Paulo 201535 fotos

2 / 35
17.fev.2015 - O maestro João Carlos Martins acompanha a apuração da Vai-Vai Junior Lago/UOL
 
Ficha Técnica: Vai-Vai
Fundação: 1 de janeiro de 1930
Cores oficiais: preto e branco
Presidente: Darly Silva (Neguitão)
Carnavalesco: Comissão de Carnaval
Enredo: "Simplesmente Elis - A fábula de uma voz na transversal do tempo"
Intérpretes: Márcio Alexandre e Gilsinho
Mestre de Bateria: Mestre Thadeu
Rainha de Bateria: Camila Silva
Mestre-sala e porta-bandeira: Pingo e Paulinha
Alas: 25
Componentes: 3.000

Fonte : UOL

ROTARY CLUB DE SÃO PAULO BELA VISTA-BIXIGA
DISTRITO 4610


--
Postado por Equipe do Blog do Pari no Rotary Club de São Paulo - Bela Vista - Bixiga em 2/17/2015 11:44:00 AM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[New post] Reunião do Conseg

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Reunião do Conseg by consegpari Amanhã dia 24/11/2011 acontecerá nossa reunião mensal. Local- Faculdade Cantareira End- Rua Marcos Arruda,729 Horário- às 20:00 horas Venha para a nossa reunião pois se não mudarmos o que fazemos hoje,todos os amanhãs serão iguais a ontém. E só

[New post] Escola de Samba Colorado do Brás

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Escola de Samba Colorado do Brás by consegpari encontro de Presidentes : Leandro e Tania 19/11/2011 em uma noite super animada a nossa Escola de Samba comemorou 36 anos de história. E foi homenageada por várias outras Escolas de Samba entre elas: a vice-campeã do Rio de Janei

Fwd: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás

---------- Mensagem encaminhada ---------- De: "Histórias do Pari" < donotreply@wordpress.com > Data: 29 de novembro de 2011 23:45 Assunto: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás Para: falecom@bairrodopari.com New post on Histórias do Pari Pari em destaque no Jornal do Brás by historiasdopari PARI COMPLETA 431 ANOS Eduardo Cedeño Martellotta O Pari, conhecido como o bairro doce de São Paulo, completou 431 anos no último dia 9 de novembro. Infelizmente, poucas pessoas no bairro lembram dessa data. Responsável por abrigar numerosas fábricas e depósitos de doces no passa