Pular para o conteúdo principal

[Rotary Club de São Paulo - Bela Vista - Bixiga] Como organizar os cartões de visita a seu favor


ROTARY CLUB DE SÃO PAULO BELA VISTA-BIXIGA
DISTRITO 4610


"Quando precisamos de um contato, pode ser que não mais nos lembremos do nome da empresa, da pessoa ou mesmo de ambos. Apenas nos lembramos de um produto ou tipo de serviço que necessitamos, por isso precisamos ter a capacidade de poder pesquisar por qualquer campo existente no cartão de visita que recebemos", diz Mário Pinho Sobrinho, diretor de tecnologia da Arquivar Gestão de Documentos, especializada na gestão estratégica de documentos e informação corporativa.
Consultores de recursos humanos são categóricos em afirmar que temos que ampliar e manter ativa nossa networking, rede de relacionamento profissional. Para isso, os cartões de visitas são poderosos aliados, mas geralmente ficam esquecidos em arquivos e gavetas, sem uso. Quem nunca encontrou um cartão de visitas perdido na bolsa, agenda ou mesmo na gaveta do escritório e se perguntou "onde eu conheci esta pessoa?" ou ainda pior: "quem ele é?".
Os erros e dúvidas em relação ao uso desse material vão desde sua organização até como 'ativar' essa base de dados a seu favor. "Pagar uma academia não lhe fará mais saudável se você não ativar a sua frequência diária, certo? Pois o mesmo vale para sua rede de network, é necessário praticar, cultivar e tornar isto um hábito. Com ações sistemáticas, você poderá usufruir do principal benefício de uma rede bem trabalhada: estar na memória recente das pessoas, o que pode muitas vezes significar chegar em primeiro lugar neste mundo tão competitivo", diz a consultora de Recursos Humanos Andrea Piscitelli, professora da Pós Graduação da Faap e MBA do varejo da FIA.
Em primeiro lugar, é imprescindível comparecer a reuniões e eventos com seus cartões. Não há espaço para a desculpa de que você entregou o último no dia anterior e esqueceu de pegar outros ou que seus dados acabaram de mudar. Os cartões são poderosos aliados logo no momento em que você conhece uma pessoa. Numa reunião, ajudam a não esquecer nomes e cargos dos participantes.
Uma dica é organizá-los na ordem em que as pessoas estão sentadas à mesa, assim fica fácil recorrer a essas informações para não trocar o nome de ninguém. Uma gafe imperdoável é deixá-los para trás depois da reunião. Isso demonstra desinteresse ou desorganização, causando má impressão. Com essa atitude você está dizendo 'você não é importante para mim.'
Organização
Guardo os cartões por ordem alfabética? Organizo a partir do nome da empresa ou da pessoa? Por melhor e mais organizado que seja seu arquivo físico, é recomendável que as informações sejam transferidas para um programa de gerenciamento de dados.
Pode parecer complicado, mas é a melhor solução. "Quando precisamos de um contato, pode ser que não mais nos lembremos do nome da empresa, da pessoa ou mesmo de ambos. Apenas nos lembramos de um produto ou tipo de serviço que necessitamos, por isso precisamos ter a capacidade de poder pesquisar por qualquer campo existente no cartão de visita que recebemos", diz Mário Pinho Sobrinho, diretor de tecnologia da Arquivar Gestão de Documentos, especializada na gestão estratégica de documentos e informação corporativa. "A organização física dos cartões sempre será um problema pois permite que você escolha apenas uma maneira de localizá-los", afirma Kelley Lara, gerente de Marketing da empresa Organize sua Vida, que sugere o uso de programas como o Outlook Express, Excel ou outro tipo de banco de dados que contenha opções de filtros.
A dica dos especialistas é completar com informações úteis que possam ajudá-lo a localizar a informação quando necessário: data do evento, área de atuação da empresa/pessoa, descrição dos produtos/serviços prestados, características da pessoa, data de aniversário, observações, arquivos e anexos. Sobrinho recomenda ainda manter anotados todos os contatos feitos com a pessoa, a fim de criar um histórico das atividades realizadas. "Após termos anotado no sistema todas as informações relativas ao cartão de visita, podemos descartar o papel", diz.
Se mesmo assim desejar guardar os cartões físicos, agrupe os cartões segundo o ramo de atuação e nome, por exemplo: Gráficas/Gráfica Imperatriz/Gráfica Nadia Lopes/Gráfica Zurick. "Para isso, é melhor utilizar fichários para cartões de visita, que permitem a criação de categorias, assim como arquivos de pastas suspensas", diz Kelley Lara. "Organize para cada tipo de contato um álbum diferente como parceiros de negócios, fornecedores, clientes, lazer. Quanto mais segmentado melhor para você programar ações direcionadas", completa.
Outra dica bastante útil: imagine que você tem um cliente que anda distante que adora comida japonesa, e recentemente você frequentou a inauguração de um dos melhores restaurantes japoneses com menu degustação numa região nobre de São Paulo. "Por que não convidá-lo para um almoço neste cenário tão favorável?", diz Andrea Piscitelli. Mesmo com o arquivo físico, é possível incrementar as informações-chave. "O ideal é reservar um momento do dia para registrar em cada novo contato, no verso do cartão ou mesmo com um mini post-it, dados importantes que lhe dêem um gancho futuro para uma aproximação mais natural e personalizada, como um hobby, a cidade natal, amigos, formação, entre outras coisas",ensina Andrea.
Fonte: Portal Terra


--
Postado por Blogger no Rotary Club de São Paulo - Bela Vista - Bixiga em 8/12/2013 02:19:00 PM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIVAL DO ALLIANZ

RIVAL DO ALLIANZ  A empresa Revee anunciou a construção da Arena Portuguesa, no lugar do Canindé. • 30 mil lugares (jogos) • 50 mil pessoas (shows) • Campo sintético • Investimento de R$ 1 bilhão Além do estádio, será construído um hotel do lado para aumentar a busca por shows. Allianz Parque que se cuide. Fonte : Facebook

Arena Portuguesa

O time da Portuguesa tem grande apelo junto à comunidade de imigrantes portugueses.  Localizado em área de grande oferta de infraestrutura na região central da cidade de São Paulo e que terá como principal fonte de receita os eventos ligados ao entretenimento e a negócios, o estádio de 30.000 assentos que será construído inicialmente para 25.000.  Toda a área premium, como camarotes e assentos business, foi concentrada apenas no setor oeste, o qual possui interligação com o futuro hotel e centro de eventos.  Desta forma, os lounges e espaços considerados “vips” do estádio, serão compartilhados com eventos dos demais empreendimentos, potencializando seu uso e também as receitas. Fonte : Fernandes Arquitetos Associados  Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Ricardo Nunes (@prefeitoricardonunes)  Saiba mais  Gazeta do Pari  Google

Belissima do Pari

Caríssimos,  Estamos estreitando um patrocinador em nova fase do blog/revista. Trata-se da Lanchonete Belissima do Pari. Tradicional no bairro do Pari , Canindé e Brás, capitaneada pelo Sr. José, com funcionários atenciosos e uma variedade de lanches e refeições em um ambiente familiar onde proporciona um local de pós-trabalho sensacional. Conheça a simpatia, e o conhecimento do profissionalismo do Sr. José.   Colaboradores  Wagner Wilson MTB  73.924SP Luiz Fernando Elaur Zanes MTB 00608796SP v Lanchonete Belissima do Pari Rua Hannemann, 469, São Paulo, Brasil, 03031-040 Fotos que se Tornaram Personagens da Turma da Mônica - Você já imaginou se tornar um personagem da Turma da Mônica? : Agora é possível, com essas fotos incríveis que transformam pessoas em personagens da turma! - Deixa a criatividade fluir: Essas fotos são uma ótima maneira de se divertir e criar memórias inesquecíveis. Foto da Festa de Santo Antonio 2015 em frente a Belissima do Pari Entre em...