Pular para o conteúdo principal

Fwd: convite - lançamento - CDC 20 ANOS


Prezados, na próxima quarta, dia 08 de dezembro de 2010, estarei participando do lançamento da segunda obra que tive a oportunidade de organizar juntamente com Andrea Caraciola e Ana Claudia Pompeu. Trata-se do "Código de Defesa do Consumidor: 20 anos".
Abaixo comentários sobre a obra e em anexo o convite. Contar com sua presença e de seus convidados será motivo de muita alegria.
Atenciosamente,
Aline
 

Em função do modelo capitalista de consumo, houve a crescente necessidade de proteção daquele que é considerado hipossuficiente nas relações jurídicas de ordem consumerista. Tal proteção, que encontra previsão constitucional, possui, no Brasil, seu detalhamento em Lei específica, o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que neste ano de 2010 completa duas décadas.

Em virtude deste marco, a obra "Código de Defesa do Consumidor: 20 anos", organizada por Andrea Caraciola, Ana Claudia Pompeu Torezan Andreucci e Aline da Silva Freitas, foi desenvolvida com o propósito de abordar o tema para reiterar sua atualidade e a necessidade de que políticas públicas contínuas ocorram para que, de fato, seja afastada a hipossuficiência a que se fez menção. Avanços foram verificados, mas muito há ainda para que uma situação fática de igualdade real se apresente.

Para atender ao fim a que se propõe, a obra é estruturada em artigos que contemplam questões eminentemente teóricas, como as que se referem ao "Consumismo" e à "Sociedade de Consumo", e outras mais práticas, como novos instrumentos de acesso à justiça e os Juizados Especiais Cíveis. Perpassa ainda por subtemas que decorrem da própria evolução e complexidade da relação consumerista, a exemplo dos aspectos ambientais, dos alimentos transgênicos e da concorrência.

"Código de Defesa do Consumidor: 20 anos" é apresentada pelo Professor Claudineu de Mello e prefaciada pelo Professor Morishita, ambos, cada qual a seu modo, instigando à sua leitura.

O lançamento ocorrerá no dia 08 de dezembro de 2010, quarta-feira, das 19 às 22 horas, na Livraria da Vila, Rua Dr. Mário Ferraz, 414, no Itaim Bibi.

Aline da Silva Freitas

 


 



--
Wagner Wilson
http://www.wilson.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fwd: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás

---------- Mensagem encaminhada ---------- De: "Histórias do Pari" < donotreply@wordpress.com > Data: 29 de novembro de 2011 23:45 Assunto: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás Para: falecom@bairrodopari.com New post on Histórias do Pari Pari em destaque no Jornal do Brás by historiasdopari PARI COMPLETA 431 ANOS Eduardo Cedeño Martellotta O Pari, conhecido como o bairro doce de São Paulo, completou 431 anos no último dia 9 de novembro. Infelizmente, poucas pessoas no bairro lembram dessa data. Responsável por abrigar numerosas fábricas e depósitos de doces no passa

[New post] Reunião do Conseg

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Reunião do Conseg by consegpari Amanhã dia 24/11/2011 acontecerá nossa reunião mensal. Local- Faculdade Cantareira End- Rua Marcos Arruda,729 Horário- às 20:00 horas Venha para a nossa reunião pois se não mudarmos o que fazemos hoje,todos os amanhãs serão iguais a ontém. E só

[New post] Escola de Samba Colorado do Brás

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Escola de Samba Colorado do Brás by consegpari encontro de Presidentes : Leandro e Tania 19/11/2011 em uma noite super animada a nossa Escola de Samba comemorou 36 anos de história. E foi homenageada por várias outras Escolas de Samba entre elas: a vice-campeã do Rio de Janei