Memória

Estive em São Paulo na semana retrasada e mais uma vez minha memória pregou-me uma das mais fantásticas surpresas.

O Marcos Varotti, saiu para fazer alguns negócios e eu estava junto. Comecei a achar que,embora sem segurança, encontrava-me em território, de alguma maneira, conhecido.

Não sabia o por quê. Ao pararmos em um dos grandes clientes do Marcos, o Simão (Lojas Semaan), começamos conversar sobre negócios, mas algo me perturbava, pois minha cabeça, martelava: – Conheço este lugar. Era algo fora de controle, mas eu tinha certeza de que já estivera ali. Olhei para a esquerda, à direita e, cada vez mais a sensação de familiaridade aumentava.                                                     FRED>>>>

De repente, a luz! Ao olhar a placa indicativa do nome da rua, veio a "pancada": Rua Tiers! Não tive mais dúvidas, alí havia passado bons momentos da infância. Automaticamente perguntei ao Simão onde ficava a fábrica de doces "Confiança"? Por aqui não tinha uma fábrica de tecidos? Onde ficava a loja de fogos Caramuru?

Tenho certeza que era aqui que meus avós moravam!

Chama um, pergunta ao outro, e eu estava exatamente no quarteirão da casa de meus avós.

A fábrica de tecidos não, mas a construção é a mesma, ainda está lá. A fábrica de doces Confiança transformou-se em um shopping e agora vai ser um complexo de lojas para o comércio atacadista e varejo, com grande variedade de produtos, principalmente, produtos chineses.

Uma 25 de Março melhorada.

O Canindé, o Pari, tudo estava ali, até a igreja de Santo Antônio do Pari, onde fui batizado que pegou fogo na torre, mas já está recuperada. Agora é um novo pedaço de São Paulo, mas ainda lembro-me quando meu primo, Alcyr, levou uma "portãozada" na testa quando brincávamos na velha casa (a cicatriz até hoje não me deixa mentir). O Rodolfinho e sua bicicleta, tia Miki, os vendedores de leite de cabra tirado na hora e na frente de casa, e os balões enormes que a fábrica soltava nas festas juninas.
Bons tempos. Obrigado memória.

Transcrito do site espaço e cultura , da Tribuna da região, de Jaboticabal- SP

Autores : Fred e cãoversando.