Saudades do Alto do Pari – Turma da Aparecida e Rio Bonito ::

Autor(a): Camillo Cheratto | história publicada em 12/8/2009

Ao ler várias passagens de moradores do Pari antigo, me veio à memória as gostosuras da minha infância e adolescência, tempos em que estudava no Orestes Guimarães, que ficava onde hoje é o Hospital N. S. do Pari, onde na saída pegava o bonde 49 Canindé, e saltava na curva da Padaria Turim para não pagar passagem.Saudade do tempo em que jogava futebol no campinho da Bom Jardim, e também ia assistir aos jogos do Estrela e do Serra e as vezes assistia aos jogos do Luzitano.

Também me veio à lembrança os meus amigos do time da Aparecidinha, Irineu, Tonhinho bailarina, João alemão, Carlos vacalouca, Oswaldinho grillo, Arnaldo, Miltão e outros.

Tempos em que nesta época de festas juninas fazíamos fogueiras e as nossas mães se uniam e faziam bolos e ficávamos até tarde da noite se divertindo e soltando balões, o que hoje é proibido.

Saudades também das festas da Portuguesa e do Sta. Therezinha, do cinema da Capelinha, que o Seu Mauricio passava após a missa do domingo.

Tempos em que estudava no Ginásio Paulista do Sr. Linão e Dna. Beatriz, e ia pescar na Lagoa da Portuguesa, junto com o Silvino e o Vanderlei Weingrill.

Aos sábados à tarde, na pracinha do fim da cachoeira, ao lado da venda do seu Bernadino, havia disputas de jogos de cacheta e bocha.

Tempos estes que não voltam mais.

Saudades da turma da São Biagio e Rio Bonito, Loreto, Valter, Nelson, Celso, Wilson alemão, Xisto, Totó, Wilson Didi, Ari e seu irmão cabeção.

Tempos estes que não voltam mais e quem os viveu jamais esquecerá.

Vou parar por aqui senão ficarei escrevendo até amanhã.

e-mail do autor: camineusa@hotmail.com

Transcrito do site São Paulo, Minha cidade.
Esta foto é  de alguns anos antes, do tempo ao que o Camillo se refere, porem é da mesma região. Esta foto é da década de 40 e o tempo a que o Camillo indica é da década de 50. Eu lembro de quase todos os personagens de que o Camillo fala, embora eu não fosse dessa turma ,eu era da Rio Bonito.
Essa foto já foi postada aqui no blog e é da Primeira Comunhão da Capela de Nossa Senhora Aparecida no Alto do Pari e pertence ao Arquivo do Domingos Curci Sobrinho.