Pular para o conteúdo principal

Entrevista com frei Leonardo


Mineiro, de Ponte Nova, Frei Leonardo Aureliano dos Reis Teixeira dos Santos nasceu no dia 25 de setembro de 1981, mas conheceu a periferia de São Paulo muito cedo, já que sua família se mudou para a metrópole paulistana em 1986. Filho de José dos Santos e Maria dos Reis Teixeira dos Santos, tem uma irmã, Viviane, que é 6 anos mais nova. Em São Paulo, estudou na escola pública Gustavo Barroso e cresceu nas imediações do bairro do Jaçanã. Hoje nem se arrisca, mas vivia jogando bola descalço no asfalto. Nos primeiros anos de escola era o menor da turma. Quando adolescente, apaixonado por bicicleta, sumia com os amigos e, várias vezes, arrebentou-se pelas trilhas. Durante o Ensino Médio, criou simpatia pelos movimentos sociais e começou a se envolver em protestos e reivindicações de todo tipo. Começou o acompanhamento vocacional em 2000, com Frei Luiz Fernando, do Convento São Francisco, no centro de São Paulo.
Sua formação e estudos iniciou-se no seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga, quando fez o aspirantado em 2001. No ano seguinte, fez o postulantado e, na sequência, tornou-se frade menor ao fazer a primeira profissão no encerramento do ano do Noviciado. A partir de 2004, cursou Filosofia, em Curitiba e, em 2008, seguiu para Petrópolis (RJ), para os estudos de Teologia. Formou-se em 2011 e passou a trabalhar no Sanatório Tavares de Macedo, em Venda das Pedras, onde foi criada uma nova fraternidade franciscana da Província.
Frei Leonardo será ordenado presbítero no próximo dia 10 de março, às 18 horas, na Igreja Santo Antônio do Pari, pelas mãos do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo. Também será ordenado diácono, na mesma celebração, Frei João Francisco da Silva.
Acompanhe a entrevista com o futuro presbítero Frei Leonardo!
Site Franciscanos – Como se deu o seu discernimento vocacional?
Frei Leonardo – Acredito que minha infância pouco diferiu do comum. Vivia distante de qualquer prática religiosa e meus pais sempre me deram muita liberdade. Não me lembro de cobranças para ir à Igreja. Só na juventude, por conta da proximidade com movimentos sociais comecei a me aproximar de alguns grupos da Igreja. A ideia de ir para o seminário apareceu e tomou corpo subitamente. Cheguei a participar de um encontro vocacional com os Missionários do Sagrado Coração, MSC. Fui muito bem recebido, mas o São Francisco (falo do convento) me cativou. Acredito que o verdadeiro discernimento aconteceu durante a Formação Inicial da Ordem Franciscana. Não vim decidido a ser frade, mas decidi ficar à medida que conhecia melhor a Ordem e a Igreja.
Site – Por que escolheu a vida religiosa franciscana?
Frei Leonardo – Principalmente pelo que vi entre os frades do Convento de São Francisco, em São Paulo. Fui muito bem acolhido por Frei Luiz Fernando Mendonça, logo criei simpatia por alguns: Frei José Alves da Cruz, Frei Atílio Abati, Frei Sérgio Calixto, Frei José Timmermann… Naquela época viviam muitos frades ali e achei que se eu fosse entrar para a vida religiosa, era aquele o modelo que eu queria para mim. Só tenho a agradecer àqueles que conheci no curto período de acompanhamento vocacional.
ATIVIDADES PASTORAIS
DE FREI LEONARDO
2004 –Comunidade Sagrado Coração de Jesus, na Dona Fina (Campo Largo – PR) Estágio na Paróquia Santo Estêvão (Ituporanga – SC) Estágio no Convento São Francisco (São Paulo – SP)2005 –Comunidade Nossa Sra. Aparecida, na Santa Ângela (Campo Largo – PR) Estágio na Fraternidade São Francisco Solano, na rádio e paróquia (Curitibanos – SC) Estágio na Fraternidade Bom Jesus dos Perdões (Curitiba – PR)2006 e 2007 –Comunidade da Colônia Mariana (Campo Largo – PR)2006 –Estágio na Fraternidade São Francisco de Assis, no hospital e biblioteca (Bragança – SP) Estágio na Fraternidade São Pedro Apóstolo, na rádio e paróquia (Pato Branco – PR)2007– Estágio na Paróquia Santo Estêvão (Ituporanga – SC)Estágio na Fraternidade Bom Jesus dos Perdões (Curitiba – PR)2008 e 2009 – Comunidade Alto da Derrubada (Petrópolis – RJ)
2008 – Estágio no Noviciado São José (Rodeio – SC)
Estágio no Convento Santo Antônio (Rio de Janeiro – RJ)
2009 – Retiro de Profissão Solene
Estágio no Convento Santo Antônio (Rio de Janeiro – RJ)
2010 e 2011 – Pastoral no Sanatório de Venda das Pedras (Itaboraí – RJ)
2010 – Estágio na Fraternidade Sagrado Coração de Jesus (Petrópolis – RJ)
2010 dez e Jan 2011: Estágio no santuário de São Francisco das Chagas (Canindé – CE)
2011 – Estágio no Instituto Teológico Franciscano
Atualmente: Vive na Fraternidade Nossa Senhora Aparecida, em Venda das Pedras, e é assistente da fraternidade Nossa Senhora dos Anjos, OFS, de Campos dos Goytacazes – RJ
Site – Depois de tantos anos de estudos, você está prestes a ser ordenado presbítero. Fale-nos como está essa expectativa.
Frei Leonardo - Realmente foram muitos anos… 11. Mas estou realmente tranquilo. O processo de formação é marcado por tal gradualidade que acabamos por ver o ministério presbiteral com mais naturalidade. O discernimento que mais criou expectativa em mim foi a Profissão Solene por conta do compromisso vitalício dela decorrente. No caso do presbiterato, preocupo-me mais com o tempo depois de ordenado. Espero ser bom anunciador da palavra, bom sacerdote e bom pastor e, para isto, conto com o auxílio do Espírito Santo e das orações do Povo de Deus.
Site – Desde que terminou o Curso de Teologia, foi indicado pelo governo provincial para trabalhar no Sanatório de Venda das Pedras. Como é este trabalho e qual o papel da nova fraternidade no Sanatório?
Frei Leonardo – Durante os dois últimos anos, descia semanalmente de Petrópolis, onde cursava teologia, para Venda das Pedras, um bairro da cidade de Itaboraí, no Leste fluminense. Lá existe uma antiga colônia onde eram isolados da sociedade os portadores de hanseníase, ou Lepra como se dizia antigamente. Hoje a Hanseníase tem cura. A antiga colônia é quase um bairro, abriga mais de cinco mil pessoas. Vários são filhos de hansenianos, outros são gente que não tinha para onde ir e acabou parando por ali. Ainda existe o Hospital que atende os marcados pelas sequelas da Hanseníase: amputados, cegos, psiquiátricos… Dentro desta colônia há duas capelas e uma residência para os frades. Nosso trabalho é principalmente prestar assistência religiosa a quem vive na área da antiga colônia. Aos poucos pretendemos atender também as comunidades do entorno, onde há uma grande concentração populacional.
Site – São Francisco e Santa Clara têm lugar mundo de hoje?
Frei Leonardo – Francisco e Clara foram geniais em seu tempo porque souberam viver o Evangelho de uma maneira que respondesse aos problemas daquela época. Neste sentido, eles são exemplos iluminadores para encontrarmos sempre a maneira mais adequada de viver o Evangelho hoje.
Site – Que desafios você espera como presbítero?
Frei Leonardo - Algumas dificuldades que a Igreja no Brasil vem enfrentando, como o esvaziamento de várias comunidades e a falta de jovens, são sinal de que nosso modo de apresentar a fé cristã não corresponde ao que as pessoas esperam ou precisam. Creio que o maior desafio seja este: ser ouvido quando anunciar a Palavra. Foi-se o tempo que, pelo fato de ser padre, qualquer discurso era ouvido. Um outro desafio que parece referir-se mais especificamente à própria vida paroquial é visível nas cidades de grande e médio porte, onde há grande fluxo de fiéis entre várias comunidades cristãs católicas. A afinidade com determinada paróquia começa a falar mais alto do que a circunscrição territorial. Isto exige do presbítero certa sensibilidade pastoral para não entrar simplesmente numa espécie de concorrência por fiéis.
Site – Deixe uma mensagem especialmente para aqueles que não conhecem o carisma franciscano.
Frei Leonardo – Não se contentem com o que está nos livros, procurem conhecer os franciscanos de carne e osso!
ORDENAÇÃO DIACONAL
Frei João Francisco da Silva também é natural de São Paulo e nasceu no dia 9 de julho de 1969. Vestiu o hábito franciscano no dia 8 de janeiro de 2006. Deu o seu “sim” definitivo como religioso franciscano no dia 6 de agosto de 2011 na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis. Ele será ordenado diácono por D. Odilo Scherer, na mesma celebração em que Frei Leonardo será ordenado presbítero.



Fonte : Franciscanos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fwd: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás

---------- Mensagem encaminhada ---------- De: "Histórias do Pari" < donotreply@wordpress.com > Data: 29 de novembro de 2011 23:45 Assunto: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás Para: falecom@bairrodopari.com New post on Histórias do Pari Pari em destaque no Jornal do Brás by historiasdopari PARI COMPLETA 431 ANOS Eduardo Cedeño Martellotta O Pari, conhecido como o bairro doce de São Paulo, completou 431 anos no último dia 9 de novembro. Infelizmente, poucas pessoas no bairro lembram dessa data. Responsável por abrigar numerosas fábricas e depósitos de doces no passa

[New post] Reunião do Conseg

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Reunião do Conseg by consegpari Amanhã dia 24/11/2011 acontecerá nossa reunião mensal. Local- Faculdade Cantareira End- Rua Marcos Arruda,729 Horário- às 20:00 horas Venha para a nossa reunião pois se não mudarmos o que fazemos hoje,todos os amanhãs serão iguais a ontém. E só

[New post] Escola de Samba Colorado do Brás

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Escola de Samba Colorado do Brás by consegpari encontro de Presidentes : Leandro e Tania 19/11/2011 em uma noite super animada a nossa Escola de Samba comemorou 36 anos de história. E foi homenageada por várias outras Escolas de Samba entre elas: a vice-campeã do Rio de Janei