Pular para o conteúdo principal

Plantando na Cidade - Hortas


















































































A salada vem do telhado

Quer umas verduras? Vá buscar lá no telhado. O estudante Marcos Victorino, da Faculdade Cantareira, está desenvolvendo um projeto de hortas sobre telhas em espaços pouco valorizados da metrópole, como lajes, quintais e terrenos de imóveis comerciais e residenciais. As hortas foram plantadas no Colégio Jardim São Paulo, na Zona Norte, e no próprio campus da Faculdade Cantareira, no bairro do Belém, ambos na capital paulista.

A produção da horta do colégio tem a participação dos alunos do ensino fundamental, e vai direto para a merenda das crianças. A primeira colheita da horta da faculdade deve acontecer entre esta semana e a semana que vem, e também está prevista para ser consumida localmente. Esse é um dos benefícios: os vegetais vão direto da terra para o prato.

Quanto custa implantar uma horta no alto de um prédio ou casa? O método da produção nas telhas pode ser adaptado a qualquer espaço, desde que haja incidência de sol. As telhas da foto, por exemplo, têm quatro metros de comprimento, e cada uma custa em torno de R$ 150. Uma telha de um metro custa menos da metade desse preço. Fora isso, há ainda o custo com terra e sementes, normalmente encontradas a um preço acessível.

O que barateia a horta suspensa é que a própria telha garante uma impermeabilização adequada, até porque é feita para isso mesmo. O escoamento de água é feito diretamente para uma calha ou ralo que já exista no local.





TV Globo/ Bom-dia São Paulo

TV Globo/Globo Repórter - 5/9/08 - ""dietas energéticas - horta no telhado"

Terra Magazine - "Hortas urbanas combatem aquecimento global" - Portal Terra

Deu na telha: as hortas do Plantando na Cidade - ”Planeta Sustentável - Editora Abril”

Projeto Plantando na Cidade - ”Gastronomia & Negócios - UOL”

Leve a sua horta para passear - ”Planeta Sustentável - Editora Abril”

Revista Vida Simples - Editora Abril - set/08 - "O que der na telha"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hoje é dia...

Hoje é o Dia dos Direitos Humanos Dia dos Direitos Humanos – 10 de dezembro O Dia dos Direitos Humanos apresenta uma oportunidade, a cada ano, de celebrar os direitos humanos, destacar um tema específico e promover o pleno respeito a todos os direitos humanos, por todos, em todos os lugares. Este ano, o foco é sobre os direitos de todas as pessoas – mulheres, jovens, minorias, pessoas com deficiência, povos indígenas, os pobres e marginalizados – para fazer ouvir a sua voz na vida pública e para que ela seja incluída no processo de decisão política. Estes direitos humanos – os direitos à liberdade de opinião e de expressão, de reunião pacífica e de associação, e de participar no governo (artigos 19, 20 e 21 da  Declaração Universal dos Direitos Humanos ) – têm estado no centro das mudanças históricas no mundo árabe nos últimos dois anos, em que milhões foram às ruas para exigir mudanças. Em outras partes do mundo, os “99%” fizeram suas vozes serem ouvidas através ...

RIVAL DO ALLIANZ

RIVAL DO ALLIANZ  A empresa Revee anunciou a construção da Arena Portuguesa, no lugar do Canindé. • 30 mil lugares (jogos) • 50 mil pessoas (shows) • Campo sintético • Investimento de R$ 1 bilhão Além do estádio, será construído um hotel do lado para aumentar a busca por shows. Allianz Parque que se cuide. Fonte : Facebook

Amigos para sempre !

Ilustração : Wagner Wilson usando IA baseada na foto abaixo Frank Wilson, Marlene M. Capela Wilso n e Wagner Wilson na barraca das bebidas da Festa de Santo Antonio do Pari em 2015 Ilustração : Wagner Wilson usando IA baseada na foto abaixo Belissima do Pari : onde a macarronada de quinta-feira é recomentada por esse blog. Ilustração : Wagner Wilson usando IA baseada na foto do Instagram do grupo musical dos 4º Domingos das missas das 19:00 hs da Paróquisa Santo Antonio do Pari. Estilo Estudio Ghibli Ilustração : Wagner Wilson usando IA baseada na foto do Instagram do grupo musical dos 4º Domingos das missas das 19:00 hs da Paróquisa Santo Antonio do Pari. Estilo Mauridio de Souza Produções   Amigos para sempre, mesmo em versões cartoon! 🤩 Quem mais está adorando essas novas versões animadas dos nossos amigos? 😂👫 #AmigosEmCartoon   #NovasVersões   #DiversãoGarantida Fonte : Instagram de Wagner Wilson