Entre os dias 19 e 22 de julho, o Sefras, Serviço Franciscano de Solidariedade, juntamente com a Paróquia franciscana de Santo Antônio do Pari e a Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria (FMM), receberam 170 jovens da Ilha de Guadalupe, Caribe , para uma convivência, em São Paulo, antes da Jorna da Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho no Rio de Janeiro.
A programação da Pré-JMJ, pensada pela equipe organizadora, era para iniciar na terça-feira, (16), mas, infelizmente, diante de uma série de contratempos e problemas técnicos, o voo fretado pelos jovens, não pôde realizar o trajeto até São Paulo, no tempo previsto. Eles só conseguiram chegar na noite de sexta-feira (19), no Pari.
Porém, isso não foi motivo de desânimo. A programação foi refeita afim de proporcionar a eles uma experiência em São Paulo, como parte da Pré-Jornada. Neste sábado (20), alojados no colégio Bom Jesus, ao lado do Sefras e da Paróquia de Santo Antônio, eles iniciaram a manhã com uma mística e algumas orientações sobre o final de semana na cidade. Eles participaram também da missa de envio da juventude realizada pela Arquidiocese de São Paulo, no Campo de Marte, Zona Norte de São Paulo.
No auditório do colégio, os jovens caribenhos, com o seu estilo cultural e musical de cantar e rezar, foram acolhidos pela equipe do Brasil e logo após, divididos em quatro grupos. Conheceram a área comercial do Brás e do Pari, com o intuito de perceberem a realidade do bairro.
O final de semana dos jovens constou ainda com a programação de um encontro com a pastoral da juventude da Paróquia de Santo Antonio, como também passeios na cidade e na segunda-feira, a ida ao Rio de Janeiro que aguarda a presença de cerca de 2 milhões de peregrinos para o encontro com o Papa Francisco.
Comentários