Pular para o conteúdo principal

Milhares de devotos marcam presença no dia do padroeiro

Milhares de devotos marcam presença no dia do padroeiro

“Santo Antônio fala, seus devotos escutam!”
Este foi o tema proposto para os festejos do padroeiro na 99ª Festa de Santo Antônio do Pari, e não faltaram devotos para escutar. Ao longo de todo o dia, milhares de fiéis passaram pela paróquia, em uma das comemorações mais tradicionais na cidade de São Paulo.
A fila para pegar o pão de Santo Antônio, que na crença popular é sinal de fartura para o ano todo, dava a volta na praça. Voluntários trabalhavam na barraca, recebendo doações e organizando a distribuição. Ao lado, freis se revezaram na benção dos pães e dos devotos.
Outro elemento forte de devoção, o bolo de Santo Antônio, foi muito procurado. Mais de 3 toneladas do doce foram feitos pelas senhoras da comunidade, e às 18 horas já não havia mais bolo para quem chegava. Nas mãos de homens, mulheres e crianças, estava o lírio, sinal da pureza do padroeiro.
Foram 10 celebrações no decorrer do dia e desde a primeira, que aconteceu às 6 horas da manhã, centenas de pessoas estiveram presentes. Muitos vão logo cedo, antes de trabalhar e rezam por suas intenções. A igreja permaneceu lotada em todas as missas.
A celebração solene, que aconteceu às 19h30, foi presidida pelo pároco, Frei Adriano Freixo, OFM e concelebrada por Frei José Francisco Santos, OFM e Frei Carlos Lúcio, OFM e Frei Brayan Felipe, OFM.
Este é o primeiro ano de Frei Adriano à frente da paróquia Santo Antônio do Pari. Ele agradeceu a presença dos fiéis e demonstrou seu espanto e sua admiração pela grandiosidade da festa e pelas belas manifestações de fé dos milhares de devotos que estiveram presentes.
Em sua homilia, Frei Adriano falou a respeito da imagem que representa o santo paduano. “Na imagem de Santo Antônio destaca-se Jesus, que é aquele que precisa entrar em nossos corações”, disse.
Isto porque Santo Antônio não quer atrair pessoas para si, mas quer atrair pessoas para Cristo, por isso ele nos apresenta o menino Jesus. “É preciso deixar o menino Deus entrar em nossa vida para que nossa vida se transforme no sonho de Deus”, acrescentou o pároco.
Só é possível sermos portadores da Boa Nova se fizermos em nossos corações e nossa vida morada do Senhor. Para isso, é necessário dar espaço para Ele em nosso cotidiano. “O principal é que deixemos o Senhor entrar para transformar a nossa vida”, exortou Frei Adriano.
Encerrou a homilia animando que os fiéis peçam a Deus para serem pessoas boas, homens e mulheres bons, que façam a diferença no mundo de hoje, em nossa sociedade. “Não nos deixemos contaminar pelo mal, vençamos o mal com o bem”, concluiu.
Após a celebração, a procissão com a imagem de Santo Antônio saiu pelas ruas do bairro, acompanhada pelo Corpo de Bombeiros e fez o trajeto pelas ruas Rio Bonito, Capitão Mor Passos, Coronel Moraes e Doutor Ornelas, e por onde passava atraia os olhares e as preces dos moradores do Pari.
A 99ª Festa de Santo Antônio do Pari acontece até o próximo dia 23 de junho. Alguns itens, como o lírio de Santo Antônio, ainda podem ser adquiridos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal do Brás - 30 anos

Ilustração extraída dos Wilson Studios

Já em franca evidência, o comércio do Brás, Pari, 25 de Março, Bom Retiro, Mooca, Belém e Tatuapé, está de prateleiras lotadas dos milhões de produtos de alta qualidade, à disposição do Turismo de Compras. Só o Brás deverá registrar 2 milhões de pessoas em novembro, passando para 3 e 4 milhões no auge das festividades natalinas.
Segurança
Várias empresas do bairro Brás/Pari já estão adotando até drones para oferecer maior segurança ao Turismo de Compras que deverá atrair mais de 3 milhões de pessoas por dia na região. Além de tudo, a segurança aos compradores será indumentada pelas mais de 200 câmeras de segurança monitoradas pela CET.
Jornal da Propagação Responsável pela divulgação da marcha brasense, o popular Jornal do Brás reduziu os custos de sua tabela, em comemoração aos seus 30 anos dia 20 de outubro. 91.000 temporários De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), espera-se a contratação de 91.000 trab…

Após ação da Lusa na Justiça, leilão do Canindé termina sem lances

Clube se baseia no pedido de tombamento que está em análise no Conselho de Preservação do Patrimônio

Gonçalo Junior e Marcius Azevedo, O Estado de S.Paulo 09 de maio de 2019 | 15h41

Após a Portuguesa entrar com uma petição na 14ª Vara Cível da Capital de São Paulo para suspender o leilão de parte do terreno do Canindé, marcado para esta quinta-feira, não surgiram interessados. Para acionar a Justiça, o clube se baseou no pedido de tombamento enviado para Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (Compresp) no dia 12 de abril. No entendimento do clube, o leilão só pode ser concluído após a decisão definitiva sobre o tombamento do complexo Oswaldo Teixeira Duarte, formado pelo estádio do Canindé e o clube social.

Aloha, Rotary!

Aloha, Rotary!
Conheça o verdadeiro espírito do aloha e do Rotary ao lado de familiares, amigos e outros rotarianos na cidade de Honolulu. Será o ambiente ideal para celebrarmos, colaborarmos e estreitarmos nossos laços de amizade, desfrutando do calor e da hospitalidade havaianos. A Convenção é uma das únicas oportunidades de reunirmos pessoas em ação do mundo inteiro para comemorar as conquistas do Rotary. Nossos oradores o motivarão ainda mais a se dedicar aos serviços humanitários e abordarão novas perspectivas relacionadas ao nosso trabalho global. Aproveite para rever velhos amigos, fazer novos contatos e explorar tudo o que o evento tem a oferecer. Você voltará para casa energizado e inspirado a continuar trabalhando pelo bem do próximo. Não perca a chance de compartilhar o seu aloha com toda a família rotária na nossa Convenção em Honolulu, de 6 a 10 de junho de 2020. Inscreva-se agora e economize Faça sua inscrição até 15 de dezembro pelo site riconvention.org para aproveitar o p…