Pular para o conteúdo principal

Milhares de devotos marcam presença no dia do padroeiro

Milhares de devotos marcam presença no dia do padroeiro

“Santo Antônio fala, seus devotos escutam!”
Este foi o tema proposto para os festejos do padroeiro na 99ª Festa de Santo Antônio do Pari, e não faltaram devotos para escutar. Ao longo de todo o dia, milhares de fiéis passaram pela paróquia, em uma das comemorações mais tradicionais na cidade de São Paulo.
A fila para pegar o pão de Santo Antônio, que na crença popular é sinal de fartura para o ano todo, dava a volta na praça. Voluntários trabalhavam na barraca, recebendo doações e organizando a distribuição. Ao lado, freis se revezaram na benção dos pães e dos devotos.
Outro elemento forte de devoção, o bolo de Santo Antônio, foi muito procurado. Mais de 3 toneladas do doce foram feitos pelas senhoras da comunidade, e às 18 horas já não havia mais bolo para quem chegava. Nas mãos de homens, mulheres e crianças, estava o lírio, sinal da pureza do padroeiro.
Foram 10 celebrações no decorrer do dia e desde a primeira, que aconteceu às 6 horas da manhã, centenas de pessoas estiveram presentes. Muitos vão logo cedo, antes de trabalhar e rezam por suas intenções. A igreja permaneceu lotada em todas as missas.
A celebração solene, que aconteceu às 19h30, foi presidida pelo pároco, Frei Adriano Freixo, OFM e concelebrada por Frei José Francisco Santos, OFM e Frei Carlos Lúcio, OFM e Frei Brayan Felipe, OFM.
Este é o primeiro ano de Frei Adriano à frente da paróquia Santo Antônio do Pari. Ele agradeceu a presença dos fiéis e demonstrou seu espanto e sua admiração pela grandiosidade da festa e pelas belas manifestações de fé dos milhares de devotos que estiveram presentes.
Em sua homilia, Frei Adriano falou a respeito da imagem que representa o santo paduano. “Na imagem de Santo Antônio destaca-se Jesus, que é aquele que precisa entrar em nossos corações”, disse.
Isto porque Santo Antônio não quer atrair pessoas para si, mas quer atrair pessoas para Cristo, por isso ele nos apresenta o menino Jesus. “É preciso deixar o menino Deus entrar em nossa vida para que nossa vida se transforme no sonho de Deus”, acrescentou o pároco.
Só é possível sermos portadores da Boa Nova se fizermos em nossos corações e nossa vida morada do Senhor. Para isso, é necessário dar espaço para Ele em nosso cotidiano. “O principal é que deixemos o Senhor entrar para transformar a nossa vida”, exortou Frei Adriano.
Encerrou a homilia animando que os fiéis peçam a Deus para serem pessoas boas, homens e mulheres bons, que façam a diferença no mundo de hoje, em nossa sociedade. “Não nos deixemos contaminar pelo mal, vençamos o mal com o bem”, concluiu.
Após a celebração, a procissão com a imagem de Santo Antônio saiu pelas ruas do bairro, acompanhada pelo Corpo de Bombeiros e fez o trajeto pelas ruas Rio Bonito, Capitão Mor Passos, Coronel Moraes e Doutor Ornelas, e por onde passava atraia os olhares e as preces dos moradores do Pari.
A 99ª Festa de Santo Antônio do Pari acontece até o próximo dia 23 de junho. Alguns itens, como o lírio de Santo Antônio, ainda podem ser adquiridos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[New post] Reunião do Conseg

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Reunião do Conseg by consegpari Amanhã dia 24/11/2011 acontecerá nossa reunião mensal. Local- Faculdade Cantareira End- Rua Marcos Arruda,729 Horário- às 20:00 horas Venha para a nossa reunião pois se não mudarmos o que fazemos hoje,todos os amanhãs serão iguais a ontém. E só

[New post] Escola de Samba Colorado do Brás

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Escola de Samba Colorado do Brás by consegpari encontro de Presidentes : Leandro e Tania 19/11/2011 em uma noite super animada a nossa Escola de Samba comemorou 36 anos de história. E foi homenageada por várias outras Escolas de Samba entre elas: a vice-campeã do Rio de Janei

Fwd: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás

---------- Mensagem encaminhada ---------- De: "Histórias do Pari" < donotreply@wordpress.com > Data: 29 de novembro de 2011 23:45 Assunto: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás Para: falecom@bairrodopari.com New post on Histórias do Pari Pari em destaque no Jornal do Brás by historiasdopari PARI COMPLETA 431 ANOS Eduardo Cedeño Martellotta O Pari, conhecido como o bairro doce de São Paulo, completou 431 anos no último dia 9 de novembro. Infelizmente, poucas pessoas no bairro lembram dessa data. Responsável por abrigar numerosas fábricas e depósitos de doces no passa