Imigrantes bolivianos participam de mutirão do Verdejando no Pari

Plantio foi realizado na Praça Kantuta, ponto de encontro da comunidade.
Espécie escolhida foi coração-negro, que chega a atingir 20 metros.

Do G1 São Paulo

Comente agora

Um grupo de bolivianos participou do mutirão do Verdejando na Praça Kantuta, no bairro do Pari, no Centro de São Paulo. O nome da praça é uma referência para a comunidade boliviana, já que a kantuta é uma planta típica da Bolívia. Ela tem flores vermelhas, amarelas e verdes, as mesmas cores da bandeira do país.

"Plantar aqui uma árvore, estou achando muito bom. Toda comunidade vem aqui passear, para comer, todo mundo vem aqui", conta a comerciante boliviana Jane Casillo Aliaga.

A espécie escolhida para o plantio é o coração-de-negro. "Essa aqui é uma árvore de crescimento lento, ela vai chegar a 15, 20 metros de porte, vai dar uma sombra gostosa. Vai ter umas florzinhas brancas pequenininhas, não muito grandes", explica Alexandre Valdez, engenheiro agrônomo da Prefeitura.

Para o plantio da espécie e garantir seu crescimento, é necessário fazer a compostagem da terra e amarrar a planta para que ela cresça na posição correta. "A gente sempre traz compostagem que é uma terra adubada. Então a gente vai trabalhar com uma terra melhor e depois a gente amarra a planta.