Pular para o conteúdo principal

[Circo do Parito] Fwd: O PAPEL DAS IGREJAS NA DITADURA - Coleta Pública de Testemunhos


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: JBM <josinob7@gmail.com>
Data: 23 de outubro de 2014 01:54
Assunto: Fwd: O PAPEL DAS IGREJAS NA DITADURA - Coleta Pública de Testemunhos
Para:



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Pastoral Fé e Politica - ArquidioceseSP <contato@pastoralfp.com>
Data: 22 de outubro de 2014 23:28
Assunto: O PAPEL DAS IGREJAS NA DITADURA - Coleta Pública de Testemunhos
Para: Pastoral Fé e Politica - Arquidiocese SP <contato@pastoralfp.com>


Governo de São Paulo e Secretaria da Cultura apresentam no
Memorial da Resistência de São Paulo

O PAPEL DAS IGREJAS NA DITADURA

Coleta Pública de Testemunhos
Sábado, 25 de outubro de 2014, das 14h às 17h30
Largo General Osório, 66 – Luz
Auditório Vitae – 5º andar
 
Durante a ditadura civil-militar (1964-1985), distintos grupos religiosos tiveram participações decisivas no contexto sociopolítico do período, tanto na resistência como também no apoio ao governo, sobretudo nos primeiros anos a partir do golpe.
 
Esta mesa pública de testemunhos – O Papel das Igrejas na Ditadura – contará com a presença de Anivaldo Padilha, Waldemar Rossi, Frei Carlos Josaphat, Magali Cunha e Alberto Kleinas. Por meio de suas trajetórias de militância e pesquisas, os convidados apresentarão um panorama sobre os distintos envolvimentos das Igrejas durante o período.
 
As Coletas Públicas de Testemunhos são parte do Programa Coleta Regular de Testemunhos do Memorial da Resistência de São Paulo, que tem como objetivo preservar as memórias da resistência e da repressão políticas por meio dos testemunhos dos protagonistas da resistência.
 
PROGRAMAÇÃO
14h00 – Boas-vindas. Coordenação: Karina Alves Teixeira (Memorial da Resistência de São Paulo)
14h15 – Mesa de Testemunhos
MediaçãoAnivaldo Padilha (Ex-preso político, jornalista, foi diretor do Departamento Nacional da Juventude da Igreja Metodista, militante da Ação Popular – AP e do movimento ecumênico nacional e internacional. Após a prisão, passou treze anos no exílio, onde continuou sua luta contra a ditadura. É coordenador do Grupo de Trabalho "O Papel das Igrejas durante a Ditadura", da Comissão Nacional da Verdade).
 
Waldemar Rossi (Ex-preso político, operário, iniciou sua militância na Juventude Operária Católica – JOC. Foi uma das principais lideranças da Pastoral Operária – PO, e da Oposição Sindical Metalúrgica – OSM. Foi convidado por D. Paulo Evaristo Arns a fazer parte da Comissão Justiça e Paz. Hoje, continua sua militância no meio sindical, em movimentos populares e na luta por memória e justiça)
 
Frei Carlos Josaphat (Frei Dominicano, teólogo, defensor dos Direitos Humanos e das Reformas de Base. Adepto do "método Paulo Freire" e da pedagogia libertadora. Colaborou com o Jornal Brasil Urgente e o Jornal do Povo. Professor emérito da Universidade de Fribourg – Suíça, tem suas principais obras publicadas no Brasil e no exterior).
 
Magali Cunha (Professora e doutora em Ciências da Comunicação, tem experiência nas áreas de Comunicação e Cultura, Comunicação e Imaginário, Comunicação e Religião. Integra a diretoria da Associação Internacional Mídia, Religião e Cultura. É pesquisadora do Grupo de Trabalho "O Papel das Igrejas durante a Ditadura", da Comissão Nacional da Verdade)
 
Alberto Kleinas (Cientista Social, professor, pesquisador especializado nos temas da trajetória da esquerda judaica paulista, política internacional, diplomacia e relações internacionais Brasil-Israel, conflito árabe-israelense. Atualmente é assessor técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura Municipal de São Paulo)
 
 
17h00 – Debate
Informações à imprensa:
Carla Oliveira – (11) 3324 1007 – coliveira@pinacoteca.org.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243 – jmferreira@sp.gov.br
Natália Inzinna – (11) 3339-8162 – ninzinna@sp.gov.br
 

Minha fé é política porque ela não suporta separação entre o corpo de Jesus e o corpo de um irmão.
Minha fé é política porque crê que a economia pode mudar um dia e ser toda solidária.
Minha fé é política porque acredito na juventude, na sua força e inquietude, no seu poder de diferença
e na força da velhice que com sua sabedoria e experiencia ainda tem muito a colaborar, para um país justo, igualitário sem tantas injustiças sociais.. 
 
Pastoral Fé e Política
Arquidiocese de São Paulo
A partir de Jesus Cristo em busca do bem comum
 
Caso não queira receber os nossos informes, por favor, responder esse e-mail com o assunto "Remover meu e-mail da lista
 



--
Caso não queira receber nossas mensagens responda este, com a palavra DELETAR
 
A Doação, é a Unica e Verdadeira Ação de quem AMA, Josino



--
Postado por Blogger no Circo do Parito em 10/22/2014 09:13:00 PM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Samuel - Menino de Rua

Os caminhos da vida nos levam a destinos que muitas vezes não esperamos. As esquinas são cruéis. As noites e dias tornam-se cada vez mais difíceis de suportar. A explicação é única. Solidão. As ruas que dormimos nelas nos passam dores que ficam alojadas no corpo para toda a vida. Sou um menino de rua. Tornei-me um deles. Num dia desses, num passeio pelo centro de uma capital me perdi dos meus pais. Fique na multidão. Gritei. Chorei. Não adiantou. Fiquei só no mundo. Mesmo assim, não perdi, em momento algum, a vontade de vencer. Samuel se perde dos pais e vira menino de rua... É bem verdade, que mesmo só pelas ruas Direita, São Bento, XV de Novembro, e tantas outras, prédios antigos e modernos, não me fizeram perder meus sonhos. Captei a mensagem de que para vencer, basta lutar. Alguém me disse que aquilo que plantamos, colhemos. Dizem que é uma lei da natureza. Nua e crua. Então resolvi, que seria muito legal para mim, trabalhar. Juntar forças para conseguir alguma coisa melhor

[Circo do Parito] Fwd: JOSINO 12444

---------- Mensagem encaminhada ---------- De: JBM < josinob7@gmail.com > Data: 4 de setembro de 2014 00:24 Assunto: JOSINO 12444 Para: josy monteiro < monteiro2984@yahoo.com.br >, a < thiego_riker@hotmail.com >, adolfo silva < arsvidio@hotmail.com >, Alberto Bittencourt < abitt9@gmail.com >, " albino.peixe@terra.com.br " < albino.peixe@terra.com.br >, amanda oliveira < amanda.c3@hotmail.com >, " anborges06@terra.com.br " < anborges06@terra.com.br >, Britto < britto@znnalinha.com.br >, CARLOS GUAITA GARNICA < advck@yahoo.com.br >, " ccc-juridica@uol.com.br " < ccc-juridica@uol.com.br >, Celize Florian < celizeflorian@yahoo.com.br >, " cesarcsb@terra.com.br " < cesarcsb@terra.com.br >, Daisy de Almeida Ribeiro < daisealmeida@uol.com.br >, " daisy@fernandolucio.com.br " < daisy@fernandolucio.com.br >, " dante@odraude.com.br " < dante@

Pizzaria & Esfiharia Pari

Faça sua escolha!! Esfihas a partir de R$ 5,00. Não perca tempo, aproveite, temos promoções válidas para todos os dias!! Atendimento salão e delivery Terça a domingo das 17h às 23h45 Tel.: 2339-4657 e 94599-9308 Avenida Carlos de Campos, 248 Pari PEDIDOS E CARDÁPIO COMPLETO app baixado no Google play PIZZARIA E ESFIHARIA PARI ou site WWW.PIZZARIAEESFIHARIAPARI.COM.BR