Pular para o conteúdo principal

CADES FAZ PARCERIA COM RECICLÁZARO

Objetivo é desenvolver trabalho de educação ambiental na região junto aos lojistas

Em visita à nossa redação, dia 19 de março último, os membros conselheiros titulares do CADES – Conselho Municipal do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Subprefeitura Mooca – gestão 2014-2016, Péricles Formigoni e Wagner Wilson, anunciaram que recentemente fizeram visita à Associação Reciclázaro, dentro do Cefopea (av. Ariston de Azevedo, 10, Belém), e firmaram uma importante parceria com a entidade para tratar de assuntos como resíduos sólidos, educação ambiental e mobilidade urbana. A Reciclázaro tem o projeto Coleta Seletiva Solidária – Reciclando Vidas e lá funciona a Cooperativa Vitória do Belém.
O objetivo, segundo Péricles, presidente do Instituto Pró-Diversidade, é buscar a integração com a comunidade para fazer a usina de reciclagem da Reciclázaro funcionar com capacidade maior. Os dois pretendem, num primeiro momento, realizar visitas aos lojistas da região Brás/Pari para orientá-los sobre o lixo – têxtil e orgânico. “Vamos buscar uma forma de esse lixo chegar diretamente à usina de reciclagem”, disse Péricles.
Image
Wagner Wilson, Péricles Formigoni e o jornalista Anderson Andrade, que fará os boletins mensais do CADES

Para ele, a situação do lixo no Brás tem um conceito histórico e cultural e tem a ver a formação do próprio bairro. Existem, segundo Péricles, três fatores que favorecem a proliferação do lixo: o descuido, a distância que existe, porque os lojistas não são moradores da região, e também, a falsa crença de que é caro ter atitudes sustentáveis, como reciclar e tentar reaproveitar o consumo consciente. “Os lojistas não ficam à noite para ver o impacto que isso gera em termos de qualidade de vida. E não existe um planejamento urbano, de forma eficiente, sobre como administrar esse lixo, integrando as pessoas aqui na região”.

Educação ambiental para moradores e lojistas
O CADES entende que a melhor saída para resolver esse problema histórico do lixo no Brás é capacitar lojistas da região e inclusive carrinheiros, por meio de educação ambiental. Péricles e Wagner estão dispostos a fazer essa capacitação. Existe um jogo de empurra-empurra, segundo ele, que começa na porta da casa do morador ou comerciante, vai ao depósito e depois chega até ao aterro. “Não interessa o descarte. A melhor alternativa é a reciclagem”, ressaltou Péricles. A ideia é desenvolver estratégias transversais que consigam aproximar o lojista da Reciclázaro e do CADES.
As galerias do Brás são muito antigas e já não suportam a sujeira, ficando entupidas. A consequência disso são os alagamentos, sobre o que a Subprefeitura Mooca tem realizado diversas obras de drenagem para o combate das enchentes.
Para Wagner Wilson, a empresa contratada pela Prefeitura responsável pela coleta de lixo, Loga, faz a sua parte. O problema é que a Loga não dá mais conta de tanto lixo.
Wagner disse que a educação ambiental do lojista do Bom Retiro, também um bairro têxtil, não é a mesma do lojista do Brás. “No Brás e no Pari, é um descuido total. Os moradores não aguentam mais tanta sujeira”, disse ele, finalizando a entrevista.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIVAL DO ALLIANZ

RIVAL DO ALLIANZ  A empresa Revee anunciou a construção da Arena Portuguesa, no lugar do Canindé. • 30 mil lugares (jogos) • 50 mil pessoas (shows) • Campo sintético • Investimento de R$ 1 bilhão Além do estádio, será construído um hotel do lado para aumentar a busca por shows. Allianz Parque que se cuide. Fonte : Facebook

Arena Portuguesa

O time da Portuguesa tem grande apelo junto à comunidade de imigrantes portugueses.  Localizado em área de grande oferta de infraestrutura na região central da cidade de São Paulo e que terá como principal fonte de receita os eventos ligados ao entretenimento e a negócios, o estádio de 30.000 assentos que será construído inicialmente para 25.000.  Toda a área premium, como camarotes e assentos business, foi concentrada apenas no setor oeste, o qual possui interligação com o futuro hotel e centro de eventos.  Desta forma, os lounges e espaços considerados “vips” do estádio, serão compartilhados com eventos dos demais empreendimentos, potencializando seu uso e também as receitas. Fonte : Fernandes Arquitetos Associados  Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Ricardo Nunes (@prefeitoricardonunes)  Saiba mais  Gazeta do Pari  Google

Belissima do Pari

Caríssimos,  Estamos estreitando um patrocinador em nova fase do blog/revista. Trata-se da Lanchonete Belissima do Pari. Tradicional no bairro do Pari , Canindé e Brás, capitaneada pelo Sr. José, com funcionários atenciosos e uma variedade de lanches e refeições em um ambiente familiar onde proporciona um local de pós-trabalho sensacional. Conheça a simpatia, e o conhecimento do profissionalismo do Sr. José.   Colaboradores  Wagner Wilson MTB  73.924SP Luiz Fernando Elaur Zanes MTB 00608796SP v Lanchonete Belissima do Pari Rua Hannemann, 469, São Paulo, Brasil, 03031-040 Fotos que se Tornaram Personagens da Turma da Mônica - Você já imaginou se tornar um personagem da Turma da Mônica? : Agora é possível, com essas fotos incríveis que transformam pessoas em personagens da turma! - Deixa a criatividade fluir: Essas fotos são uma ótima maneira de se divertir e criar memórias inesquecíveis. Foto da Festa de Santo Antonio 2015 em frente a Belissima do Pari Entre em...