Hoje postaremos na seção "Pariense famoso" o nome de uma das mais respeitadas pessoas do Pari.
Dado ao seu espírito de dignidade , de servir ao próximo, sempre com uma palavra de carinho, de amor a todos que dela se acercavam.
Trata-se da sra. Maria José Furquim Curci ( Dona Pina ). Inúmeros os benefícios prestados à sociedade em geral, graças ao seu espírito altruísta.
Extraímos do site da Associação Beneficente Santa Joana D'Arc um breve histórico das atividades dessa pessoa iluminada , que nutria uma verdadeira paixão em servir ao próximo.
"O Centro Espírita Catherine de Médicis foi fundado em 1º de dezembro de 1936 pela médium Dona Pina (Maria José Furquim Curci) e seu marido, Ademar Tremosequi Curci, na rua Capitão Mor Passos, nº 86 - bairro do Pari,- com a finalidade de difundir a doutrina espírita e os ensinamentos de Allan Kardec.
O desenvolvimento e mediunidade de Dona Pina se deu através do espírito Cocana e logo após começou a ocorrer a comunicação do espírito de Pai Jacob.
Ao longo dos anos, sempre no dia 21 de dezembro, dia de homenagem a Pai Jacob, Dona Pina distribuia mantimentos e brinquedos às famílias carentes através de doações conseguidas.
Passados mais de 30 anos, Pai Jacob pediu que os recursos das doações fossem guardados para darmos início à construção de uma maternidade para mães carentes. Procurado o local, a Prefeitura de Guarulhos - SP cedeu o terreno para esse fim, primeiro através de comodato por 20 anos, mas com o início da construção, aconteceu a doação para o Centro.
Muitos anos se passaram em função dos poucos recursos, mas finalmente em outubro de 2003, aconteceu a inauguração da Maternidade Jesus, José e Maria, quando Dona Pina já não estava mais entre nós, pois desencarnara em 1995.
A Maternidade, atualmente, faz 450 partos por mês, com um total aproximado de 30.000 partos assistidos até hoje, sendo a 3ª maternidade do Estado de São Paulo em número de partos/mês, com o atendimento totalmente pelo SUS.
Já está em estudo o projeto de um novo hospital, o Hospital da Mulher, que atenderá todas as especialidades referentes à mulher, inclusive o tratamento do câncer de útero e mamas.
O terreno já foi doado pela Prefeitura e os recursos já estão sendo liberados pelo Governo do Estado. "
Sempre é bom lembrar, que Dona Pina tem o seu nome lembrado
no nome da Maternidade que além Jesus, José e Maria, também leva o seu nome.
Comentários