Pular para o conteúdo principal

Fwd: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: "Histórias do Pari" <donotreply@wordpress.com>
Data: 29 de novembro de 2011 23:45
Assunto: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás
Para: falecom@bairrodopari.com



New post on Histórias do Pari

Pari em destaque no Jornal do Brás

by historiasdopari
PARI COMPLETA 431 ANOS
Eduardo Cedeño Martellotta
O Pari, conhecido como o bairro doce de São Paulo, completou 431 anos no último dia 9 de novembro. Infelizmente, poucas pessoas no bairro lembram dessa data.
Responsável por abrigar numerosas fábricas e depósitos de doces no passado, oriundos de imigrantes portugueses, o Pari está cravado entre os rios Tamanduateí e Tietê, e tem uma história interessante em torno do seu nome: pari era uma cerca de taquara ou cipó, armadilha estendida de mar a mar para pescar peixes. No caso, eles eram pescados principalmente nos rios Tietê e Tamanduateí, que ficavam próximos e eram rios piscosos, próprios para a instalação de "paris". Constituído essencialmente por pescadores, seus habitantes eram formados por índios, portugueses e mamelucos. Situado em uma região de alagamentos, o Pari foi uma parte importante para a sobrevivência e o crescimento da cidade durante seus primeiros séculos, enquanto a alimentação dos moradores era resultado da pesca.
Em entrevista ao Jornal do Brás, o pároco da Igreja Santo Antônio do Pari, Frei Gilmar, conta que muitas famílias têm hoje o Pari como referência, mesmo não morando no bairro. "As pessoas ainda cultivam um carinho muito grande pelo bairro", diz ele, acrescentando que a comemoração pode servir para que as autoridades olhem com mais carinho pelo Pari. "Algumas ruas do Pari são escuras". Outras preocupações são as calçadas deterioradas, a coleta de lixo e a insegurança, esta devido a Feira da Madrugada. "O bairro está se transformando cada vez mais num bairro comercial", diz Frei Gilmar, favorável à construção de uma estação do Metrô no Pari.
Esporte nos clubes e bons amigos
Nascido e criado na "República dos Estados Unidos do Pari" há 62 anos, Antonio Carlos Gaba, conta que, para ele, o bairro é um dos melhores da Capital. "O Pari é muito gostoso, tem muito esporte nos clubes. Tenho bons amigos aqui", gaba-se Gabinha, ex-presidente do Estrela do Pari. Ele lembra que, com a chegada dos bolivianos, a partir da década de 1990, foi por meio do Jornal do Brás que a comunidade boliviana passou a se reunir aos finais de semana na Praça Kantuta, e não mais na Praça Padre Bento, o que gerava protestos. Mas, para ele, o Pari perdeu sua característica de bairro doce."Morador do bairro não tem mais espaço para estacionar seu carro. Faltam estacionamentos", reclama. Outro problema é que caminhão parado na porta deixa o morador descontente, fazendo com que migre para a Vil a Maria e Vila Guilherme. "Eu amo pra caramba este lindo bairro", finaliza Gabinha.
Família Tempone
Sucessor de uma tradicional família do Pari, Sérgio Tempone é dono do Restaurante Tempone, da rua Rio Bonito, 1.421. Ele lembra, com enorme saudade, da Padaria Brasil, de seu avô, Domenico Tempone. No local hoje está a Casa Forte. O restaurante surgiu há 44 anos como bar de aperitivos. "Só haviam residências, fábricas e depósitos de doces no Pari", recorda-se Sérgio, que trabalha no restaurante com a esposa Vera Lúcia e os filhos Márcio e Marco. "Tem muitas famílias que mudaram do bairro mas continuam frequentando aqui, pela sua história".
Saída de moradores
Delegado titular há 20 meses do 12º DP da rua Rio Bonito, 950, o Dr Eder Pereira e Silva confirma o êxodo dos moradores do Pari. "A população é muito carinhosa e educada, mas está saindo do bairro, pelo aumento do comércio. Procuramos dar a tranquilidade aos moradores".
Moradora fiel do Pari
Marlene Martins Capela nasceu, foi criada, cresceu e estudou no Pari, e tem um carinho especial pelo bairro. Ainda mora no Pari.
Ela lembra o recente caso de uma antiga moradora que teve sua casa derrubada, de um dia para o outro, para dar uso a um prédio comercial. "A casa começou a rachar", explica Marlene.
Hoje os imóveis do Pari estão mais valorizados do que os do Morumbi, acredita ela, que administra a Boutique Cigana, loja existente no Pari desde 1976, na rua Rodrigues dos Santos. "Aqui tem uma história de vida". Marlene lembra que o entorno inteiro tinha imóveis do seu pai, o saudoso Manoel Dias Capela.
Ela não gosta do esvaziamento do bairro a partir do final da tarde e do barulho na Feira da Madrugada. Apesar disso, Marlene não quer sair do bairro. Outro fato que a incomoda é que o Pari deixou de ser um bairro familiar. Outrora, acendia-se fogueiras nas festas juninas e sentava-se nas calçadas para conversar. Tudo isso acabou. "Os vizinhos não olham mais para a cara do outro", lamenta ela.
Cronologia do Pari
1867 – inauguração, pela São Paulo Railway, do Pátio Pari (pátio de manobras dos trens)
Início do século XX – vinda de um grande fluxo de imigrantes europeus
1908 – para tentar acabar com os constantes transbordamentos nos arredores do rio Tamanduateí, a Prefeitura mandou solevar uma grande extensão da várzea do rio. Foram cobertos com dois metros de terra as planícies do Brás, passando por Pari, até a Mooca.
2 de fevereiro de 1914 – fundação da paróquia Santo Antônio do Pari
3 de fevereiro de 1919 – início das atividades do Colégio Bom Jesus do Pari
Década de 1940 - sírios e libaneses passam a integrar o bairro
Década de 1960 – o Pari passa por um processo de degradação e esvaziamento populacional
1978 – fundação do Colégio da Polícia Militar
Década de 1980 – bairro passa a abrigar um grande contingente da colônia coreana
1984 – fundação do Colégio Saint Clair
Década de 1990 – o Pari começa a receber um grande número de imigrantes bolivianos
Início do século XXI – atualmente o bairro do Pari é conhecido como um dos maiores polos da indústria de confecções do país, sendo visitado diariamente por consumidores vindos de diversas regiões do Brasil e até do exterior, para adquirir confecções e produtos de vestuário nas centenas de lojas que comercializam tanto no atacado como no varejo, localizadas principalmente nas ruas Silva Teles, Maria Marcolina, Oriente entre outras, se estendendo até o bairro do Brás, formando com o comércio deste bairro vizinho um único centro comercial. A av. Vautier especializa-se no comércio de utilidades domésticas.
Frei Gilmar
Trabalhando há 17 anos no Pari, o carteiro Edivaldo gosta muito do bairro. Sobre a mistura de povos, ele pede mais respeito. "O pessoal que vem de fora, às vezes quer ser mais do que a gente, que moramos há muito tempo aqui", reclama.
Saudades da Confiança
"Quando criança, estudava no Grupo Escolar Eduardo Prado, e ao sair da escola, eu e alguns amigos, íamos até a fábrica da Confiança na rua Alexandrino Pedroso esquina com a Vautier, pegar umas balinhas e biscoitos grátis. A Confiança tinha uma bandeja grande sobre o balcão para os fregueses experimentarem seus produtos. Nós, crianças, aproveitávamos... Claro que eles sabiam. Desde aquela época, 1963, 1964, 1965... os proprietários já aplicavam o então desconhecido marketing" – Pedro Nastri
A cabeleireira Edinete Braga, 55 anos, mora há oito anos no Pari, e optou em se estabelecer no bairro, para estar mais perto do seu trabalho. "Só não gosto do Pari no final de semana, por se tornar muito pacato. Falta área de lazer e mais cuidado com a Praça Padre Bento, que há dez anos era mais bonita".
Dr Eder, delegado titular do 12º DP Pari
Rua Rio Bonito divide o Pari com o Brás
Pari na década de 60. Prédio à direita da Confiança
Aqui é o campo do Serra Morena (Arquivo de Domingos Curci Sobrinho, tirado do blog do Jaime, "Histórias do Pari")
Matéria do Jornal do Brás, do Milton Thame.
historiasdopari | Novembro 29, 2011 at 10:45 pm | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/pIYGg-1iZ
Comentário See all comments

Trouble clicking? Copy and paste this URL into your browser:
http://historiasdopari.wordpress.com/2011/11/29/pari-em-destaque-no-jornal-do-bras/
Obrigado por voar com WordPress.com


--
Bairro do Pari
http://www.bairrodopari.com
Tel.: 7335-9500

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[New post] Reunião do Conseg

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Reunião do Conseg by consegpari Amanhã dia 24/11/2011 acontecerá nossa reunião mensal. Local- Faculdade Cantareira End- Rua Marcos Arruda,729 Horário- às 20:00 horas Venha para a nossa reunião pois se não mudarmos o que fazemos hoje,todos os amanhãs serão iguais a ontém. E só

[New post] Escola de Samba Colorado do Brás

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Escola de Samba Colorado do Brás by consegpari encontro de Presidentes : Leandro e Tania 19/11/2011 em uma noite super animada a nossa Escola de Samba comemorou 36 anos de história. E foi homenageada por várias outras Escolas de Samba entre elas: a vice-campeã do Rio de Janei