Pular para o conteúdo principal

Dicas pra você arrasar no churrasco e cortes que “cabem no bolso”

Marcelo Duarte

Confira as dicas do especialista em churrasco, Nilson Pinto, do Churrasco Vip, que sugere desde como acender o fogo até os melhores molhos, além das carnes que rendem um bom churrasco e não estão com os preços nas alturas


Apesar de a história do churrasco ter começado em meados do século XVII no Brasil, fazer um belo churrasco nem sempre é uma tarefa simples. Principalmente para o brasileiro, não se trata apenas “de uma refeição”, mas sim de um evento social.

Pensando em simplificar a tarefa, preparei algumas dicas que vão te ajudar a fazer bem-feito na hora do seu churrasco:

Planejamento: é preciso saber a quantidade de pessoas, escolher os cortes e receitas que serão preparados.

Hoje, a qualidade da carne é essencial e, com a evolução do churrasco, temos ainda mais opções. Por isso, aposte em marcas boas, pois entregam um padrão alto de qualidade sem chances de muito erro.

Quantidade de carne: eu indico uma média de 500 gramas por pessoa, a depender da duração do seu churrasco.

Em eventos, para ter certeza de que não irá faltar, eu costumo levar em conta cerca de 1kg por pessoa, mas, claro, essa é uma quantidade bem exagerada. O importante é achar o equilíbrio, para que a carne não acabe.

Fogo: acenda sua churrasqueira bem antes do horário planejado para começar a servir os convidados. Eu costumo utilizar briquete ao invés de carvão, basicamente é um prensado de pó de carvão e costuma durar muito mais no churrasco, além de não ser necessário repor. Vale a pena avaliar essa substituição.

Para saber o ponto do braseiro, coloque a mão próxima à grelha e conte até cinco segundos, então, o fogo deve estar quente a ponto de não ser possível permanecer com a mão próxima a grelha por esse tempo.

Acompanhamentos: uma farofa e vinagrete vão bem, mas sabemos que hoje o churrasco vai além disso! Portanto, escolha aperitivos diferentes, como os próprios legumes na grelha. Uma dica valiosa: tempere com páprica, sal e azeite.

Molhos: você pode preparar molhos para acompanhar os seus cortes. Maionese verde, salsa criolla ou chimichurri combinam com carne de cocção rápida, como picanha, fraldinha, bife ancho, entre outras. Para os cortes suínos, os molhos agridoce são os favoritos.

Sugestões de 5 cortes bovinos para você economizar no churrasco

Na atual situação e com o aumento expressivo no valor das carnes, é preciso fazer melhores escolhas para manter a programação, mesmo que o churrasco seja uma paixão nacional.

Quando falamos em carnes boas, logo se associa à picanha e a outros cortes mais nobres, entretanto, não necessariamente só cortes mais caros são os melhores, tudo é uma questão de preparo.

Então, aqui vão alguns cortes bovinos que ficam deliciosos e vão te ajudar a economizar no seu churrasco:

Ponta de Peito: fica na parte dianteira do boi, possui uma textura mais firme, mas não deixa de ser um ótimo corte para churrasco.

Para garantir uma maciez, grelhe por várias horas na parte superior da grelha. Uma boa opção é embalar no papel celofane, que simula um processo de cozimento em panela de pressão por cerca de duas horas e longe do fogo, garantindo, assim, sabor e maciez.

Se ao desembalar do celofane a carne ainda não estiver douradinha, retire o papel e a coloque de volta ao fogo só para finalizar.

Miolo de Acém: é um corte muito saboroso e tem uma boa quantidade de gordura, garantindo muita suculência.

É uma carne de cocção rápida, ou seja, o ideal é manter em fogo alto até atingir o ponto desejado. Uma curiosidade é que o corte denver steak, que tem ganhado grande popularidade, é parte do miolo de acém. Ele tem grande marmoreio e suculência, sendo a “parte nobre”.

Maminha: está localizada na parte inferior da alcatra e apresenta uma capa de gordura fina e macia, por isso, o ideal é ser preservada no preparo.

Uma sugestão é selar a peça inteira, diretamente na grelha, sob calor intenso ou também cortar em steaks e fazer no espeto, como fazemos a própria picanha. Fica deliciosa!

Paleta: também é um corte que certamente agrada aos amantes de carne, inclusive o shoulder steak é proveniente dessa parte. Recomendo um fogo forte, a cocção da carne é rápida na grelha.

O corte tem uma membrana no meio e muitos recomendam tirar, porém, eu costumo não fazer a retirada, com o fogo ela fica mole e imperceptível na textura.

Cupim: também faz parte do dianteiro do boi, é uma carne com bastante gordura entremeada, o que garante um sabor único. Minha maneira favorita de fazer cupim na churrasqueira é fazendo beefs bem fininhos e temperado com sal. Em minha opinião, não é necessário manteiga, uma vez que a quantidade de gordura natural já garante bastante sabor e maciez.

Claro que esses são só os cortes bovinos, mas frango e linguiça também fazem sucesso com a galera, portanto, vale não os excluir. Com essas dicas, você garante um super churrasco sem onerar muito o bolso.

Nilson Pinto, com quase 50 anos de experiência em churrasco, é economista e empresário. Atualmente comanda o projeto Churrasco Vip, o qual atende diversos tipos de eventos, além de produtos e cursos. Já participou de mais de 50 festivais no Brasil , entre eles, Mr. Moo e Bbq Penedo. Já atuou na organização de festivais de Churrasco e ministra cursos.

Ele considera o churrasco não apenas uma refeição, mas uma momento importante para o brasileiro. Por isso, compartilha dicas, sugestões e receitas em suas redes sociais: @churrascovip e no canal Churrascovip by Nilson.


Fonte : Espaço Brasil



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fwd: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás

---------- Mensagem encaminhada ---------- De: "Histórias do Pari" < donotreply@wordpress.com > Data: 29 de novembro de 2011 23:45 Assunto: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás Para: falecom@bairrodopari.com New post on Histórias do Pari Pari em destaque no Jornal do Brás by historiasdopari PARI COMPLETA 431 ANOS Eduardo Cedeño Martellotta O Pari, conhecido como o bairro doce de São Paulo, completou 431 anos no último dia 9 de novembro. Infelizmente, poucas pessoas no bairro lembram dessa data. Responsável por abrigar numerosas fábricas e depósitos de doces no passa

[New post] Escola de Samba Colorado do Brás

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Escola de Samba Colorado do Brás by consegpari encontro de Presidentes : Leandro e Tania 19/11/2011 em uma noite super animada a nossa Escola de Samba comemorou 36 anos de história. E foi homenageada por várias outras Escolas de Samba entre elas: a vice-campeã do Rio de Janei

[New post] Reunião do Conseg

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Reunião do Conseg by consegpari Amanhã dia 24/11/2011 acontecerá nossa reunião mensal. Local- Faculdade Cantareira End- Rua Marcos Arruda,729 Horário- às 20:00 horas Venha para a nossa reunião pois se não mudarmos o que fazemos hoje,todos os amanhãs serão iguais a ontém. E só