Hoje vamos falar de uma rua do Canindé, tem início na Araguaia e termina na Marginal esquerda do Tietê, trata-se da rua Prof. José Feliciano de Oliveira. Vamos a uma breve biografia do homenageado :
Do ponto de vista oficial, pode-se dizer que em São Paulo a Astronomia nasceu na Escola Politécnica fundada em 1893 e instalada em 1894, porém oficialmente também pode-se dizer num caráter mais modesto foi iniciado na Escola Normal, no Curso de Astronomia ministrado pelo professor José Feliciano de Oliveira.
José Feliciano de Oliveira nasceu em Jundiaí, São Paulo, no dia 6 de março de 1868. Formado em 1887 pela Escola Normal de São Paulo, foi nomeado professor primário em 1889. Em 1893 ingressou no corpo docente da Escola Normal e , entre os anos de 1894 e 1895, quando o currículo desta passou por uma reforma, aumentando a duração do curso normal de 3 para 4 anos, incluindo a cadeira de Astronomia e Mecânica, sua docência foi entregue a José Feliciano. Além destas matérias foi professor de matemática , tendo também lecionado português, latim e francês.Até mesmo a direção da Escola Normal foi durante algus anos confiada à sua indiscutível competência.
Para se ter uma idéia da importância deste professor na Escola Normal, basta dizer que quando em 2 de agosto de 1894 na inauguração do prédio na Praça da República somente 4 pessoas discursaram: O Presidente do Estado Bernardino de Campos, o secretário do Interior Cesário Motta Jr, o diretor da Escola Normal Gabriel Prestes e o Prof. José Feliciano.
Colaborou como jornalista no Correio Paulistano e tinha somente 24 anos quando, em 1888, sob a direção de Rangel Pestana colaborou com o Jornal A província de São Paulo, que um ano depois convertería-se no O Estado de São Paulo.
Foi um dos fundadores da Academia Paulista de Letras e membro da Societé Astronomique de France (SAF). Em 1889-1902, publicou um livro didático sobre Astronomia: "Cometas, Estrelas Cadentes e Bólidos "e construiu com seus próprios recursos um pequeno observatório astronômico em sua residência, para aulas práticas de seus alunos.
prof. José Feliciano em 1895, em sua residência
Comentários