Pular para o conteúdo principal

Vizinhança Solidária


Para saber mais cadastre-se pelo Facebook


Quarta-feira, 27/06/12 - 06:45

Vizinhança Solidária: todos juntos no combate ao crime





Coronel Chaves: "O elemento surpresa será invertido, pois a população irá acionar a PM antes mesmo do delito"


O programa Vizinhança Solidária começou a ser implantando no bairro do Itaim Bibi depois de uma reunião entre moradores, comerciantes e representantes da Polícia Militar na região. O encontro aconteceu nesta terça-feira (26), no saguão de um prédio na Rua Joaquim Floriano, e permitiu que a população do bairro tirasse as dúvidas com a polícia. Até o início da reunião, 40 estabelecimentos já tinham feito o cadastro no programa.
A Vizinhança Solidária tem como principal objetivo a parceria entre polícia e comunidade para garantir a sensação de segurança da sociedade. Para o comandante da 3ª Cia do 23º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), capitão Marcos Daniel Fernandes, o projeto é importante porque haverá a contribuição de toda a população em prol de um bem comum: a segurança.
“A Vizinhança Solidária vai envolver a participação de toda a sociedade. De síndicos, moradores, comerciantes, até as pessoas que circulam no bairro. A polícia irá apontar onde o estabelecimento é vulnerável e emitiremos um laudo para que o responsável pelo local saiba dos pontos fracos e possa corrigi-los, tornando a comunidade mais preparada para enfrentar qualquer tipo de incidência criminal”, afirmou.
Os comerciantes e síndicos que se interessarem pelo programa precisarão se cadastrar e assinar um termo de compromisso e adesão. Depois, a PM fará uma visita ao local e analisará os riscos do estabelecimento, produzindo um laudo sobre a vulnerabilidade do comércio. Uma placa será colocada para indicar que o lugar faz parte do programa Vizinhança Solidária.
Além disso, policiais que atuam no bairro farão palestras de orientações de segurança para os proprietários, gerentes, funcionários e moradores. As ações vão aprimorar o processo de comunicação e aproximação da comunidade com a Polícia Militar e qualificar as rondas policiais da região.
Participação da população
De acordo com os organizadores, a participação mais ativa da população só trará benefícios para a cidade. Para o responsável pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), coronel Marcos Roberto Chaves da Silva, “serão mais 11 milhões de pares de olhos que ajudarão a polícia da Capital a monitorar e reduzir a criminalidade”.
“O elemento surpresa será invertido, pois a população irá acionar a PM antes mesmo do delito. O cidadão que está passando na rua e observar que todos em um restaurante estão no chão, o que é um fato que chama a atenção, poderá acionar a polícia. O morador de um prédio que observar que uma pessoa está passando várias vezes em frente a um comércio, deve ligar para o 190 para que a PM vá verificar”, disse.
Outro benefício é que a comunidade sabe exatamente como é o dia a dia daquela região, então em qualquer caso de anormalidade, poderá entrar em contato diretamente com o 190. “Não é interferir na vida do seu vizinho, mas é participar da segurança pública do bairro”, concluiu o comandante.
Expansão para todo o Estado
A Vizinhança Solidária é um modelo que surgiu na Inglaterra para tentar diminuir a criminalidade com a ajuda da população, principalmente após idosos passarem a ser vítimas de assaltos. Aqui no Brasil, o projeto começou a ser implantado na cidade de Santo André em 2009, quando 14 bairros aderiram ao programa. O resultado foi a redução dos índices criminais de 12 bairros para zero e os outros dois diminuíram em 50% os crimes.
Agora, a Vizinhança Solidária será expandida para todo o Estado de São Paulo. O responsável pela divulgação do projeto, capitão Temístocles Telmo Ferreira Araújo, da Coordenadoria de Operações da Polícia Militar, explicou que para participar do programa é preciso ter uma associação que represente o bairro e depois procurar a Companhia de Polícia Militar da região.
“O ideal é que a comunidade se mobilize e procure o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) ou uma associação de bairro para depois procurar a PM, pois é uma parceria. Trata-se da união entre sociedade e polícia com a finalidade de melhorar, ainda mais, a segurança pública”.
Combate aos arrastões
A estratégia de implementar o programa foi fruto de uma reunião do governador Geraldo Alckmin, com o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, com o comandante geral da Polícia Militar, com o delegado-geral da Polícia Civil e representantes de bares e restaurantes, como tática de combate aos arrastões em restaurantes. Mais de 30 suspeitos de roubar os estabelecimentos comerciais já foram presos pelas polícias de São Paulo.
Gabriela Amaral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[New post] Escola de Samba Colorado do Brás

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Escola de Samba Colorado do Brás by consegpari encontro de Presidentes : Leandro e Tania 19/11/2011 em uma noite super animada a nossa Escola de Samba comemorou 36 anos de história. E foi homenageada por várias outras Escolas de Samba entre elas: a vice-campeã do Rio de Janei

[New post] Reunião do Conseg

New post on Conseg dos Bairros do Pari/Brás/Ponte Pequena/Canindé Reunião do Conseg by consegpari Amanhã dia 24/11/2011 acontecerá nossa reunião mensal. Local- Faculdade Cantareira End- Rua Marcos Arruda,729 Horário- às 20:00 horas Venha para a nossa reunião pois se não mudarmos o que fazemos hoje,todos os amanhãs serão iguais a ontém. E só

Fwd: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás

---------- Mensagem encaminhada ---------- De: "Histórias do Pari" < donotreply@wordpress.com > Data: 29 de novembro de 2011 23:45 Assunto: [New post] Pari em destaque no Jornal do Brás Para: falecom@bairrodopari.com New post on Histórias do Pari Pari em destaque no Jornal do Brás by historiasdopari PARI COMPLETA 431 ANOS Eduardo Cedeño Martellotta O Pari, conhecido como o bairro doce de São Paulo, completou 431 anos no último dia 9 de novembro. Infelizmente, poucas pessoas no bairro lembram dessa data. Responsável por abrigar numerosas fábricas e depósitos de doces no passa