Pular para o conteúdo principal

Fwd: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

                                     Mundo
05/6/2012 - 10h17  Dia Mundial do Meio Ambiente programação!
por Alice Marcondes, da Envolverde
Slide12 Dia Mundial do Meio Ambiente   Confira a programação!
Sustentabilidade. Foto: contrastwerkstatt - Fotolia
 Atividades culturais, manifestações, palestras e muitas outras ações marcam a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Confira o que vai agitar a sua cidade e participe das programações
Há exatos 40 anos, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia, o dia 5 de junho foi instituído como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Naquele encontro, pela primeira vez foram discutidos com alguma relevância temas ambientais, que atualmente ainda fazem parte da realidade global.
Desde então, a data é uma oportunidade para que as iniciativas pública e privada, o terceiro setor e toda a população relembrem e se posicionem quanto a assuntos como a degradação ambiental e o bem estar do planeta.
Para o dia de hoje, em todo o Brasil, muitas atividades estão programadas. Confira abaixo algumas ações que acontecem na cidade de São Paulo. Se você não está na capital paulista, acesse a Agenda da Envolverde e descubra o que está rolando em sua cidade.
Cada um com seu lixo
O grupo de palhaços Treinadores da Alegria vai distribuir lixo na Avenida Paulista. A ideia é conscientizar a população sobre o excesso de resíduos que produzimos no dia a dia. Em uma encenação, eles vão fingir que são agentes do governo e que devido ao grande volume de detritos nas ruas, agora todos os cidadãos são obrigados s levar seu lixo para casa.
A ação vai acontecer em dois momentos do dia. Às 12h os palhaços estarão na escadaria da Universidade da Casper Libero, no prédio da TV Gazeta, altura do número 900 da Avenida Paulista. Às 13h eles irão para o número 1313 e se concentrarão em frente ao Prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Distribuição de mudas
A Organização não governamental SOS Mata Atlântica vai distribuir mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, em um estande no espaço cultural do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista nº 2073. Além de ter a oportunidade de ajudar na preservação do bioma, quem for ao local vai poder conhecer os projetos da instituição e deixar mensagens sobre suas expectativas futuras em relação ao meio ambiente na Árvore dos Desejos, produzida com garrafas PET e embalagens de achocolatado. O estande vai funcionar de 4 a 6 de junho.
Manifestação
Organizações, redes e movimentos sociais que fazem parte da Cúpula dos Povos vão celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente com a realização de atos em diversas partes do mundo. Na capital paulista, o Largo do São Francisco vai receber a Tenda Contra a Mercantilização da Vida com o lema Não à Economia Verde, por Uma Economia Solidária e pela Sociedade do Bem-Viver. Por meio de atividades lúdicas e visuais, o movimento pretende fazer uma crítica à Economia Verde, determinada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como tema principal da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20. Os atos vão se estender das 10h às 16h do dia 5 de junho. Para mais informações acesse o site da Cúpula dos Povos.
Mais proteção
Empresas que fazem parte da Associação Águas Claras do Rio Pinheiros vão aproveitar o Dia Mundial do Meio Ambiente para pedir mais proteção para o rio Pinheiros, um dos principais cursos d'água da capital paulista. Quem passar pela Marginal Pinheiros, via expressa que margeia o rio, vai notar a presença de banners com os dizeres "Queremos o Rio Pinheiros Vivo. Algumas instituições vão colocar banners também em suas áreas internas.
Cinema Ambiental
De 5 a 9 de junho o canal SESC TV vai exibir, diariamente às 23h, o Ciclo de Cinema – Inclusão e Sustentabilidade. Foram selecionado curtas e longas metragens que abordam temas relacionados à inclusão social no processo de reciclagem de materiais. Um dos destaques é o longa Efeito Reciclagem (2010), dirigido por Sean Walsh, que será exibido no sábado, 9 de junho. O filme conta a história de Claudinês, catador de material reciclável e morador de um bairro de periferia na Zona Sul de São Paulo. Para conferir a programação completa acesse o site do canal.
Matilha Cultural
Uma intensa programação relacionada a temas socioambientais vai agitar o mês de junho na Matilha Cultural. Mostra de cinema, palestras e muitas outras atividades vão comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para o dia 5 está programada a abertura da exposição Cidade para pessoas, um projeto da jornalista Natália Garcia. Ela viajou por sete destinos na Europa em busca de boas práticas e ideias que pudessem melhoras os centros urbanos brasileiros. A pesquisa foi reunida em uma exposição com fotos, textos, ilustrações, mapas e vídeos. A Matilha Cultural fica na Rua Rego Freitas, nº 542. Para mais informações acesse aqui a programação completa.
(



--
Wagner Wilson
http://www.wilson.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aloha, Rotary!

Aloha, Rotary!
Conheça o verdadeiro espírito do aloha e do Rotary ao lado de familiares, amigos e outros rotarianos na cidade de Honolulu. Será o ambiente ideal para celebrarmos, colaborarmos e estreitarmos nossos laços de amizade, desfrutando do calor e da hospitalidade havaianos. A Convenção é uma das únicas oportunidades de reunirmos pessoas em ação do mundo inteiro para comemorar as conquistas do Rotary. Nossos oradores o motivarão ainda mais a se dedicar aos serviços humanitários e abordarão novas perspectivas relacionadas ao nosso trabalho global. Aproveite para rever velhos amigos, fazer novos contatos e explorar tudo o que o evento tem a oferecer. Você voltará para casa energizado e inspirado a continuar trabalhando pelo bem do próximo. Não perca a chance de compartilhar o seu aloha com toda a família rotária na nossa Convenção em Honolulu, de 6 a 10 de junho de 2020. Inscreva-se agora e economize Faça sua inscrição até 15 de dezembro pelo site riconvention.org para aproveitar o p…

Após ação da Lusa na Justiça, leilão do Canindé termina sem lances

Clube se baseia no pedido de tombamento que está em análise no Conselho de Preservação do Patrimônio

Gonçalo Junior e Marcius Azevedo, O Estado de S.Paulo 09 de maio de 2019 | 15h41

Após a Portuguesa entrar com uma petição na 14ª Vara Cível da Capital de São Paulo para suspender o leilão de parte do terreno do Canindé, marcado para esta quinta-feira, não surgiram interessados. Para acionar a Justiça, o clube se baseou no pedido de tombamento enviado para Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (Compresp) no dia 12 de abril. No entendimento do clube, o leilão só pode ser concluído após a decisão definitiva sobre o tombamento do complexo Oswaldo Teixeira Duarte, formado pelo estádio do Canindé e o clube social.

Mercado de jogos de tabuleiro ganha espaço no Brasil

© Getty Images Empresas nacionais lançam títulos originais e também de outros países
Resumo:

O setor de jogos de tabuleiros modernos foi responsável por cerca de R$ 665 milhões do faturamento da indústria de brinquedos nacional;Em 2018, mais de 4.000 “boardgames” foram lançados no mundo todo;Conclave, Galápagos, Calamity Games, Papergames, Meeple BR e Bucaneiros são algumas das editoras brasileiras de jogos de tabuleiro;O Diversão Offline, evento dedicado ao hobby, recebeu 18 mil pessoas e movimentou R$ 2 milhões no mercado de jogos analógicos ao longo de seis edições.