NOVO PÁROCO NA IGREJA SANTO ANTONIO

Jayme Antonio Ramos

Matéria extraída do site da nossa querida Paróquia , dando realce à posse do novo Pároco Frei Adriano com a presença deo

Bispo Auxiliar da Sé , de vários religiosos e de grande número de paroquianos.

As fotos são da ativa paroquiana a Jornalista Érika Augusto.

Na noite do último domingo, dia 17 de fevereiro, tomou posse na Paróquia Santo Antônio do Pari, Frei Adriano Freixo Pinto, OFM. Em celebração presidida por Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar da Região Sé, o novo pároco assumiu os trabalhos da comunidade, com a presença de frades vindos de diversas regiões, seus amigos e colaboradores da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, onde Frei Adriano atuou nos últimos anos, além da presença dos paroquianos de Santo Antônio do Pari.

No início da celebração, Frei José Francisco de Cássia dos Santos, um dos definidores do Governo Provincial e membro da fraternidade de Santo Antônio do Pari, leu o decreto que dá posse ao novo pároco.

Em sua homilia, Dom Tarcísio destacou que as tentações vividas por Jesus nos 40 dias no deserto, o Evangelho do 1° domingo da Quaresma, ainda hoje estão presentes em nossa sociedade. "A passagem nos revela a humanidade de Jesus, que venceu as tentações e nós, com Cristo, também somos vencedores", afirmou. Destacou ainda a importância da juventude, tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que é o futuro da Igreja e da sociedade, que merece atenção especial de todos, em sua formação e acompanhamento.

Dom Tarcísio desejou ao novo pároco que São Francisco e Santo Antônio, expoentes da espiritualidade franciscana, sejam inspiração na caminhada de fé.

Frei Adriano recebeu das mãos de lideranças paroquiais alguns símbolos: as chaves da igreja e do sacrário, como sinal de responsabilidade com a comunidade e sua vida de oração e serviço; os símbolos do rito batismal, para que ele possa acolher ainda mais cristãos e ajudá-los a seguir no caminho da vida; uma estola roxa, que simboliza o sacramento da reconciliação, para que o novo pároco também possa estar ao lado daqueles que necessitam de sua palavra e orientação e recebeu também o Plano Pastoral da Arquidiocese de São Paulo, para que possa, junto a comunidade, assumir os projetos da Igreja local.

Frei Estêvão Ottenbreit, vice-ministro provincial, foi o responsável por dar as boas vindas ao novo pároco, e desejar-lhe uma boa missão nos próximos 6 anos. "É um franciscano que assume este serviço paroquial, e não um pároco, que por acaso é franciscano", acrescentou. Além disso, agradeceu ao Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, na pessoa de Dom Tarcísio, pela confiança que a Arquidiocese de São Paulo deposita na Província Franciscana da Imaculada Conceição, e reiterou o apoio e serviço dos franciscanos na cidade de São Paulo.

Após as palavras de Frei Estêvão, o novo pároco falou sobre suas expectativas com a nova missão. Frei Adriano destacou que cabe a ele, como pároco, o peso maior das responsabilidades: "A mim foi pedido carregar a carga mais pesada da administração, das responsabilidades pastorais desta paróquia. Se carregarmos juntos, o peso tornar-se-á leve para todos." Disse também que é responsabilidade da comunidade ir em busca daqueles que estão além dos muros da igreja. Leia aqui todo o discurso do novo pároco em sua posse.

Após a celebração, todos foram convidados para uma recepção no salão paroquial.

 

100_2442100_24462013-02-17-2213