Será que valeu a pena?

EU ACREDITO QUE NADA IMPORTA, MAS EM COMPENSAÇÃO, TUDO É IMPORTANTE, ENTENDEM?

Não sei onde e nem quando, mas certa vez li uma frase, escrevi num papel, - pois tudo o que me interessa, eu escrevo num papel e passo pro computador - procurei não esquecer e guardei com carinho. A frase é a seguinte:
Todas as manhãs na África, desperta-se uma gazela.
Ela sabe que deve correr mais rápido do que o leão, que é mais veloz, se não quiser ser a vítima. Todas as manhãs na África, desperta-se um leão.
Ele sabe que deve correr mais rápido do que a gazela, que é mais lenta, se não quiser morrer de fome.
Não importa que você seja o leão ou a gazela. Quando o sol nascer, é melhor que você já esteja correndo.

Conforme a frase acima, quando o dia amanhecer, independente de você ser o leão ou a gazela, esteja correndo, pois parado, você cria teias de aranha, enferruja, apodrece e o bicho vem e come, certo?
Como já disse, a vida tem muitos altos e baixos e, por experiência, mais baixos do que altos. O importante é não perder a coragem e, na medida do possível e impossível, procurar adquirir e armazenar mais coragem ainda, juntamente com força de vontade, conhecimentos, informações e atualizações. Pra que tudo isso? Para que estejamos sempre prontos e aptos pra recomeçar, pois a vida é um eterno recomeço, ou não?
Recomeçar é essencial pra dar novas chances a nós mesmos, é uma renovação de esperanças. Eu aprendi muito e, foi um aprendizado dolorido e o sofrimento nos enobrece, nos engrandece e nos fornece experiência, não é assim? Mas é sofrendo e chorando que limpamos nossa alma. Essa experiência serve para que não guardemos mágoas às pessoas que nos causaram raiva e nos fizeram sofrer moral e talvez fisicamente. Com a experiência, o perdão torna-se uma dádiva.
Quantas vezes achamos que tudo está perdido, o quão fundo está o poço. Creio que esse é o ponto onde está o inicio da melhora física e moral. É a recuperação, é o reinício. Como diz o Ivan Lins: "Começar de novo e contar comigo". Dar valor e encontrar prazer nas coisas simples. Eu mesmo sei que tenho tantas coisas a fazer ainda. Fiz algumas coisas? Fiz, mas tenho mais a fazer e espero que me seja concedido o tempo para tal. Quem não pensar assim, é bom que, com um terço na mão, freqüente a igreja de manhã, à tarde e à noite e reze bastante.
Sonhar é bom, mas sonhar alto é melhor ainda. Olhe pra frente e veja quantas coisas você ainda pode fazer, ou será que não pode, não consegue ou não se sente capaz? Pense em você e deixe um pouco a humildade de lado. Temos que querer sempre o melhor, não podemos nos acomodar e nos contentar com o suficiente. O suficiente é pouco. Se pensarmos pequeno, só teremos coisas pequenas. Sempre pensando em trabalhar, construir, criar, sem, de maneira alguma, prejudicar o seu próximo, isso é importantíssimo.
Você já fez uma faxina mental? Então faça. Sabe aquelas "coisinhas" que prendem você ao passado? Jogue tudo fora, lata de lixo ou ponha fogo.
Passado já passou. O que nos importa é o presente e o futuro. Eu falo tudo isso, mas eu mesmo guardo tantas besteiras que, de vez em quando, pego uma tremenda lata de lixo, espalho tudo em minha frente e vou olhando, um por um e o que não presta, rasgo e lata de lixo, entendem?
Vamos esvaziar o coração e ficar pronto pra uma nova vida, um novo sonho e, quem sabe, um novo amor, pois ele não tem idade. É difícil? Creio que não e certamente, vocês também pensam assim, afinal de contas, o coração é quente e sensível. O mais importante é saber escolher para escolher o certo, pois não temos mais tanto tempo para erros. O negócio é o seguinte: de vez em quando defronte o espelho, "mete o pé no barde", grite, berre "pacas" e xingue todo mundo, descarregue. Pronto, tudo voltou ao normal e estamos prontos pra outra.
A vida só vale a pena enquanto estivermos produzindo e nos sentindo úteis, caso contrário, fica uma monotonia, uma rotina, uma falta de opções terrível, pra não dizer uma merda.
Tantas coisas eu escrevo e depois me pergunto: "Valeu a pena?" – C&C – 10/08/2002

Cláudio Cursini
historiasdopari.wordpress.com