Blogs e Colunistas

OS MAPAS DA VINGANÇA – Comprovado! Haddad enfiou a faca no IPTU nos bairros em que perdeu a eleição. Vejam

Não deixa de ser engraçado quando o óbvio se encarrega de gritar: "Olhem como sou óbvio!". No dia 25, escrevi aqui um post sobre o aumento do IPTU em São Paulo cujo título era este:

título IPTU

Como de hábito, a patrulha petralha partiu pra porrada. Sabem como é… Essa gente mansa não suporta quando um rottweiler furioso como eu ataca com graves agressões, como a que se lê acima… E até leitores sensatos achavam que eu estava exagerando.

Pois bem. Vejam o mapa de São Paulo com a distribuição dos votos na eleição de 2012. Nas áreas azuis, venceu o tucano José Serra. Nas vermelhas, o petista Fernando Haddad.

Votação eleição 2012

Agora vejam o mapa com o aumento do IPTU. Observem quem venceu nas áreas que vão pagar um aumento maior. E notem quem foi o vitorioso naquelas em que pode haver até redução de imposto.

Mapa do IPTU

É o mapa da vingança
Trata-se do "Mapa da Vingança". Os petistas chegaram agora à fase de punir:
– quem não vota como deve;
– quem não escreve o que deve;
– quem não fala na televisão o que deve…

"Ah, mas a Prefeitura obedeceu a um critério, que foi o da valorização de mercado…" É mesmo? Quer dizer que, nas áreas em que vai haver redução de IPTU, houve uma queda no preço dos imóveis? Ora…

Não adianta! O norte conceitual da "esquerda caviar" petista, como diz Rodrigo Constantino, é mesmo o arranca-rabo de classes. Longe de integrar a cidade, como promete, o que o PT quer é, cada vez mais, se consolidar na tal "periferia vermelha" e aumentar o valo, ciente de que não vencerá tão cedo a eleição nas áreas consideradas hoje hostis.

Tem gente que ainda não entendeu a coisa. É claro que o IPTU é mais alto nos bairros que concentram os imóveis mais caros. Ninguém questiona isso. O que interessa é o percentual aplicado.

A medida, é evidente, joga os pobres ainda mais para a periferia. Morar na região central e adjacências se tornou mais caro. Como é sabido, o reajuste impacta também os aluguéis. Os locatários é que costumam pagar o IPTU.

Por Reinaldo AzevedoT